Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO RETOMA PROGRAMAÇÃO

A partir de 11 de fevereiro, quinta-feira, a Cinemateca Capitólio retoma sua programação de cinema com uma homenagem ao mestre italiano Ettore Scola, morto no mês de janeiro, exibindo a obra-prima Um Dia Muito Especial, com Marcello Mastroianni e Sophia Loren. A programação ainda exibe Os Destinos Sentimentais, do diretor francês Olivier Assayas. O valor do ingresso é R$ 10,00. 
O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.
As exibições são uma parceria entre a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, a distribuidora Pandora Filmes, a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.


UM DIA MUITO ESPECIAL (Una Giornata Particolare, Itália, 105 minutos, 1977) - Direção: Ettore Scola

Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela do vizinho. Antonietta nunca falara com Gabrielle, que tinha sido demitido recentemente da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Ela, por sua vez, era uma esposa infeliz e insegura pelo fato de não ter uma formação profissional. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.

OS DESTINOS SENTIMENTAIS (Les Destinées Sentimentales, França, 2000, 180 minutos) - Direção: Olivier Assayas

Jean e Pauline se reencontram pela primeira vez em Barbazac, durante um baile: ela tem apenas vinte anos e ele é pastor, casado, pai de família e acaba de resignar-se ao fracasso de sua união com Nathalie. Em meio aos sobressaltos trágicos de um mundo em mutação, no qual abre-se a ferida incurável da Primeira Guerra Mundial, e onde desabam as certezas e as dinastias industriais, o amor de Jean e Pauline será mais forte do que tudo. * Cannes 2000: indicado para a Palma de Ouro * César 2001: indicado para Melhor Ator, Melhor Atriz, e Melhor Direção de Fotografia.
 
GRADE DE HORÁRIOS
11 a 14 de fevereiro de 2016

11 de fevereiro (quinta-feira)

16h – Os Destinos Sentimentais
20h – Um Dia Muito Especial

12 de fevereiro (sexta-feira)

16h – Os Destinos Sentimentais
20h – Um Dia Muito Especial

13 de fevereiro (sábado)

16h – Os Destinos Sentimentais
20h – Um Dia Muito Especial

14 de fevereiro (domingo)

16h – Os Destinos Sentimentais
20h – Um Dia Muito Especial

Nenhum comentário: