Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Cine Dica: DIVAS DE PAUL VECCHIALI NO PROJETO RAROS

Nesta sexta-feira, 10 de abril, às 20h, acontece a exibição do filme Femmes Femmes (1974), de Paul Vecchiali, dentro do Projeto Raros da Sala P. F. Gastal. O filme é um das obras-primas do cultuado realizador francês, que em breve terá seu mais novo filme, Noites Brancas no Píer, em cartaz no cinema da Usina do Gasômetro (3º andar).  O filme será exibido em DVD com legendas em português. A entrada é franca.
Escrito em parceria com Noël Simsolo, Femmes Femmes tem como cenário um pequeno apartamento. Nele, duas atrizes decadentes se consolam, esquecidas pelo mundo, ignoradas em seu talento. Ambas foram casadas com o mesmo homem, um de seus diretores, e agora se refugiam unidas pelo alcoolismo, para aliviar a dor de sua desesperançada existência.
Repleto de números musicais e com inclinação brechtiana, o filme teve Pier Paolo Pasolini entre seus fãs mais ardorosos. O diretor italiano convidou as duas atrizes, Hélène Surgère e Sonia Saviange, para atuarem em Salo, ou Os 120 Dias de Sodoma (1975).
Paul Vecchiali nasceu em Ajaccio, França, em 1930. Depois de se formar na École Polytechnique, serviu na guerra da Argélia de 1956 a 1959. Começou a fazer filmes em 1961. Vecchiali trabalhou para Cahiers du Cinema e Revue de Cinéma, onde demonstrou uma paixão por Robert Bresson, Jean Grémillon e Max Ophüls. Ele produziu os primeiros filmes do cineasta Jean Eustache antes de fundar a sua própria empresa de produção, Diagonal de 1976. Vecchiali realizou mais de cinquenta filmes, abordando temas como a sexualidade, a pena de morte e a religião. Dirigiu, entre outros, os longas-metragens O Estrangulador (1970), Femmes Femmes (1974) Drugstore Romance (1978), Rosa la rose, publique fille (1985), Once More (Encore) (1988), Bareback ou la Guerre des Sens (2006) e Faux accords (2014).


PROJETO RAROS
FEMMES FEMMES
(FRANÇA, 1974, 114 MINUTOS)
DIREÇÃO: PAUL VECCHIALI
ELENCO: HÉLÈNE SURGÈRE, SONIA SAVIANGE, NOËL SIMSOLO, MICHEL DELAHAYE
EXIBIÇÃO EM DVD COM LEGENDAS EM PORTUGUÊS

 
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia

Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

www.salapfgastal.blogspot.com

Nenhum comentário: