Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de junho de 2021

Cine Dica: Diversidade e identidade no Cinema

Apresentação

Desde o início do século XXI acompanhamos a emergência de novos e diversos "enquadramentos" (BUTLER, 1993/2004) das dissidências sexuais e de gênero no cinema latino-americano, que culminou com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para Uma Mulher Fantástica (2017), de Sebastián Lelio.

Prenunciado pelo sucesso crescente de produções latino-americanas em certames cinematográficos dedicados à diversidade sexual e de gênero, como o Teddy Award, do Festival Internacional de Berlim, que nesse período foi concedido a produções do México (2003 e 2009), Argentina (2005, 2011 e 2019), Brasil (2014 e 2018) e Chile (2017).

Objetivos

O Curso online O CINEMA LGBTI+ E O QUEER NA AMÉRICA LATINA, ministrado pela Drª Rosângela Fachel de Medeiros, tem a proposta de abordar e discutir essas duas perspectivas, LGBTI+ e Queer-Cuir, por meio de uma cartografia de produções cinematográficas emblemáticas na abordagem das dissidências sexual e de gênero, na região - América Latina e Caribe, buscando desvelar tanto os repertórios recorrentes quanto os insurgentes.

Conteúdos

- Contextualização territorial da cartografia fílmica e abordagem teórico-crítica. 

- Reflexão acerca das noções de cinema gay, lésbico, trans* e queer/cuir.

- Países de maior produção cinematográfica regional: México, Brasil e Argentina. E mais: América Latina e Caribe. 

Repertórios estético-narrativos recorrentes e insurgentes acerca das dissidências sexual e de gênero, obras e realizadores em destaque.

Curso online

O CINEMA LGBTI+ E O QUEER NA AMÉRICA LATINA

de Rosângela Fachel de Medeiros


Datas 

26 e 27 / Junho 

(sábado e domingo)


Horário

14h às 16h30 


Duração

2 encontros online 

(carga horária: 5 horas / aula) 


Material

Certificado de participação 


PROMOÇÃO

Valor Especial para as primeiras 10 inscrições c/ 18% de desconto: 

Apenas R$ 70,00


Informações

cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714 

,,,Inscrições...

https://cinemacineum.blogspot.com/2021/06/lgbti-queer.html


...ATENÇÃO...

Últimos dias para se inscrever no curso "GIALLO: SUSPENSE À ITALIANA", que acontece no próximo final de semana (19 e 20/Junho)

..Acesse aqui..

https://cinemacineum.blogspot.com/2021/06/giallo.html


Nenhum comentário: