Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Segredos de Guerra'

Sinopse: No auge da Guerra Fria, um soldado problemático forma um triângulo amoroso proibido com um piloto de caça e sua companheira em uma base da força aérea soviética.


Viver uma falsa vida é uma escolha de inúmeras pessoas, principalmente se sua nação onde vive criminaliza a sua real natureza. Em "Segredos de Guerra" (2021), um jovem soldado Sergey Serebrennikov (Tom Prior) enfrenta o dia a dia da realidade militar e todas as hesitações que vem de sua sexualidade através do surgimento do Tenente Matvejev (Oleg Zagorodmii) na base militar e dos antigos desejos começam aflorar.

O relacionamento de sexos iguais em solo Russo durante a Guerra Fria não era apenas um grande alvoroço para os olhares conservadores da época, como também ilegal e que poderia levar até mesmo a morte. Porém, frear o que realmente sente por dentro não é uma das tarefas mais fáceis para se dizer o mínimo. Enquanto os desejos entre Sergey e Roman vão aumentando, também há uma desconfiança cada vez mais crescente que os cercam e gerando diversos momentos de tensão e até mesmo perigo.

A inquietação ronda boa parte da história, pois não se sabe como e quando o casal será pego em fragrante pelos oficiais. Assim como a paixão dos dois é inquestionável, também é o temor pelo futuro de ambos. Sergey possui um posicionamento mais seguro de si, sendo uma força da natureza que não pode ser parada em hipótese alguma e gerando assim um verdadeiro contraste se for comparado ao Roman que não esconde o temor de ser descoberto e perder tudo o que ele havia criado ao longo de sua carreira. Ao final das contas é uma história de amor não muito diferente de outras grandes histórias e das quais são movidas por sentimentos e tragédias na medida certa.

Porém, mais do que uma história de amor, é também uma luta em resistir e ser o que você realmente é. Em 1993 anulou o artigo que criminalizava relacionamentos homossexuais em território Russo, mas que proíbe a “propaganda” homossexual em 2013. O filme, portanto, vem um momento em que o mundo observa de perto, não somente a Rússia guerreando contra a Ucrânia, como também a sua posição política perante a comunidade LGBT e que precisa ser protegida perante as famigeradas leis conservadoras e retrógradas.

O diretor Peeter Rebane teve acesso a história verdadeira de Sergey Fetisov (1952 – 2017) pela primeira vez há uma década. “Essa é uma história verdadeira, íntima e poderosa. Eu nunca tinha visto um filme sobre amor proibido nas forças armadas soviéticas. E ainda é tão relevante hoje, com tudo o que está acontecendo na Rússia e no mundo”, justifica Rebane.

O realizador conta também que o ator ucraniano Oleg Zagorodnii se encontra ainda na Ucrânia desde o princípio do conflito entre a Rússia e que seu maior sonho é que isso tudo acabe: “Temos nos falado regularmente, especialmente no início da guerra, o que foi um choque para todos da equipe. Todos os homens adultos com mais de 18 anos estão proibidos de deixar o país”. Já a russa Diana Pozharskaya, atriz do ótimo drama de guerra finlandês "O Soldado Desconhecido" (2017), também limitada em divulgar esse filme.

Baseado em fatos verídicos de Sergey, "Segredos de Guerra" é uma história de amor perante aos mais diversos tipos de obstáculos, preconceitos e dos quais precisam ser combatidos a todo custo. 


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: