Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Cine Especial: Redescobrindo Woody Allen dos Anos 80

Woody Allen está com problemas sérios atualmente, principalmente em tempos de politicamente corretos em que qualquer passo em falso pode ser cancelamento eterno. Mas não estou aqui para me alongar sobre isso, pois eu sei separar o artista do ser humano cheio de falhas e ele não é diferente de outras diversas pessoas que cometem erros graves e tem que responder perante a justiça. Estou aqui para falar sobre o artista, mais precisamente do início dos anos oitenta.

Quando eu acho que já vi todos os filmes do cineasta eis que me surpreende pelo fato de sempre haver mais um para ser redescoberto. No meu caso redescobri dois recentemente, mais precisamente "Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão" (1982) e "Broadway Danny Rose" (1984). O cineasta havia encerrado os anos setenta com o pé direito através de suas obras primas "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977) e "Manhattan" (1979), mas esses dois filmes citados acima o fortaleceram para que ele continuasse a ser reconhecido como um dos melhores diretores norte americanos em atividade naquela época.

Tudo bem que ele havia dirigido anteriormente "Interiores" (1978), filme em que o realizador pesou a mão e distanciando de sua visão autoral para homenagear o seu cineasta favorito que era Ingmar Bergman. A insistência em homenageá-lo, porém, não se limitou somente a esse filme e posso dizer que  "Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão" não é somente uma forma de homenagear o realizador sueco, como também em adaptar para as telas a linguagem teatral e literária de William Shakespeare. Porém, Allen consegue reunir essas duas homenagens e alinhando-as com a sua visão autoral neurótica e nascendo assim um filme digno de nota.

Não que seja o melhor filme de sua carreira, mas há de se concordar que todos os ingredientes que moldaram a sua trajetória cinematográfica estão lá, desde sobre relacionamentos não resolvidos, como também o desejo de consuma-los em momentos inapropriados e gerando assim situações hilárias ao longo do percurso. O filme marca também a primeira parceria de Woody Allen com atriz Mia Mia Farrow, do qual se encerraria com "Maridos e Esposas" (1992) e que, curiosamente, teve muito haver com a realidade do cineasta. Pode-se dizer que Allen faz os seus filmes de acordo com a sua real pessoa e de com relação a realidade em sua volta.

Por conta dessa última observação, "Broadway Danny Rose" seria uma espécie de sátira que o realizador faz com relação aos bastidores de Hollywood, mas que aqui ele troca o universo das câmeras pelos palcos da Broadway. Aqui, ele interpreta um empresário que se envolve no dia a dia dos seus artistas, mas mal sabendo de suas vidas pessoais e dos quais os mesmos se encontram envolvidos até mesmo com a máfia italiana. Tudo é claro não passa de um pretexto para vermos o seu personagem se meter em situações absurdas, mas ao mesmo tempo incrementando as velhas fórmulas da comédia romântica.

Ao meu ver, os dois filmes formam dois grandes pilares que souberam sustentar a carreira do diretor e fazendo o mesmo poder se arriscar em produções ainda mais arriscadas, porém, engenhosas como "Rosa Purpura do Cairo" (1985) e do qual eu aponto como um dos melhores filmes de década de oitenta. Portanto, "Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão" e "Broadway Danny Rose" consolidaram a carreira de Woody Allen na era oitentista e da qual é uma das minhas preferidas. 


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: