Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Cine Dica: Cinemateca Capitólio retoma mostra que resgata a era de ouro do VHS, com novos títulos

Blade Runner 

Após um pequeno recesso, a Cinemateca Capitólio retoma suas atividades na terça-feira, 10 de janeiro, com a segunda parte da mostra A Era do VHS, iniciada em 13 de dezembro último. A mostra foi concebida para relembrar o impacto revolucionário que a chegada ao mercado do videocassete, no início da década de 80, provocou, tanto em termos técnicos quanto culturais e comportamentais. O primeiro aparelho de VHS fabricado no Brasil foi lançado em 1982, sendo esta considerada, portanto, a data oficial do nascimento do VHS no país, embora antes disso aparelhos importados e fitas piratas já estivessem circulando em menor escala.

A programação da mostra A Era do VHS inclui títulos que incorporam o vídeo em suas narrativas, como Videodrome – A Síndrome do Vídeo, de David Cronenberg e Sexo, Mentiras e Videotape, de Steven Soderbergh, até obras estreadas na década de 80 que fizeram grande sucesso nas videolocadoras à época, como Blade Runner – O Caçador de Androides, de Ridley Scott, Corpos Ardentes, de Lawrence Kasdan, e 9 ½ Semanas de Amor, de Adrian Lyne. A segunda parte da mostra, que se estende até o dia 25 de janeiro, além de voltar a exibir os títulos apresentados em dezembro, inclui novas atrações, com destaque para obras cultuadas como Veludo Azul, de David Lynch, A Marca da Pantera, de Paul Schrader, e os dois primeiros filmes da série O Chamado, do diretor japonês Hideo Nakata, sobre uma fita de vídeo amaldiçoada, que provoca a morte de quem a assiste.

Na sexta-feira, dia 13, às 19h30, um Raros especial exibe a comédia de humor negro inglesa Comendo os Ricos (Eat the Rich), muito popular entre os videomaníacos na década de 80.

Os espectadores que vierem assistir a mostra A Era do VHS também poderão visitar na galeria do andar térreo uma exposição com itens que resgatam a história do videocassete no Brasil. Elaborada pela equipe do Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio, a exposição reúne diversos itens do acervo da instituição.


PROGRAMAÇÃO


Videodrome – A Síndrome do Vídeo

Videodrome

Direção de David Cronenberg

EUA, 1983, 87 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Max Renn (James Woods), dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de pessoas torturadas e mortas. Logo, ele descobre que a transmissão se chama Videodrome, é gerada em Pittsburgh e é muito mais que um programa sensacionalista em busca de espectadores mórbidos. Trata-se de um experimento que usa a televisão para alterar permanentemente as percepções das pessoas, causando sérios danos cerebrais. Obra-prima do diretor canadense David Cronenberg, Videodrome é um dos títulos que melhor sintetiza as suas obsessões estéticas, e conta com a participação da cantora Blondie no elenco.


Mamãe é de Morte

Serial Mom

Direção de John Waters

EUA, 1994, 95 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Beverly Sutphin (Kathleen Turner) tem uma vida familiar feliz, com seus filhos e seu marido dentista. Porém, quando a professora despreza um de seus meninos, a esposa perfeita desenvolve um gosto insaciável por assassinatos, a começar pela educadora de seu filho. Hilariante comédia negra de John Waters, com grande atuação de Kathleen Turner.


Blade Runner – O Caçador de Androides

Blade Runner

Direção de Ridley Scott

EUA, 1982, 117 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Rick Deckard (Harrison Ford) é um caçador de recompensas. Seu trabalho: eliminar androides que vivem ilegalmente na Terra. Seu sonho de consumo: substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal de verdade. A grande chance surge ao ser designado para perseguir seis androides fugitivos de Marte. O clássico da ficção científica que consolidou as carreiras de Harrison Ford e Ridley Scott e tornou-se uma obra de culto desde a sua estreia.


Sexo, Mentiras e Videotape

Sex, Lies, and Videotape

Direção de Steven Soderbergh

EUA, 1989, 100 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

John (Peter Gallagher) está enfrentando problemas sexuais com a esposa, Ann (Andie MacDowell). Paralelamente, ele mantém um caso com a cunhada (Laura San Giacomo). Mas a chegada do seu amigo Graham (James Spader), que grava um vídeo com depoimentos das mulheres sobre suas vidas sexuais, muda tudo. Filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.


Corpos Ardentes

Body Heat

Direção de Lawrence Kasdan

EUA, 1981, 113 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

O advogado Ned Racine (William Hurt) começa um caso amoroso com Matty Walker (Kathleen Turner), esposa de um empresário rico da Flórida. Incentivado pela amante, Ned planeja um esquema para matar o marido de Matty, para que eles possam fugir juntos com o seu dinheiro. Mas, complicações aparecem por causa de traições, lançando o advogado infeliz em uma situação muito mais traiçoeira do que ele imaginava. Releitura do filme noir, com brilhantes atuações de William Hurt e Kathleen Turner.


A Força de um Amor

Breathless

Direção de Jim McBride

EUA, 1983, 100 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Jesse (Richard Gere) rouba um carro para ir até Los Angeles convencer Monica (Valerie Kapriskie), por quem está apaixonado, a fugir com ele para o México. No caminho, ele atira em um policial, tornando a fuga ainda mais necessária. Mas Monica não tem certeza de que quer acompanhá-lo. Refilmagem americana do clássico francês Acossado, de Jean-Luc Godard, foi um dos títulos que transformou Richard Gere no maior símbolo sexual de Hollywood na década de 80.


Hannah e suas Irmãs

Hannah and her Sisters

Direção de Woody Allen

EUA, 1986, 107 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

A amizade e o relacionamento de três irmãs vivendo em Nova York. No Dia de Ação de Graças seus conflitos amorosos e existenciais são evidenciados no meio de um grupo de amigos e parentes não muito homogêneo. Lee (Barbara Hershey) é uma pintora casada com Frederick (Max von Sydow), Holly (Dianne Wiest) sonha em ser uma escritora e Hannah (Mia Farrow) é uma atriz famosa, com vida aparentemente perfeita. Um dos principais sucessos da filmografia de Woody Allen.


Vida de Balconista

Direção de Cavi Borges

Brasil, 2008, 70 minutos

Classificação indicativa: livre

Mateus (Mateus Solano) é um jovem que trabalha em uma locadora de filmes e sonha em ser diretor de cinema. Enquanto o plano não se torna realidade, o funcionário precisa lidar com todo tipo de cliente que aparece no estabelecimento. Realizado e finalizado em mini-dv, o filme retrata alhumas das experiências do diretor Cavi Borges, dono da locadora de vídeo mais famosa do Rio de Janeiro, a Cavídeo.


9 ½ Semanas de Amor

9 ½ Weeks

Direção de Adrian Lyne

EUA, 1986, 117 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Elizabeth (Kim Basinger) é uma bela mulher que trabalha em uma galeria de arte e se envolve com John (Mickey Rourke), um homem rico e misterioso. Eles  começam a praticar jogos sexuais cada vez mais intensos, o que torna o relacionamento complicado e difícil de ser controlado. Filme transformado em obra de culto, em função das tórridas cenas de sexo entre Basinger e Rourke.


1941 – Uma Guerra Muito Louca

1941

Direção de Steven Spielberg

Estados Unidos, 1979, 118 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Após o ataque japonês a Pearl Harbor, os residentes da Califórnia entram em pânico com medo de serem o próximo alvo. Entre eles estão Wild Bill Kelso, um piloto louco da Guarda Nacional; o Sargento Frank Tree, um patriota, comandante do grupo de tanque; Ward Douglas, um civil com vontade de ajudar a guerra americana a qualquer esforço e custo e o Major General Joseph W. Stilwell, que tenta duramente manter a sanidade no meio do caos. Comédia maluca de Steven Spielberg que foi um grande fracasso por ocasião de sua estreia nos cinemas, mas seria redescoberta pelo público ao ser lançada em VHS.


A Marca da Pantera

Cat People

Direção de Paul Schrader

Estados Unidos, 1982, 118 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Mulher descobre que, quando tomada por desejo sexual, torna-se uma pantera. Seu irmão explica que ambos pertencem a uma tribo que se transforma em panteras na hora do sexo. Como está apaixonada por um homem e ainda é virgem, teme consumar a paixão. Polêmica refilmagem do clássico Cat People, que causou polêmica por explicitar as sugestões do clássico de Jacques Tourneur lançado em 1942.


O Enigma do Mal

The Entity

Direção de Sidney J. Furie

Estados Unidos, 1982, 125 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Impactante filme de horror baseado em fatos reais, com Barbara Hershey no papel de uma mulher assombrada por uma entidade invisível que a viola sexualmente.  


Beijo Ardente – Overdose

Direção de Flavia Moraes e Hélio Alvarez

Brasil, 1984, 60 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Nas ruínas da Usina do Gasômetro, esconde-se um vampiro entediado e angustiado com a vida eterna. À noite, em busca de sangue, ele sai pelas ruas de Porto Alegre atrás de vítimas inocentes. Primeira obra longa de ficção realizada em vídeo no Rio Grande do Sul.


Veludo Azul

Blue Velvet

Direção de David Lynch

Estados Unidos, 1986, 120 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Rapaz volta à cidade natal após longo tempo e descobre uma orelha humana decepada em um jardim. Insatisfeito com a investigação policial, ele e a filha do detetive encarregado começam a averiguar por conta própria, e descobrem coisas estranhas. Filme que consagrou a estética de David Lynch, elevado à condição de obra de culto desde a sua estreia.


Comendo os Ricos

Eat the Rich

Direção de Peter Richardson

Inglaterra, 1987, 90 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Um grupo de excluídos, entre eles um imigrante ilegal, negro e gay, se vingam dos ricos que os humilhavam tomando conta de um restaurante politicamente incorreto em Londres, onde até ursos panda bebês são servidos. Logo depois os próprios ricos e poderosos acabam indo para o forno. Comédia de humor negro muito popular entre os frequentadores de locadoras de vídeo na década de 80.


Ring – O Chamado

Ringu

Direção de Hideo Nakata

Japão, 1998, 96 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Um vídeo com imagens apavorantes provoca a morte de quem o assiste. Uma repórter não acredita no fato até assistir ao vídeo e precisará desvendar o mistério antes que o seu tempo acabe. Uma das obras referenciais da nova onda de horror oriental que eclodiu na década de 90.


O Chamado 2

Ringu 2

Direção de Hideo Nakata

Japão, 1999, 95 minutos


GRADE DE HORÁRIOS

10 a 18 de janeiro de 2023


10 de janeiro (terça-feira)

15h – Videodrome – A Síndrome do Vídeo

17h – Sexo, Mentiras e Videotape

19h – Veludo Azul


11 de janeiro (quarta-feira)

15h – Mamãe é de Morte

17h –Beijo Ardente – Overdose

19h – A Marca da Pantera


12 de janeiro (quinta-feira)

15h –Vida de Balconista

17h – 9 ½ Semanas de Amor

19h – 1941 – Uma Guerra Muito Louca


13 de janeiro (sexta-feira) 

15h – Corpos Ardentes

17h – O Enigma do Mal

19h30 – Projeto Raros Especial A Era do VHS (Comendo os Ricos)


14 de janeiro (sábado)

16h30 – Ring – O Chamado

18h30 – O Chamado 2


15 de janeiro (domingo)

16h30 – Blade Runner – O Caçador de Androides

18h30 – Veludo Azul


17 de janeiro (terça-feira)

15h – Mamãe é de Morte

17h – Hannah e suas Irmãs

19h – 1941 – Uma Guerra Muito Louca


18 de janeiro (quarta-feira)

15h – A Força de um Amor

17h – Vida de Balconista

19h – Sexo, Mentiras e Videotape

Nenhum comentário: