1º curso inédito da programação de 2016
APRESENTAÇÃO
Um dos momentos mais instigantes da história do cinema norte-americano é a tomada de poder pela geração conhecida como a Nova Hollywood ao longo da década de 1960. Muito se fala sobre o Oscar de 1968, que destacou obras de diretores mais jovens (A Primeira Noite de um Homem; Bonnie e Clyde; No Calor da Noite) como um momento simbólico da transição geracional.
Mas, os sinais de ruptura já eram visíveis desde a década de 1950,
quando a ideia da morte do cinema pairava sob vários filmes
metalinguísticos.
Ao mesmo tempo, obras-primas de nomes como Alfred Hitchcock (Um Corpo que Cai); Vincente Minnelli (Deus Sabe Quanto Amei) e Howard Hawks (Onde Começa o Inferno) pareciam anunciar o auge (e o consequente esgotamento) de todos os caminhos até então atravessados pelo cinema hollywoodiano.
É
justamente nesse contexto - e já assimilando a semente moderna de
cineastas intermediários como Nicholas Ray; Samuel Fuller e Robert
Aldrich -, que surge a geração que vai assumir o trono do cinema
norte-americano entre os anos 1960 e 1970. Nesse
pequeno espaço de tempo surgiram dezenas de grandes cineastas dispostos
a rever - com as mais variadas intenções - os paradigmas consagrados
pelos grandes mestres do cinema.
OBJETIVOS
O curso A Gênese da Nova Hollywood, ministrado por Leonardo Bomfim,
vai investigar o cinema norte-americano da virada dos anos 60 para os
70. Em destaque os desdobramentos das principais questões temáticas e
estéticas daquele momento peculiar da cinematografia dos EUA. A análise
se dará a partir de filmes marcantes de realizadores como Arthur Penn;
Sidney Lumet; John Frankenheimer; Jerry Lewis; Sam Peckinpah; John Cassavetes; Monte Hellman; Peter Bogdanovich; Brian De Palma; Rofer Corman e Bon Rafelson.
TEMAS
-
Qual era o estado de espírito do cinema norte-americano na década de
1950, período em que surgem os primeiros "novos hollywoodianos"?
- Os desafios da nova geração diante do mar de invenções dos anos 1960: existiu uma "nouvelle vague hollywoodiana"?
-
Ruptura pacífica ou uma continuidade crítica? A relação entre o cinema
dos jovens e o dos grandes mestres - muitos deles em atividade e ainda
realizando obras-primas naquela década.
- Havia um fantasma do cinema independente pairando sobre Hollywood?
-
Os olhares da Nova Hollywood em relação aos grandes temas da década: a
contracultura, as tensões raciais, a Guerra do Vietnã e a cultura pop.
- Os caminhos abertos que o cinema deixa para a década de 1970.
CONTEÚDOS
AULA 1
- O Oscar de 1968 - entre o clássico e o moderno?
- Tempos de crise: a cinema americanos dos anos 1950 - 1960.
- Uma nova geração: Sidney Lumet; Arthur Penn e John Frankenheimer.
- O crepúsculo do clássico: John Ford e Howard Hawks - Sam Peckinpah e Monte Hellman.
- Jerry Lewis: o mais moderno?
AULA 2
- John Cassavetes: a referência do cinema independente.
- A ruptura em filme - Peter Bogdanovich; Brian De Palma; Bob Rafelson (e Abraham Zapruder).
- Roger Corman, um padrinho psicodélico.
- O que sobra para a década de 1970?
Ministrante: Leonardo Bomfim
Programador
da Cinemateca Capitólio e da Sala de Cinema P. F. Gastal de Porto
Alegre. Membro de ACCIRS, a Associação de Críticos de Cinema do Rio
Grande do Sul e editor das revistas Aurora e Zinematógraf o.
Editou o catálogo da Mostra "Nouvelle Vague Tcheca: O Outro Lado da
Europa". É mestre em Comunicação Social de PUCRS, onde desenvolveu
pesquisa sobre o cinema moderno. Já
ministrou para a Cine UM os cursos "Novos Cinemas dos Anos 60"; "Brian
De Palma: O Poder da Imagem"; "Lumiére, Méliès & Outros Pioneiros" e
"Cinema Marginal Brasileiro".
Curso
A GÊNESE DA NOVA HOLLYWOOD
de Leonardo Bomfim
DATAS: 5 e 6 / Março (sábado e domingo)
HORÁRIO: 14h30 às 17h30
DURAÇÃO: 2 encontros (6 horas / aula)
LOCAL: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Porto Alegre - RS)
INVESTIMENTO: R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)
FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714
Cine UM Produtora Cultural
PATROCÍNIO
PATROCÍNIO
Sapere Aude Livros
Editora Aleph
Back in Black
Editora Estronho
Quentin's Bar
Back in Black
Editora Estronho
Quentin's Bar
Cine Victória
APOIO
APOIO
Santander Cultural
PARCERIA
PARCERIA
Espaço Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário