Sinopse: Murphy (Karl Glusman) está frustrado
com a vida que leva, ao lado da mulher (Klara Kristin) e do filho. Um dia, ele
recebe um telefonema da mãe de sua ex-namorada, Electra (Aomi Muyock),
perguntando se ele sabe onde ela está, já que está desaparecida há meses. Mesmo
sem a encontrar há anos, a ligação desencadeia uma forte onda saudosista em
Murphy, que começa a relembrar fatos marcantes do relacionamento que tiveram.
Em 1979, o diretor Tinto Brass (A
Pervertida) realizou o que foi considerado na época como o maior épico pornô da
história do cinema, Calígula. No filme, acompanhamos todas as loucuras e perversões
do insano Imperador Romano (interpretado pelo genial Malcolm McDowell) que,
além de oferecer as filhas e esposas dos senadores para uma orgia, tinha um
caso de amor e incesto com a própria irmã. Com inúmeras cenas de sexo explicito
(com direito a penetrações filmadas, lesbianismo e sexo oral), o filme chocou o
mundo na época, mas é considerado hoje como o filme que melhor soube retratar o
que era realmente o Império Romano, seja com relação à política, seja com
relação ao sexo dos romanos da época entre quatro paredes.
A meu ver, Tinto Brass queria retratar uma
época que o sexo era algo comum no dia a dia e não como uma espécie de tabu em
que os conservadores de hoje tanto tentam moldurar. Vivemos numa época hipócrita
em que pessoas rotulam as outras devido as suas atitudes e opiniões com relação
ao sexo, quando na verdade, aquele que dá lição de moral, é o que na realidade
mais gosta de uma boa sacanagem. Nesse cenário hipócrita do politicamente
correto, cabe o cinema de vez em quando lançar uma obra que mexa com os
pensamentos (e hormônios) daqueles que somente houve lições de moral com
relação ao assunto e coube Gaspar Noé (Irreversível) lançar Love para nós dizer
que o amor sem sexo não é amor, mas algo frio e sem sentido.
Mas não espere uma trama
complexa, já que ela é basicamente simples: Murphy (Karl Glusman) vive uma vida
monótona com mulher (Klara Kristin) e com o seu filho, quando recebe uma
ligação e descobre que sua ex-namorada chamada Electra (Aomi Muyock) está desaparecida
e o faz com que ele comece a relembrar o seu passado com ela. O próprio Gaspar
Noé declarou que o roteiro basicamente tinha sete paginas, mas foi graças a
essa simplicidade que ele soube melhor moldar da sua maneira o seu modo de
filmar e colocar em pauta questões sobre amor e sexo que, sempre andam de mãos dadas,
mas que alguns não gostam de admitir isso.
O filme já abre com o casal
fazendo sexo oral um no outro, com o direito a uma câmera lenta e fazendo com
que a gente já se prepare com que virá a seguir nas mais de duas horas de filme.
Com uma fotografia moldada com cores fortes, Noé gosta de brincar com a nossa perceptiva,
com o direito de sempre fazer cortes bruscos para a próxima cena, para sim
sempre ficarmos despreparados para o que vier a seguir. Pelas lembranças do
protagonista, conhecemos não somente a forte história de amor entre Murphy e Electra,
como também o declínio da relação e sobre qual é o papel do sexo no universo
particular deles.
Ao longo da projeção,
percebemos certo grau de atuação natural entre os protagonistas, quase como um documentário,
aonde a câmera somente os segue e vê o que acontece. Karl Glusman e Klara
Kristin se saem muito bem em cena, principalmente em momentos em que exige um
alto grau de naturalismo, ou seja, nas cenas de sexo obviamente. Se muitas
pessoas se chocaram com o sexo explicito em filmes como Azul é a cor mais
quente e Ninfomaníaca, Love é o dobro de tudo que eles mostraram e um pouco
mais.
Se para alguns as cenas de sexo
já choca, Noé ainda tem a ousadia de transformá-las em 3D, com o direito de
encararmos um pênis ejaculando bem na nossa frente e pelo menos umas duas vezes
seguidas. A intenção de Noé é somente essa que, além de chocar, tenta nos jogar
na cara que somos hipócritas em não aceitarmos uma coisa comum que fazemos no
nosso dia a dia e que, não debatermos com naturalidade, para não corrermos o
risco de sermos julgados. Claro que todo ato há consequência e Noé não esconde
também o fato do sexo também nos abrir caminhos dos quais não tem volta e cabe
a nós saber como iremos administrar após determinadas escolhas.
São assuntos dos quais o
cineasta sempre queria discutir num filme, tanto que, num determinado momento
da trama, o próprio protagonista diz que sente falta de sexo nos filmes. Claro
que, quando ocorre isso, não é o personagem falando, mas sim o próprio Noé se
abrindo para nós, querendo convidar a gente a encarar o sexo sem medo e ao
mesmo tempo aceitarmos nós mesmos e os nossos desejos. Não é tarefa das mais fáceis,
mas independente dos resultados, o cineasta com certeza conseguiu talvez o que
queria.
Com um final em aberto com relação
aos destinos dos personagens, Love é previsível como história, mas corajoso da
forma que ela foi moldada. Resta saber se o público em geral entenderá o recado
que Gaspar Noé quis passar para nós com relação ao sexo, ou se iremos continuar na
alienação do conservadorismo sendo moldando em nossas vidas.
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