Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Cine Dica: Streaming: 'Álguém Avisa?'

Sinopse: As namoradas Harper e Abby visitam a família de Harper para o jantar anual de Natal. No entanto, logo após chegar, Abby percebe que a moça tem mantido seu relacionamento em segredo de seus pais conservadores.

A comédia romântica é um gênero que existe desde quando o clássico "Aconteceu Naquela Noite" (1934) lançou a receita para o sucesso. Porém, os anos oitenta e noventa vieram e foram lançados tantos filmes com a mesma temática nestas duas décadas que ela ficou desgastada, ao ponto de virar piada algumas fórmulas apresentadas de tão repetitivas. O casal se conhece; o casal se apaixona; o casal briga e, por fim, o casal reata e assim por diante.

A entrada dos anos dois mil foi uma prova de como esse gênero foi revisitado a exaustão, já que é difícil eu puxar pela memória filmes com essa temática que tenham se tornado inesquecíveis nestes últimos tempos. Porém, nunca diga nunca para a indústria de Hollywood, que sempre tenta revitalizar algum gênero moribundo e para assim adquirir algum lucro. "Alguém Avisa?" (2020) é um sopro de vida para esse gênero, ao tocar em assunto pouco explorado, mas que merece a nossa atenção nos dias de hoje como um todo.

Dirigido por Clea DuVall, da série "The Handmaids Tale", o filme se passa em Happiest Season, onde Abby, interpretada pela atriz Kristem Stewart, está decidida a finalmente pedir sua namorada Harper, interpretada pela atriz Mackenzie Davis do filme "Blade Runner 2049" (2017), em casamento durante uma festa de família. No entanto, ao descobrir que ela ainda não se assumiu para os pais, seus planos são suspensos. Com isso se cria um cenário indefinido com relação ao futuro do casal central.

São poucos exemplos em que a comédia romântica tentou ousar ao tocar assuntos que para determinadas épocas poderiam gerar polémicas. O clássico "Adivinhe Quem Vem para Jantar" (1967), por exemplo, apresentou um dos primeiros casais inter raciais da história do cinema, mesmo quando o tempo fez da obra se tornar um tanto que datada, mas ao mesmo tempo corajosa para aqueles tempos em que preconceito norte-americano ainda era muito acentuado. Difícil dizer se "Alguém Avisa?" sobreviverá aos longos dos próximos anos, mas ao retratar um casal LGBT em situação similar é mais do que bem-vindo nos dias de hoje em que esse assunto precisa ser sempre debatido.

Curiosamente, o filme possui uma edição de arte e fotografia que remete aos clássicos natalinos, que vai desde "Felicidade Não Se Compra" (1946) como "Esqueceram de Mim" (1990). Esse visual, aliás é gostoso de ser apreciado, já que ele remete aos tempos mais dourados, dos quais a gente esperava sempre o final de ano para assistir aos clássicos natalinos. Portanto, ao mostrar nos primeiros minutos o nascimento amoroso do casal central a gente até se esquece que são duas garotas que se apaixonaram, pois é algo que sim precisa ser passado de forma naturalizada o quanto é tempo.

Uma vez começando a trama ficamos questionando até que ponto o segredo ficará sendo encoberto pela Harper e fazendo a gente até mesmo questionar as suas atitudes com relação ao seu relacionamento. Porém, o roteiro faz questão de nos mostrar o quanto esse passo é difícil em ser dado até mesmo nos dias de hoje, já que, querendo ou não, há famílias até hoje que vivem somente pelas aparências, mas sempre querendo guardar o esqueleto dentro do armário. Embora sendo uma comédia romântica, o filme não foge desse dilema.

Transitando entre comédia e com algumas pinceladas de drama, o filme nos diverte em vários momentos, principalmente ao retratar a excentricidade da família de Harper, sendo que suas duas irmãs roubam as cenas que nos fazem a gente se preparar com relação ao que virá em seguida. Com relação ao casal central, Mackenzie Davis se sai muito bem nos momentos em que se exige dela tanto o lado cômico como dramático e fazendo a gente torcer para que possamos vê-la em outros papéis que possam explorar as suas outras camadas de atuação. Kristem Stewart, por sua vez, trabalha em uma atuação econômica, mas não insípida, pois ela já provou a muito tempo que quer provar o seu lado versátil em diversos gêneros.

O ato final, logicamente, se encaminha para as velhas fórmulas desse gênero. Porém, em tempos em que a luta em defesa da comunidade LGBT está em alta, tudo está valendo, mesmo quando as adversidades mostradas dentro da história tenham sido resolvidas de um modo tão fácil. É um filme gostoso de ser assistido, mas se vai ser ou não lembrado somente a história nos dirá ao longo do tempo.

"Alguém Avisa?" é uma revitalização para o gênero da comédia romântica e nos convidando para uma sessão em que o preconceito fique do lado de fora da sala. 

Onde Assistir: Alugue pelo Youtube ou no Now. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: