Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO A 6 DE DEZEMBRO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

 HOW TO HAVE SEX

Nossa cinesemana de 30 de novembro a 6 de dezembro destaca duas estreias: o longa A ESTRANHA COMÉDIA DA VIDA, do italiano Roberto Andò, protagonizada pelo grande ator Toni Servillo, e o drama HOW TO HAVE SEX, primeiro longa da diretora britânica Molly Walker e focado nos dilemas da juventude. Outra novidade é o drama francês CULPA E DESEJO, da diretora Catherine Breillart, um dos filmes mais assistidos no Festival Varilux de Cinema Francês. Finalizado o Festival Varilux, agora recebemos o Festival Italiano, com oito longas inéditos nos cinemas. Entre os títulos, estão filmes de Andrea Di Stefano, Gianni Amelio, Marisa Vallone, entre outros.

Também seguem em cartaz longas brasileiros muito prestigiados pelo público, incluindo TIA VIRGINIA, MEU NOME É GAL, MUSSUM – O FILMIS e DURVAL DISCOS.

Confira nossa programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


15h15 – TIA VIRGÍNIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Fabio Meira, com Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Antonio Pitanga, Vera Valdez. Elo Studios, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Virgínia nunca se casou, não teve filhos e foi convencida pelas irmãs a cuidar dos pais. No primeiro Natal depois da morte do pai, com a mãe dependente de cuidados, Virginia reencontra suas irmãs. Enquanto preparam a ceia, os afetos e os ressentimentos dão o tom das conversas entre Virginia, Vanda e Valquiria. Inspirado nas memórias do próprio diretor, o filme ganhou seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo melhor filme pelo Júri da Crítica, melhor atriz para Vera Holtz e melhor roteiro.


17h15 – DURVAL DISCOS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2003, 96min). Direção de Anna Muylaert, com Ary França, Etty Fraser, Leticia Sabatella. Projeto Vitrine Petrobras, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O projeto Vitrine Petrobras está de volta com a reestreia de um dos filmes brasileiros mais queridos do público. Vencedor de sete Kikitos no Festival de Cinema de Gramado de 2002 (incluindo melhor filme e direção), o longa é ambientado na loja Durval Discos, administrada por um cara solteirão que insiste em vender discos de vinil. Para ajudar a mãe no trabalho da casa, Durval contrata uma ajudante que cozinha muito bem. Mas ela desaparece alguns dias depois e deixa sua filha, Kiki, aos cuidados de Durval e sua mãe.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUINTA, DIA 30)


19h15 – A ESTRANHA COMÉDIA DA VIDA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(La Stranezza - Itália, 2022, 103min). Direção de Roberto Andò, com Toni Servillo, Salvatore Ficarra, Valentino Picone, Renato Carpentieri. Risi Films, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Sebastiano e Onofri são dois atores amadores que cruzam o caminho de ninguém menos que Luigi Pirandello. O que eles não percebem é que o grande dramaturgo italiano vaga pelos lugarejos da Sicília na tentativa de solucionar uma crise criativa que o impede de trabalhar. Cada novo acontecimento que Pirandello vive junto à trupe mambembe vai levar à criação de “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, uma obra que é referência na história do teatro contemporâneo.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUINTA, DIA 30)


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – MUSSUM, O FILMIS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 120min). Direção de Silvio Guindane, com Aílton Graça, Yuri Marçal, Neusa Borges, Cacau Protásio, Gero Camilo. Downtown Filmes, 10 anos. Drama biográfico.

Sinopse: Antônio Carlos Bernardes Gomes entrou para a história da cultura brasileira como Mussum. Referência de humor por conta do programa Os Trapalhões e venerado como músico no grupo Originais do Samba e na escola Mangueira, Antônio Carlos teve uma infância pobre, serviu no exército e soube driblar as armadilhas do destino com seu talento. Baseado no livro "Mussum – uma história de Humor e Samba", de Juliano Barreto, o filme foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2023, com os Kikitos de melhor filme pelo júri oficial e popular e melhor ator para Aílton Graça.


FESTIVAL VARILUX

PROGRAMAÇÃO:

QUINTA, DIA 30


Sala Eduardo Hirtz


17h – ORLANDO, MINHA BIOGRAFIA POLÍTICA

(Orlando, ma biographie politique – 2023, 100min). Direção de Paul B. Preciado. 14 anos. Filmes do estação.

Sinopse: O filme é uma adaptação de uma das obras mais conceituadas da escritora inglesa Virginia Woolf, “Orlando”, em que o realizador, Paul B. Preciado, dirige uma carta à escritora a dizer que a sua personagem Orlando tornou-se real: o mundo está a tornar-se orlandesco. Preciado convocou um teste de elenco com 25 pessoas diferentes, todas trans e não binárias, para interpretar a personagem fictícia de Virginia Woolf, enquanto narram as suas próprias vidas. O filme reúne ainda uma série de imagens de arquivo sobre pessoas trans de meados do século XX que evocam os verdadeiros Orlandos históricos na sua luta pelo reconhecimento e visibilidade.


19h - O RENASCIMENTO

(Un coup de maître – 2023, 95min). Direção de Rémi Bezançon, com Vincent Macaigne, Bouli Lanners, Bastien Ughetto.  Livre.

Sinopse: Dono de uma galeria de arte, Arthur Forestier representa Renzo Nervi, um pintor em plena crise existencial. Os dois homens sempre foram amigos e, apesar de todos os contratempos, o amor pela arte os une. Sem inspiração há vários anos, Renzo gradualmente afunda em um radicalismo que o torna incontrolável. Para salvá-lo, Arthur desenvolve um plano ousado que acabará testando sua relação.


FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO

Programação de filmes inéditos apresentada pelo Consulado da Itália.

ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO:


QUINTA, DIA 30

Sala Paulo Amorim


17h – A TERRA DAS MULHERES

(La Terra Delle Donne – 2023, 104min).  Direção de Marisa Vallone, com Paola Sini, Valentina Lodovini, Alessandro Haber, Jan Bijvoet. Drama. 16 anos.

Sinopse: Em uma Sardenha rural durante a Segunda Guerra Mundial, vive Fidela, a sétima filha, uma mulher considerada bruxa pela tradição popular. Ela encontra amor e conexão com a terra e a água, mas também enfrenta o desafio de ser diferente em uma sociedade que busca conformidade. Quando Fidela se torna mãe de uma criança confiada a ela, sua vida é transformada e ela descobre a força de sua própria identidade. Uma história envolvente sobre empoderamento feminino, aceitação, maternidade e a busca pela verdadeira liberdade.


19h – A ÚLTIMA NOITE DE AMORE

(L’Ultima Notte Di Amore – 2023, 124min).  Direção de Andrea Di Stefano, com Pierfrancesco Favino, Linda Caridi, Antonio Gerardi, Francesco Di Leva. Thriller. 16 anos.

Sinopse: Dizem que Franco Amore é Amor de nome e de fato. Sobre si mesmo, ele conta que durante toda a vida procurou ser uma pessoa honesta, um policial que em 35 anos de honrada carreira nunca disparou contra um homem. Essas são as palavras que Franco escreveu em seu discurso que fará no dia seguinte, após sua última noite de serviço. Mas aquela noite será mais longa e difícil do que ele jamais poderia imaginar. E colocará em perigo tudo o que é importante para ele: o trabalho como servidor do Estado, o grande amor por sua esposa Viviana, a amizade com o colega Dino, sua própria vida. Naquela noite, tudo se entrelaça freneticamente pelas ruas de uma Milão onde parece que a luz nunca chega.


SEXTA, DIA 1

Sala Eduardo Hirtz


17h – PRIMEIRA MULHER

(Primadonna – 2022, 102min).  Direção de Marta Savina, com Claudia Gusmano, Fabrizio Ferracane, Francesco Colella, Manuela Ventura. Drama. 16 anos.

Sinopse: No cenário da Sicília dos anos 60, Lia Crimi é uma jovem de 21 anos que reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais de sua época. Em um mundo onde prevalece a lei do mais forte, a máfia está enraizada e já é aceita como parte natural da vida, os poderosos decidem e os mais fracos obedecem, a coragem de Lia abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres.


19h – O PRIMEIRO DIA DA MINHA VIDA

(Il Primo Giorno Della Mia Vita – 2023, 121min).  Direção de Paolo Genovese, com Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margherita Buy, Sara Serraiocco. Comédia. 16 anos.

Sinopse: Um homem misterioso se apresenta a quatro pessoas que atingiram o fundo do poço e desejam acabar com suas vidas, para propor-lhes um pacto: uma semana para redescobrirem o amor pela vida. Seu propósito é oferecer a possibilidade de ver como o mundo seria sem elas e ajudá-las a encontrar um novo significado para suas existências.


SÁBADO, DIA 2

Sala Eduardo Hirtz

17h - BILLY

(Billy – 2023, 97min).  Direção de Emilia Mazzacurati, com Matteo Oscar Giuggioli, Carla Signoris, Alessandro Gassmann, Giuseppe Battiston. Drama. 14 anos.

Sinopse: Billy era um jovem prodígio. Aos nove anos, ele criou e apresentou um podcast musical de grande sucesso. Agora, aos 19 anos, Billy enfrenta uma crise de identidade e incerteza sobre seu futuro. Ele vive com sua excêntrica mãe, tem uma paixão secreta por uma garota e se relaciona principalmente com crianças entre 8 e 12 anos. Tudo muda quando ele tem um encontro inesperado com seu ídolo de infância, um músico desaparecido há anos.


19h – A INVENÇÃO DE UM CRIME

(IL Signore Delle Formiche – 2023, 130min).  Direção de Gianni Amelio, com Luigi Lo Cascio, Elio Germano, Sara Serraiocco, Leonardo Maltese. Drama. 16 anos.

Sinopse: Itália, anos 60. Aldo Braibanti é um influente dramaturgo condenado por plágio e seu aluno é internado em um hospital psiquiátrico. Inspirado em eventos reais, o filme retrata a história de várias vozes, incluindo familiares, amigos, acusadores e apoiadores, enquanto um jornalista busca a verdade em meio a suspeitas e censuras. Amelio lembra o caso Braibanti denunciando uma Itália homofóbica e intolerante.


DOMINGO, DIA 3

Sala Eduardo Hirtz


17h – UM AMOR DE DOMINGO

(La Quattordicesima Domenica Del Tempo Ordinario – 2023, 98min). Direção dePupi Avati, com Gabriele Lavia, Edwige Fenech, Massimo Lopez, Lodo Guenzi, Camilla Ciraolo. Drama. 16 anos.

Sinopse: Na Bolonha dos anos 70, Marzio, Samuele e Sandra são jovens cheios de sonhos e formam a banda musical "I Leggenda". Enquanto buscam o sucesso, eles enfrentam desafios pessoais e uma reviravolta inesperada em suas vidas. Trinta e cinco anos depois, eles se reencontram e precisam lidar com as consequências de suas escolhas passadas.


19h – O HOMEM NA ESTRADA

(L’Uomo Sulla Strada – 2022, 110min). Direção de Gianluca Mangiasciutti, comAurora Giovinazzo, Lorenzo Richelmy, Astrid Casali, Eugenio Gradabosco. Thriller. 14 anos.

Sinopse: Irene é uma jovem assombrada pela morte de seu pai nas mãos de um motorista fugitivo. Determinada a encontrar justiça, ela se envolve com Michele, o dono da fábrica onde trabalha, sem saber que ele é o responsável pelo trágico acidente. À medida que os sentimentos de proteção se transformam em amor, Irene se vê dividida entre vingança e afeição.


TERÇA, DIA 5

Sala Eduardo Hirtz


17h - O PRIMEIRO DIA DA MINHA VIDA

(Il Primo Giorno Della Mia Vita – 2023, 121min).  Direção de Paolo Genovese, com Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margherita Buy, Sara Serraiocco. Comédia. 16 anos.

Sinopse: Um homem misterioso se apresenta a quatro pessoas que atingiram o fundo do poço e desejam acabar com suas vidas, para propor-lhes um pacto: uma semana para redescobrirem o amor pela vida. Seu propósito é oferecer a possibilidade de ver como o mundo seria sem elas e ajudá-las a encontrar um novo significado para suas existências.


19h15 - A ÚLTIMA NOITE DE AMORE

(L’Ultima Notte Di Amore – 2023, 124min).  Direção de Andrea Di Stefano, com Pierfrancesco Favino, Linda Caridi, Antonio Gerardi, Francesco Di Leva. Thriller. 16 anos.

Sinopse: Dizem que Franco Amore é Amor de nome e de fato. Sobre si mesmo, ele conta que durante toda a vida procurou ser uma pessoa honesta, um policial que em 35 anos de honrada carreira nunca disparou contra um homem. Essas são as palavras que Franco escreveu em seu discurso que fará no dia seguinte, após sua última noite de serviço. Mas aquela noite será mais longa e difícil do que ele jamais poderia imaginar. E colocará em perigo tudo o que é importante para ele: o trabalho como servidor do Estado, o grande amor por sua esposa Viviana, a amizade com o colega Dino, sua própria vida. Naquela noite, tudo se entrelaça freneticamente pelas ruas de uma Milão onde parece que a luz nunca chega.


QUARTA, DIA 6

Sala Eduardo Hirtz


17h - A TERRA DAS MULHERES

(La Terra Delle Donne – 2023, 104min).  Direção de Marisa Vallone, com Paola Sini, Valentina Lodovini, Alessandro Haber, Jan Bijvoet. Drama. 16 anos.

Sinopse: Em uma Sardenha rural durante a Segunda Guerra Mundial, vive Fidela, a sétima filha, uma mulher considerada bruxa pela tradição popular. Ela encontra amor e conexão com a terra e a água, mas também enfrenta o desafio de ser diferente em uma sociedade que busca conformidade. Quando Fidela se torna mãe de uma criança confiada a ela, sua vida é transformada e ela descobre a força de sua própria identidade. Uma história envolvente sobre empoderamento feminino, aceitação, maternidade e a busca pela verdadeira liberdade.


19h - PRIMEIRA MULHER

(Primadonna – 2022, 102min).  Direção de Marta Savina, com Claudia Gusmano, Fabrizio Ferracane, Francesco Colella, Manuela Ventura. Drama. 16 anos.

Sinopse: No cenário da Sicília dos anos 60, Lia Crimi é uma jovem de 21 anos que reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais de sua época. Em um mundo onde prevalece a lei do mais forte, a máfia está enraizada e já é aceita como parte natural da vida, os poderosos decidem e os mais fracos obedecem, a coragem de Lia abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h – HOW TO HAVE SEX - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Reino Unido/Grécia, 2023, 92min). Direção de Molly Manning Walker, com Mia McKenna-Bruce, Shaun Thomas, Lara Peake. Mubi/O2 Play, 16 anos. Drama.

Sinopse: Três adolescentes britânicas passam um feriado juntas em uma praia da Grécia, onde diversão parece ser a palavra-chave. Mas entre festas, bebedeiras e flertes, as amigas vão experimentar alguns momentos desafiadores sobre as complexidades do sexo, do consentimento e da autodescoberta. Longa de estreia da diretora, o filme foi o vencedor da mostra Um Certo Olhar no último Festival de Cannes.


16h45 – MEU NOME É GAL Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Direção de Lo Politi e Dandara Ferreira, com Sophie Charlotte, Rodrigo Lelis e Dandara Ferreira. Downtown/Paris Filmes, 16 anos. Cinebiografia.

Sinopse: Com sua presença, sua atitude, seu corpo e sua voz, Gal Costa foi a musa do movimento Tropicalista e ajudou a transformar os rumos da música e da cultura brasileiras. Junto com os companheiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Jards Macalé, Tom Zé e Wally Salomão, ela enfrentou as dificuldades de ser de vanguarda em meio ao conservadorismo e à violência impostos pela ditadura militar no Brasil.


18h45 – CULPA E DESEJO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(L’été dernier – 2023, 105min). Direção de Catherine Breillat, com Léa Drucker, Samuel Kircher, Olivier Rabourdin. Synapse Filmes, Drama, 16 anos.

Sinopse: Anne é uma renomada advogada especializada em violência sexual contra menores. Ao conhecer o filho de 17 anos de seu atual parceiro, ela inicia um relacionamento com ele. Ao fazê-lo, corre o risco de pôr em risco a sua carreira e desmembrar a sua família.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Nenhum comentário: