A partir de quarta-feira, 23 de setembro, a
Cinemateca Capitólio exibe a mostra
A Nouvelle Vague de Jacques Demy, com os quatro primeiros longas-metragens do diretor francês –
Lola, a Flor Proibida; A Baía dos Anos;
Os Guarda-Chuvas do Amor; Duas Garotas Românticas; e o ensaio realizado por
Agnès Varda sobre a vida do cineasta e marido,
Jacquot de Nantes.
A
mostra é uma realização da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia de
Porto Alegre em parceria com a Embaixada da França, a Cinemateca da
Embaixada da França
no Brasil e o Institut Français.
O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi
patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com
recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e
realização da Fundação
Cinema RS – FUNDACINE.
JACQUES DEMY
Jacques
Demy nasceu na cidadezinha de Pontchâteau, no estado de
Loire-Atlantique, França. Durante a infância, freqüentou com os pais os
cinemas
e teatros de Nantes, a capital de Loire-Atlantique, onde então vivia
com a família. Fã do teatro de fantoches e das operetas, ainda criança
ganhou dos pais um pequeno projetor Pathé-Baby, com o qual realizou seus
primeiros experimentos cinematográficos. Pouco
depois, adquiriu uma câmera e divertiu-se rodando pequenos filmes com
os amigos e alguns curtas de animação. Quando adolescente, sua formação
como cinéfilo passou pelo intercâmbio com cineastas amadores e com o
movimento cineclubista de Nantes, momento em
que pôde assistir a alguns clássicos do cinema como Cidadão Kane
(1941), de Orson Welles. Nessa época, também conheceu a obra do tcheco
Jirí Trnka e o cinema de animação de Paul Grimault. Depois de frequentar
o colégio técnico, Demy ingressou na Escola de
Belas Artes de Nantes para, tempos depois, aventurar-se em Paris. Em
1949, já na capital francesa, entrou para a Escola Técnica de Fotografia
e Cinematografia e trabalhou como assistente de Grimault, auxiliando-o
com a animação de filmes publicitários. Inspirado
pelos filmes de Jirí Trnka, também realizou alguns curtas amadores com
marionetes outra de suas grandes paixões. Finalmente, em 1955, rodou seu
primeiro filme profissional, o documentário de curta-metragem Le
Sabotier du Val de Loire. Dirigiu mais alguns curtas
até estrear no longa-metragem em 1960 com Lola – A Flor proibida,
estrelado pela atriz Anouk Aimée, filme impregnado pela inquietação
formal da recém-inaugurada Nouvelle Vague. A ele seguiram-se A Baía dos
Anjos (1962), Os Guarda-chuvas do amor (1963) e Duas
garotas românticas (1967). Os dois últimos apostam numa reinvenção
reverente ao cinema musical, recolocando as canções num plano essencial
da mise en scène do cinema moderno.
FILMES
LOLA, A FLOR PROIBIDA
Lola (França 1961).
Com Anouk Aimée. Em preto e branco/85’.
Lola
é uma dançarina de cabaré que espera pelo retorno de Michel, namorado
que há sete anos foi para a América e é pai de seu filho. Ele prometeu
voltar somente quando estivesse rico. Durante sua ausência, Lola é
cortejada por Roland, seu amigo de infância, e pelo marinheiro americano
Frankie. Tudo indica que ela acabará escolhendo definitivamente um dos
dois, mas seu coração ainda pertence a Michel.
O filme é dedicado ao diretor alemão Max Ophüls, que dirigiu diversos
dramas e romances. "Me agradava muito a idéia de fazer algo sobre
fidelidade, a fidelidade para lembrar e misturar ali minhas recordações
de Nantes" (JACQUES DEMY)
A BAÍA DOS ANJOS
La Baie des Anges (França 1962).
Com Jeanne Moreau. Em preto e branco/89’.
"Eu
quis desmontar e mostrar o mecanismo de uma paixão. Isso poderia ser o
álcool e a droga, por exemplo. Não era somente um jogo em si" (JACQUES
DEMY). Jackie é uma parisiense de meia idade que deixa seu marido e
filhos para se aventurar no mundo das apostas em Nice, onde estará em
jogo não apenas o frenesi das roletas do cassino, mas também o do ciclo
da sedução.
OS GUARDA-CHUVAS DO AMOR
Les Parapluies de Cherbourg (Alemanha, França 1964).
Com Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo. Em cores/91’.
"'Os
Guarda-chuvas' é um filme contra a guerra, contra a ausência e contra
tudo aquilo que odiamos e que destrói a felicidade" (Jacques Demy)
Geneviève Emery, cuja mãe possui um comércio de guarda-chuvas, é uma
adolescente de 17 anos que se vê obrigada a decidir entre esperar por
seu amor, um mecânico de 20 anos que foi servir ao exército na Argélia,
ou se casar com um comerciante de diamantes,
que se propõe a criar o bebê que ela espera como se fosse seu.
DUAS GAROTAS ROMÂNTICAS
Les Demoiselles de Rochefort (França 1967).
Com Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Françoise Dorleac, Jacques Perrin, Michel Piccoli. Em cores/91’.
Delphine
e Solange são duas irmãs gêmeas encantadoras e espirituosas de 25 anos.
Delphine, a loira, dá aulas de dança e Solange, a ruiva, aulas
de música. Elas vivem então da música e sonham ir para Paris e ter uma
vida de fantasias. Alguns empresários chegam à cidade e passam a
frequentar o bar que é da mãe delas. Uma grande feira é promovida e um
marinheiro sonhador está à procura da mulher ideal...
"Queria fazer um filme que despertasse um sentimento de felicidade,
que, depois da projeção, o espectador saísse da sala menos triste do que
quando tinha entrado" -Jacques Demy.
JACQUOT DE NANTES
(França 1991). De Agnès Varda.
Com Édouard Joubeaud, Philippe Nahon.
Em cores/118’.
"Esta
é a magnífica história do talento de Jacquot, filmado por uma mulher
que ele encontrou em 1958 e que desde então compartilhou sua vida".
Era uma vez um menino criado numa oficina mecânica, na qual todos
amavam cantar. Era 1939, ele tinha 8 anos e adorava marionetes e
operetas. Mais tarde, ele quis fazer cinema, mas seu pai o fez estudar
mecânica… Trata-se de Jacques Demy e de suas recordações.
O filme é a crônica de seus jovens anos com seu irmãozinho, seus
amigos, seus jogos, suas trocas de objetos, a visita da “tia do Rio”, os
amores infantis, os primeiros filminhos… É uma infância feliz e uma
adolescência obstinada que nos são contadas, apesar
dos eventos da guerra e do pós-guerra. É a evocação de uma vocação,
filmada pela mulher que Jacquot conheceu em 1958 e que dividiu com ele
sua vida desde então.
GRADE DE HORÁRIOS
23 a 27 de setembro
de 2015
PRIMEIRA SEMANA
23 de setembro (quarta)
16:00 – Deixa Ela Entrar
18:00 – A Baía dos Anjos
20:00 – Lola, a Flor Proibida
24 de setembro (quinta)
16:00 – Deixa Ela Entrar
18:00 – Duas Garotas Românticas
20:00 – A Baía dos Anjos
25 de setembro (sexta)
16:00 – Deixa Ela Entrar
18:00 – Jacquot de Nantes
20:00 – Os Guarda-Chuvas do Amor
26 de setembro (sábado)
16:00 – Deixa Ela Entrar
18:00 – Lola, a Flor Proibida
20:00 – Duas Garotas Românticas
27 de setembro (domingo)
16:00 – Deixa Ela Entrar
18:00 – Os Guarda-Chuvas do Amor
20:00 – Jacquot de Nantes
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