Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Cine Dica: Cinemateca Capitólio celebra o centenário da atriz Ava Gardner

Para marcar a recente passagem dos 100 anos de nascimento de Ava Gardner (1922-1990), comemorado em 24 de dezembro último, a Cinemateca Capitólio programou uma pequena mostra com quatro filmes que estão entre os principais momentos da carreira da atriz norte-americana, celebrada à sua época como a mulher mais bela do mundo. Entre os dias 2 e 8 de fevereiro os espectadores poderão admirar a beleza e o talento de Gardner na tela grande, seja no clássico do cinema noir Os Assassinos (1946), filme que a consagrou; sob a direção do mestre John Ford em Mogambo (1953), que lhe deu sua primeira e única indicação ao Oscar de melhor atriz; ou ainda nos cultuados Os Amores de Pandora (1951) e A Condessa Descalça (1954), tidos pela crítica especializada como os dois títulos mais icônicos da filmografia da atriz.

Completando a programação, a Cinemateca Capitólio exibe os três filmes gaúchos premiados pela Accirs, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, como os melhores do ano passado: o longa 5 Casas, de Bruno Gularte Barreto, e os curtas Madrugada, Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza, e Sinal de Alerta – Lory F., de Frederico Restori.


PROGRAMAÇÃO


Mogambo (1953)

Direção de John Ford

116 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

No Quênia, duas mulheres (Ava Gardner e Grace Kelly) disputam o amor de um caçador (Clark Gable). Aventura romântica dirigida pelo mestre John Ford, rodada em locações na África, com uso virtuoso do technicolor. Filme que deu a Ava Gardner sua primeira e única indicação ao Oscar de melhor atriz.


Os Amores de Pandora (1951)

Direção de Albert Lewin

124 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Em um pequeno porto espanhol chamado Esperanza, vive a bela e enigmática Pandora (Ava Gardner), uma mulher que mantém todos os homens do vilarejo aos seus pés. Um dia, um iate misterioso aparece na baía, comandado pelo misterioso Hendrick Van Der Zee (James Mason). Pandora se sente imediatamente atraída por ele, e logo descobrimos que Hendrick é o capitão do Holandês Voador, um navio fantasma do século 17, amaldiçoado a vagar eternamente pelos mares, a menos que Hendrick encontre uma mulher que o ame a ponto de dar a sua vida por ele. Obra-prima recentemente restaurada, admirada pelos surrealistas por sua atmosfera onírica. Como a sedutora Pandora Reynolds, Gardner está no ápice de sua beleza.


A Condessa Descalça (1954)

Direção de Joseph L. Mankiewicz

128 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Durante o funeral de uma condessa, dois homens relembram episódios do seu passado. A história começa na Espanha, onde eles convencem uma dançarina a se tornar atriz em Hollywood. A fama e a riqueza, no entanto, não lhe garantirão a felicidade. Ava Gardner brilha como Maria Vargas, em trama que inclui elementos de sua própria biografia.


Os Assassinos (1946)

Direção de Robert Siodmak

103 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Um ex-campeão de boxe, Sueco (Burt Lancaster) espera em um velho quarto de hotel pelos dois assassinos profissionais que deverão matá-lo. Um investigador (Edmond O'Brien), contra as ordens de seu chefe, irá pesquisar o caso do Sueco, e descobrir uma intricada rede de traição e crime ligada à máfia, e à bela e dissimulada Kitty Collins (Ava Gardner), uma mulher que consegue ser tão fatal quanto sensual. Baseado em um conto de Ernest Hemingway, o diretor Robert Siodmak conta a história desses personagens em uma surpreendente série de flashbacks, que se tornarão cada vez mais reveladores até o final. Filme que alçou Ava Gardner e seu companheiro de elenco Burt Lancaster ao estrelato.


5 Casas

Direção de Bruno Gularte Barreto

85 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Em uma cidadezinha no interior do Rio Grande do Sul há cinco casas e cinco histórias que se confundem em uma mesma. Uma velha professora lutando para manter sua casa de pé, um jovem que sofre agressões por se recusar a esconder sua natureza, uma freira sendo transferida da escola que regeu com punho de ferro por décadas, um velho capataz em uma fazenda mal assombrada e um menino cujos pais morreram 20 anos atrás e que é hoje o diretor que volta para buscar as memórias de sua infância perdida e dar voz a essas pessoas.


 Madrugada (2021)

Direção de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza

19 minutos

Trabalhadores arriscam suas vidas invadindo trens em movimento para recolher restos de grãos e revendê-los. Noites de trabalho sem fim, em que corpos desaparecem, engolidos pela paisagem industrial do porto de Rio Grande e pela crise econômica brasileira.


Sinal de Alerta – Lory F. (2021)

Direção de Fredericco Restori

19 minutos

A vida breve e intensa da compositora Lory Finocchiaro, que nos anos 90, em Porto Alegre, se firmou como uma roqueira à frente do seu tempo. Como vários expoentes dos anos 90, acabou sendo vítima da Aids e faleceu antes de finalizar seu único disco.


GRADE DE HORÁRIOS

2 a 8 de fevereiro de 2023


2 de fevereiro (quinta-feira)

15h – Ava Gardner 100 Anos (Os Assassinos)

17h – Ava Gardner 100 Anos (Os Amores de Pandora)

19h15 – Madrugada + 5 Casas


3 de fevereiro (sexta-feira)

15h – Ava Gardner 100 Anos (Os Assassinos)

17h – Ava Gardner 100 Anos (A Condessa Descalça)

19h15 – Sinal de Alerta – Lory F. + 5 Casas


4 de fevereiro (sábado)

16h30 – Madrugada + 5 Casas

18h30 – Ava Gardner 100 Anos (Os Amores de Pandora)


5 de fevereiro (domingo)

16h30 – Sinal de Alerta – Lory F. + 5 Casas

18h30 – Ava Gardner 100 Anos (A Condessa Descalça)


7 de fevereiro (terça-feira)

15h – Ava Gardner 100 Anos (Mogambo)

17h – Ava Gardner 100 Anos (Os Amores de Pandora)

19h15 – Madrugada + 5 Casas


8 de fevereiro (quarta-feira)

15h – Ava Gardner 100 Anos (Os Assassinos)

17h – Ava Gardner 100 Anos (Mogambo)

19h15 – Sinal de Alerta – Lory F. + 5 Casas

Nenhum comentário: