Começa hoje o curso Blaxploitation – O Cinema Negro
Americano dos Anos 70,criado pelo Cine Um e ministrado por César Almeida. Para finalizar minhas postagens especiais sobre esse subgênero, posto abaixo mais cinco títulos indispensáveis e uma entrevista com o ministrante que ocorreu na Estação Cultura (TVE) no dia 20/04/15.
FOXY BROWN (1974)
Sinopse: A voluptuosa Foxy Brown infiltra-se como
prostituta num bordel da alta classe gerido pela máfia, para tentar descobrir a
identidade do assassino do seu namorado, morto quando se encontrava a
investigar o dito bordel
Devido ao imenso sucesso de Coffy (1973), isso
fez com que a carreira de Pam Grier se estabilizasse e se tornasse uma das mais
promissoras atrizes dentro do subgênero blaxploitation. Sua personagem Foxy
Brown veio somente mais para fortalecer essa sua imagem de mulher sedutora, mas
ao mesmo tempo forte e que não se intimida
perante os obstáculos. Não me surpreenda
então que, anos mais tarde, o cineasta Quentin Tarantino a tenha convido para ser a
protagonista em Jackie Browm (1997),filme alias que presta uma bela homenagem a
esse período.
Curiosamente Foxy Brown é um dos raros clássicos de blaxploitation que foram realizados por um cineasta branco (Jack Hill).
Curiosamente Foxy Brown é um dos raros clássicos de blaxploitation que foram realizados por um cineasta branco (Jack Hill).
SUPER FLY (1972)
Sinpse:“Super Fly aka Priest”, é um traficante de
cocaína que se apercebe que no seu mundo apenas existem duas saídas: a cadeia,
ou a morte. A menos que surja uma terceira via… Um último golpe, que o liberte
do “game”.
Dono de uma das mais representativas bandas
sonoras na história do cinema, assinada por Curtis Mayfield (autor de muitas
trilhas que fizeram parte da onda blaxploitation). Este foi também o filme com
maior influencia da cultura Hip hop dos
nossos dias. Das roupas coloridas, aos
carros bem ao estilo daquele período. Também do ponto em que retrata o
cotidiano daquele tempo, este foi um filme que previu comportamentos das
pessoas, incluindo o estouro da cocaína nas ruas como a droga do momento e fez
com que estourasse uma verdadeira guerra entre gangsters e a policia (corrupta digas
se de passagem).
O Chefão de Nova York (1973)
Sinopse: Tommy Gibbs é um jovem do ghetto que
cresceu a pulso nas ruas do Harlem, sonhando tornar-se um dia no “Padrinho de
Harlem”. Revoltado contra sociedade racista em seu redor, ele traça um plano, e
dá início a uma luta sanguinária entre gangs com o intuito de chegar ao poder a
todo custo.
Na época do seu lançamento
o filme foi apelidado do “Poderoso chefão Negro’, mas visto atualmente, O Chefão
de Nova York guarda mais elementos vistos em Scarface de Brian de Palma, muito
embora esse ultimo tenha sido lançado depois nos anos 80. Ambos em comum, existe
a sede de vingança que move o protagonista e o conduz para caminhos dos quais
pode o levar ao grande poder, mas também a sua queda. Tecnicamente perfeita, é
uma das obras mais celebradas pela critica na época do subgênero Blaxploitation,
onde sempre é citado na lista dos melhores desse período.
Ao interpretar o personagem principal,
Fred Williamson teve uma consagração
imediata, já que ele dá um show em cena e se transformando na verdadeira alma
do filme. Astro do período, eu somente fui conhecer Williamson anos mais tarde
no filme Um Drinque no Inferno de Robert Rodriguez.
A Mafia não Perdoa (1972)
Sinopse: Quando 3 ladrões de pequena monta do Harlem roubam de forma surpreendente 300 mil dólares a Mafia Italiana. Torna-se claro para eles que acabaram de assinar as suas sentenças de morte, sendo apenas uma questão de quem os encontrara primeiro, a mafia, ou os dois detectives de métodos pouco ortodoxos (protagonizados por Anthony Quinn e Yaphet Kotto).
Curiosamente há fragmentos de Tarantino. Esse é o filme onde Tarantino tirou a Música de Abertura de "Jack Brown", música está, que é interpretada por Bobby Womack e é o Titulo do Filme em questão "Across 110th Street".
Truck Turner (1974)
Sinopse: Truck Turner
é um ex-jogador de futebol profissional que se torna caçador de recompensas,
juntamente com seu parceiro Harry.
Trailer de ação policial
que, visto hoje, todos irão reparar que a sua trilha sonora inicial fez parte
das inúmeras trilhas inseridas no filme Kill Bill de Tarantino. O papel
principal foi interpretado por Isaac Hayes, famoso pela música de Shaft. Vendo-o
ele atuar como anti-herói da trama, não é toa que ele por pouco não foi o próprio
Shaft na época.
Entrevista com César Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário