Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Cine Dica: Sala Redenção recebe Cine Varilux e mostra de filmes premiados do Mercosul


A Sala Redenção – Cinema Universitário recebe, na semana de 10 a 14 de junho, diversas atividades para públicos diversos. O festival de cinema francês Cine Varilux começa no Brasil inteiro, tendo a Sala Redenção como uma das salas de exibição de suas obras. Ao mesmo tempo, a mostra de filmes premiados do Mercosul (Recam) chega à sala de cinema da UFRGS com diversas películas dos países pertencentes ao bloco. O Clube de Cinema de Porto Alegre debate o filme de Fritz Lang, Dr Mabuse II (1922). Por fim, a diretora Flavia Castro desembarca em Porto Alegre para a pré-estreia de seu novo filme, Deslembro (2019), em 13 de junho, às 19h. 

Cine Varilux
Em 2019, o festival Varilux completa 10 anos e a expectativa é que ultrapasse a marca de um milhão de espectadores. Criado em 2010 foi inicialmente realizado em nove cidades, em 2018 atingiu quase todo o Brasil, em 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas. Seguindo a tradição, as sessões democráticas serão realizadas na Sala Redenção – Cinema Universitário. Serão dez sessões exibidas no horário das 14h. O Festival Varilux 2019 acontecerá de 10 a 21 de Junho.

Mostra filmes premiados da Recam
Durante o mês de junho, a RECAM, Rede de Salas Digitais do Mercosul apresenta a Série de Filmes Premiados. Encontro Especializado de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM) foi criada em dezembro de 2003 e é um órgão consultivo do MERCOSUL no tema cinematográfico e audiovisual, formado pelas mais altas autoridades governamentais nacionais no assunto. Entre os seus objetivos, Busca-se aprofundar o desenvolvimento do Audiovisual dos Países participantes, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, garantindo o direito do telespectador a uma pluralidade de opções que incluem especialmente expressões culturais e audiovisuais do Mercosul. É com esse propósito que é criado o prêmio “Obra Cinematográfica do MERCOSUL”. Durante este ciclo, quatro longas-metragens e três curtas-metragens serão exibidos, na Sala Redenção, premiados em vários festivais da região.

Pré-estreia do filme Deslembro
A Sala Redenção – Cinema Universitária convoca o público para a pré-estreia do filme brasileiro ‘Deslembro’, da diretora Flávia Castro. A sessão especial ocorrerá em 13 de junho, às 19h. Com produção de Walter Salles, o longa metragem aborda os desafios de uma família exilada – baseada na experiência pessoal da diretora – que prepara a sua volta para o Brasil, após a entrada em vigor da Lei da Anistia, em 1979.
Após o filme, haverá um bate-papo com a diretora do longa, Flávia Castro, Claudia Wasserman (Diretora do IFCH e Professora de História – UFRGS), Mariluci Cardoso de Vargas (Pós-Doutoranda pela CAPES no PPGH/UFRGS) e Benito Bisso Schmidt (Professor PPGH/UFRGS).
Em 31 de março de 2019, o golpe civil-militar completou 55 anos, e em agosto, a Lei de Anistia Política, um dos marcos do processo de reabertura política no Brasil, completará 40 anos. Nesse contexto, o filme Deslembro, uma ficção baseada em algumas experiências vividas pela diretora Flávia Castro, chega aos cinemas. A cineasta passou quase toda a década de 1970 no exílio com a família – Sandra Macedo e Celso Castro, seus pais, e João Paulo, seu irmão. O retorno dos Macedo e Castro para o Brasil só se concretizou após a Lei de Anistia, promulgada em 1979.

Veja a programação completa clicando aqui. 


Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: