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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cine Dicas: Em Cartaz: Harry Potter: E as Relíquias da Morte: Parte 1

O COMEÇO DO FIM
Sinopse: Começa com Harry Ron e Hermione em uma perigosa missão para encontrar e destruir o segredo da imortalidade e destruição de Voldemort as Horcruxes.Sozinhos sem seus mentores ou a proteção de Dumbledore os três amigos agora dependem um dos outros mais do que nunca. Mas no caminho estão Forças das Trevas que ameaçam acabar com eles.Paralelamente o mundo da magia se tornou um local perigoso para todos os inimigos do Lorde das Trevas. A guerra aguardada com temor há muito tempo já começou e os Comensais da Morte de Voldemort tomaram o controle do Ministério da Magia e até mesmo de Hogwarts assustando e capturando qualquer um que se oponha a eles. Mas eles ainda buscam o prêmio de maior valor para Voldemort: Harry Potter. O Escolhido se tornou o caçado quando os Comensais da Morte saem em sua busca com ordens de levá-lo para Voldemort vivo.A única esperança de Harry é achar as Horcruxes antes de ser encontrado por Voldemort. Mas à medida que procura por pistas ele descobre uma lenda antiga e quase esquecida: a lenda das Relíquias da Morte. E se a lenda for verdadeira isso poderia dar a Voldemort o imenso poder que ele tanto busca.Harry nem imagina que seu futuro já foi decidido pelo seu passado quando naquele dia fatídico ele se tornou o Menino Sobrevivente . Não mais só um menino Harry Potter está cada vez mais próximo da tarefa para a qual está se preparando desde o primeiro dia em que pisou em Hogwarts: a batalha final com Voldemort.

E lá se vão quase dez anos desde que a saga Harry Potter começou no cinema. De La pra cá, a saga do pequeno bruxo que começou em um mundo colorido e cheio de fantasia, foi transformado aos poucos em um ambiente sombrio e opressivo. A transformação foi gradual, começando a ser sentida apartir do terceiro filme e atualmente, qualquer imagem que lembre um tempo mais tranqüilo na vida do jovem bruxo, não passa de uma pálida e boa lembrança.
David Yates que começou a comandar a saga apartir de A Ordem de Fênix, soube dosar esse clima sombrio na medida certa e ao mesmo tempo, soube tirar melhor proveito de cada um dos atores com seus respectivos personagens. Em um mundo cada vez mais perigoso, devido as forças sombrias, nosso trio de heróis troca a escola de magia que ao longo dos anos era o cenário de todas as aventuras, para inúmeras partes do globo, na chance de encontrar as relíquias da morte e destrui las para sim, se livrarem de Voldemort. Talvez esse seja um dos pontos mais positivos desse novo capitulo, onde se foca somente o trio em sua cruzada e com isso, é bem explorada as características dos três e a amizade, amor, traição e união foram postos a prova ao longo da projeção. Mas nada disso funcionaria se o trio de atores não se empenhasse bem, mas para os fãs, fica o alivio que em cada filme eles foram amadurecendo nas interpretações, principalmente Emma Watson a grande estrela desse capitulo que rouba a cena em cada momento, mas o mesmo pode se dizer de Daniel Radcliffe e Rupert Grint, esse ultimo que continua como alivio cômico mas surpreende nos momentos de tensão em que o grupo começa a ter desavenças um com outro.
Não posso deixar de destacar a origem das Relíquias da morte, sublime, feita tanto com desenho tradicional como também em computação gráfica, um pequeno e sombrio conto que por um momento me lembrou os fantásticos contos do escritor e desenhista inglês Neil Gaiman.
Com um inicio trágico em que três personagens morrem (um de uma forma chocante) e um final que termina com mais um personagem partindo em sacrifício para um bem maior, Harry Potter: E as Relíquias da Morte: Parte 1 termina com um belo gancho para o grande final que será lançado daqui a seis meses, até lá, se aprontem para despedida pois não haverá mais volta para a saga do jovem bruxo (por enquanto).

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cine Dicas: Lançamentos em DVD e Blu-Ray:

E ai gente, saudade? Bom, andei ocupado com o meu serviço e fiquei muito cansado nos últimos dias e quando chego em casa, não quero nem pensar em digitar mais no resto do dia. Mas estou aqui porque consegui finalmente um tempinho hoje e solto abaixo umas ótimas dicas para quem procura algo de novo nas locadoras, confiram:


Almas à Venda
Sinopse: Em meio a uma crise existencial, Paul (Paul Giamatti), um famoso ator, procura solução num laboratório particular conhecido como Armazém das Almas, que oferece aos nova-iorquinos alívio para suas almas cansadas. Ele decide extrair sua alma e, depois de uma tentativa fracassada de viver e atuar sem uma alma, aluga a suposta alma de um poeta russo. As coisas tomam um rumo inesperado quando ele encontra Nina (Dina Korzun), uma russa contrabandista de almas.

A alma humana é um mistério até hoje para muitos, mas não para o cinema. Tanto que a diretora e roteirista Sophie Barthes teve a idéia bizarra e genial apartir de um sonho que ela mesma teve, para a criação desse filme. Mas não a como negar que filmes como Adaptação e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças serviram de base na criação da historia.
Em ambos os filmes a muita semelhança, como unir humor negro com umas pitadas de drama e ficção, aliado a um roteiro esperto e com um elenco cativante. Paul Giamatti (fazendo aqui ele próprio) convence do inicio ao fim como uma pessoa cheia de neurose ao ponto de vender a sua alma, para descarregar o peso que sente na vida, mas mau imagina o erro que esta cometendo.
Não faltam momentos inspiradores quando o protagonista da de cara com a sua própria alma e de outra pessoa. É neste momento que o filme apresenta um retrato exato do tom do filme onde o humor e o drama se unem para apresentar algo incomum e misterioso ainda hoje para o ser humano. Um filme genial e  incomum  para poucos, mas que buscam algo de inovador em termos de conteúdo.

Curiosidades: A diretora e roteirista Sophie Barthes teve a ideia para o filme após um sonho estranho no dia em que acabara de ler "O Homem Moderno em Busca de uma Alma", de C.G. Jung;
No sonho da cineasta, Woody Allen descobria que sua alma parecia uma pequena semente amarela, como um grão-de-bico;
A opção de Barthes por Paul Giamatti se deu após conferir Anti-Herói Americano;


O Escritor Fantasma
Sinopse: Quando um escritor fantasma britânico de sucesso concorda em completar as memórias do ex-primeiro-ministro britânico Adam Lang, seu agente lhe assegura que é a oportunidade de uma vida. Mas o projeto parece condenado desde o início - até porque o seu antecessor no projeto, o assessor de Lang de longa data, morreu em um infeliz acidente. Ressonante com temas da atualidade, este atmosférico e político suspense é uma história de enganos e traição em todos os níveis – sexual, político e literário. Em um mundo em que nada e ninguém são o que parece, O ESCRITOR FANTASMA logo descobre que o passado pode ser fatal – e que a história é decidida por quem permanece vivo para escrevê-la.

Apesar dos problemas com a justiça recentemente, Roman Polanski conseguiu de todas as formas concluir seu ultimo filme e o resultado é um suspense policial moderado mas engenhoso. Ao começar pelo fato do filme começar e terminar repentinamente e sem dar muita explicação do que realmente aconteceu ali, o diretor simplesmente entrega as cartas e deixa o espectador se perguntando do que acabou de ver.
Do inicio ao fim, o diretor consegue prender o espectador numa trama que traz mais perguntas do que respostas e com isso nos identificamos com o personagem de Ewan McGregor (voltando aos trilhos na carreira) em não ter certeza em quem confiar, muito menos no ministro britânico Adam Lang ( Pierce Brosnan no seu melhor papel em anos) mas nem tudo é o que parece.
Com uma bela fotografia e um belo movimento de câmera (os minutos finais são geniais) Roman Polanski consegue criar seu melhor filme desde O Pianista, só resta saber se sua vida pessoal perante a justiça irá se estabilizar e ficar livre para fazer filmes bons como esse.

Curiosidades: Baseado na obra de Robert Harris.

sábado, 27 de novembro de 2010

Cine Curiosidades: ENROLADOS marca um circulo de mais de sessenta anos do Estúdio Disney

E ai gente. Andei meio ocupado, nem sequer falei sobre as estréias desse final de semana, mas fazer o que né. Pelo menos ainda estou aqui para sempre, aja o que houver, mesmo sem tempo, dar uma atualizada neste blog que tanto gosto de postar minhas matérias de filmes para vocês. Enquanto as novas não aparecem, curtem ai embaixo um video especial em comemoração da chegada do mais novo filme da Disney estreando por lá,  Enrolados.
O video presta uma homenagem aos cinquenta longa metragens que a Disney fez de 1937 até os dias de hoje, mas se alguem ficar se perguntanto ai, "aonde está Toy Story e Procurando Nemo??" Lembro vocês que esses filmes são produzidos pelo estúdio Pixar e apenas distribuidos pelo estúdio do Miquey.
 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cine Curiosidades: Finais de Blade Runner que ninguem viu (e ninguem irá ver)


Blade Runner é um clássico que gera muitos debates até hoje, principalmente pelo fato do filme ter mais de uma versão e pela infinita duvida se o protagonista era um replicante ou não.
 O que provalmente muitos não  sabem é que, além das diferentes versões existentes: entre a originalmente exibida, o director's cut, e a versão final cut - existem ainda os finais que foram inicialmente pensados.
Segue abaixo os possiveis finais que foram pensados mas jamais filmados:  



July 24, 1980 draft:
Roy Batty dies. (E em vez do seu fabuloso discurso a última coisa que diz é: "Crap.") Deckard arrasta-se até ao seu carro e vai até casa onde encontra Rachael. Ambos entram no veículo e saem da cidade, enquanto um voiceover de Deckard fala sobre o lindo dia que tiveram juntos. Depois Deckard leva-a até à neve e dá-lhe um tiro na cabeça. Se ele não o fizesse, alguém se encarregaria disso, explica o voiceover. Decker não pode voltar para a cidade, e deixa de ter certeza sobre o que é real ou não. Talvez nada seja real. Entrea no carro e conduz em direcção ao infinito. The end.




December 22, 1980 draft:
No dia seguinte a Deckard ter morto Batty, no apartamento com Rachel. Bryant chega e fala com Deckard no videofone. Deckard não deixa Bryant entrar e diz que está sozinho, mas Bryant sabe que ele mente. Bryant avisa Deckard que Gaff é ambicioso. Há longas pausas enquanto Deckard tenta perceber o que Bryant quer dizer, até que por fim entende. Deckard encontra Gaff a vigiar o seu apartamento e quase lhe dá um tiro. Mas Deckard (num voiceover!) diz que está cansado de puxar gatilhos. Em vez disso, foge com Rachel sem ser visto e partem de carro. Rachael pede a Deckard que pare por nunca tinha visto neve antes. Falam sobre Roy Batty, e como ele fez Deckard perceber que cada momento é precioso. Rachael diz que é o dia mais feliz da sua vida, e depois implora a Deckard que a mate. Ele dispara. Depois conduz dali para fora, percebendo que é tarde demais para fugir: "Não me dariam documentos para as colónias mesmo que os quisesse." E interroga-se sobre quem desenha "os que são como eu". Deckar olha para o céu, e a sua narração encerra o filme:
A grande companhia Tyrrell não me concebeu, mas quem quer que tenha sido, fê-lo muito melhor. 'Também estás programado,' ela disse-me, e estava certa. À minha maneira, eu era um modelo de combate, e Roy Batty era o meu falecido irmão. The end.




February 23, 1981 version:
Deckard e Rachael estão no apartamento. Ele pergunta se ela o ama e se confia nele, ela diz que sim. Ele pega nalgumas coisas e dirigem-se para o elevador, mas ele vê um pequeno unicórnio feito de papel. Deckard, já no carro, conduz entre os bosques a 160mph. Deckard e Rachael sorriem, mas um ponto luminoso pisca no visor do automóvel. Deckard coloca o unicórnio no painel do veículo, e enquanto conduz a alta velocidade ouve-se a sua voz em narração:
Sabia-o no telhado nessa noite. Éramos irmãos, o Roy Batty e eu! Modelos de combate de elite. Combatemos em guerras nunca antes sonhadas... e em pesadelos ainda sem nome. Éramos a nova gente... Roy e eu e a Rachel! Fomos feitos para este mundo. Este mundo pertence-nos!
E depois a câmara move-se para cima, e vemos o veículo de Gaff sobrevoando o bosque, em sua perseguição. The end.

Cine Especial: Clássicos Disney: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Dia oito de dezembro chega as lojas a versão em DVD e Blu-Ray da edição especial de Fantasia a obra máxima de Al Disney. E enquanto o filme não vem, publico curte aqui, matérias de cada um dos clássicos que surgiram ao longo dos anos no estúdio.
Sinopse: Alice é uma menina curiosa e cansada de seu mundo monótono. Ao seguir o apressado Coelho Branco, acaba caindo no maluco País das Maravilhas.

Alice no País das Maravilhas (em inglês: Alice in Wonderland) é um filme de animação de longa-metragem, considerado um clássico, produzido pelos estúdios Disney em 1951. É uma adaptação do clássico de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas.
O filme seguiu uma rota bem diferente das produções anteriores do estúdio, pois afinal de contas, o conto original é cheio de significado e muito conteudo cujo o qual Disney queria passar ao maximo na tela. Contudo, com pouco mais de uma hora, o filme condensou inumeras partes e alguns personagens ficaram de fora, entretanto manteve toda a excentricidade que o livro possuia com seus personagens incomuns como o mestre Gato.
Tendo sido um relativo fracasso na época, o filme acabou conquisando aos poucos o publico em suas reprises na tv e aos poucos ganhou estatus de cult. Recentemente Tim Burton criou uma especie de continuação da historia que acabou gerando um maior sucesso e com isso uma nova geração acabou descobrindo esse clássico de 1953.


Curiosidades: No Brasil o filme teve duas dublagens, a original feita no ano de 1951 no estúdio Continental Discos, e uma segunda feita em 1991 na Herbert Richers sob encomenda do SBT.
A dublagem original foi lançada em VHS e atualmente em DVD, enquanto a segunda dublagem, só foi exibida apenas no SBT no início de 1991, e depois disso acabou sendo substituída pela dublagem original de 1951 nas exibições do canal.

Cine Dicas em DVD e Blu-Ray: THE RUNAWAYS - GAROTAS DO ROCK

Sinopse: Inspirado em fatos reais The Runaways - Garotas do Rock é baseado no livro da vocalista Cherie Currie Neon Angel - uma reflexão sobre suas experiências como estrela do rock passando um grande alerta antidroga para os adolescentes. Space Oddity de David Bowie serve como uma metáfora para a narrativa - uma contagem regressiva lenta e surreal com um espetacular salto para a fama. Em seguida vem a alienação. O filme centra-se na formação da banda e sua rápida ascensão ao estrelato.
O que Kristen Stewart e Dakota Fanning têm em comum?? Ambas (principalmente Kristen Stewart) pertencem a saga do cinema Crepúsculo, mas nem por isso, elas irão deixar de fazer outros trabalhos para provar que não se vive apenas com os pescoços nos caninos dos vampiros. Neste filme dirigido por Floria Sigismondi ambas se saíram muito bem ao interpretar a dupla principal da banda, que na época foi algo de inovador, já que foram as primeiras garotas que formaram uma banda de rock em meio a um tempo em que essa área era somente dominada por homens. Assim como “Prazer Sem Limites” o filme retrata muito bem a década de 70, com todas as suas cores, musica, drogas, sexo e a moda da liberdade de expressão nas alturas, mas ao mesmo tempo retrata um tempo em que os jovens tentam se descobrir, através de diversas coisas, ou então cair no esquecimento e nisso o filme retrata muito bem através do grupo, principalmente pela Dakota Fanning que interpreta sua personagem de uma forma em que guarda toda sua raiva dentro de si mas que jamais deixa explodir por mais que queira. Já Kristen Stewart até se esforça em retratar uma garota durona, o grande problema talvez esteja com relação ao publico em geral em assistir ela nesse filme, sem não se lembrar dela em Crepúsculo, que já é uma missão impossível, mas não custa tentar, já que tenho fé nela, que ela pode ir mais longe e não viva apenas com a saga. Contudo, quem rouba a cena toda vez que aparece é Michael Shannon (Foi Apenas Um Sonho) que da um verdadeiro show de interpretação ao transmitir toda a sua excentricidade e obsessão do seu personagem  em querer  fazer seu grupo de meninas um sucesso.Com uma trilha sonora bombástica e muito boa em vários momentos em que é tocado os melhores sucessos do grupo, o filme somente peca em não ser mais ousado, possui começo, meio e fim, do inicio do sucesso ao declínio do grupo, assim como todo filme que retrata fatos de uma historia real, termina com os sempre últimos textos dizendo o que aconteceu com cada um, contudo é uma bela de uma oportunidade de não só ver Stewart e Dakota em papeis em que o publico em geral está pouco acostumado em vê elas, como também em assistir um filme em que se parece como uma espécie de Prelúdio do que viria nos anos 80, “Madonna” recebeu bem o recado.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cine Dicas: Lançamento em DVD: O PROFETA

Sinopse Malik El Djebena (Tahar Rahim), um homem meio árabe e meio córsico, foi condenado a seis anos de prisão. De aparência frágil e com apenas 19 anos, ele chega à penitenciária sozinho. Logo recebe uma série de missões a serem cumpridas, ordenadas por César Luciani (Niels Arestup), o líder da facção dos córsicos. Aos poucos conquista a confiança de todos, a qual usa para pôr em ação seu plano.

No festival e Cannes do ano passado, O Profeta era tido como grande favorito para o premio principal, só que os realizadores não contavam com o alemão Fita Branca. Isso não quer dizer nada, pois o filme é um dos melhores do gênero carcerário. Aquele típico filme que nos é apresentado o protagonista que é levado para lá, mas torcemos para que ele consiga fugir. Mas o filme não se prende a isso e sim a uma mistura de dois gêneros, o do filme de prisão e máfia, pois Malik irá fazer de todas as formas para sobreviver no inferno aonde está, e com isso chegara a um patamar que jamais imaginava.
Para aqueles que esperam um filme pesado, O Profeta possui sim inúmeras cenas fortes, como a primeira missão de Malik na prisão para não ser morto pelo outros detentos que o mandaram, entretanto o final nos surpreende com uma tomada que nos traz até um certo alivio mas ao mesmo tempo vem a tona uma pergunta que fica no ar: Até quando a tranqüilidade ficara nas mãos do protagonista? A resposta fica por cada um que assistir.


Curiosidades: O diretor Jacques Audiard conheceu o protagonista Tahar Rahim ao dividir uma corrida de automóvel com Niels Arestup, que atuou em seu filme anterior, De Tanto Bater, Meu Coração Parou (2005);
Para transmitir autenticidade, o diretor Jacques Audiard contratou ex-prisioneiros como consultores e extras.