Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cine Dica: INSCRIÇÕES AO CONCURSO CURTA NAS TELAS SEGUEM ABERTAS

 INSCRIÇÕES PARA CONCURSO CURTA NAS TELAS SEGUEM ABERTAS ATÉ DIA 6 DE SETEMBRO

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre lembra aos interessados que estão abertas, até dia 6 de setembro, as inscrições para a 41ª Edição do Concurso Curta nas Telas.
 O Projeto Curta nas Telas é resultado da parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do RS – APTC/ABD/RS, com o objetivo de divulgar a produção nacional de curtas-metragens por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre e respondeu a uma demanda antiga dos realizadores de curta-metragens, que ainda encontram dificuldade em veicular seus filmes nas salas de cinema.
 Cabe salientar a importância da produção de curtas na história e no aprimoramento da produção cinematográfica nacional, e especialmente na produção local. Os filmes de curta duração se prestam à experimentação e à ousadia de linguagem cinematográfica, além de terem forte empatia com o público como pode ser constatado com o Histórias Curtas da RBS, os curtas do Canal Brasil e no Multishow, espaços raros de exibição, que demonstram que a manutenção e a ampliação da divulgação dessas produções não pode ficar restrita às exibições em mostras, festivais e a isoladas iniciativas de inserção na televisão.
 Dentre os filmes exibidos ao longo destes anos, citamos algumas produções, como O Arraial, de Otto Guerra e Adalgisa Luz (RS, 1997), A Revolta dos Carnudos, de Eliana Fonseca (SP, 1991), Dedos de Pianista, de Paulo Nascimento (RS, 1997), A Festa, de Jaime Lerner (RS, 1994), 5 Filmes Estrangeiros, de José Eduardo Belmonte (DF, 1997), Olhar e Sensação, de Carlos Reinchenbach (SP, 1994), Deus é Pai, de Allan Sieber (RS, 1999), A Pessoa é para o que Nasce, de Roberto Berliner (RJ, 1998), Outros, de Gustavo Spolidoro (RS, 2000), O Sanduíche, de Jorge Furtado (RS, 2000), Adão ou Somos Filhos da Terra, de Daniela Thomas, Walter Salles, João Moreira Salles e Kátia Lund (RJ, 1999), À Margem da Imagem , de Evaldo Mocarzel (SP, 2002), Os Olhos do Pianista, de Frederico Pinto (RS, 2005), Alguma Coisa Assim, e Saliva de Esmir Filho (SP), Vida Maria, de Márcio Ramos (CE, 2006), Dossiê Rebordosa, de Cesar Cabral (SP, 2008), Céu, Inferno e outras partes do corpo, de Rodrigo John (RS, 2011), dentre tantos outros.
 O Curta nas Telas, que em 2011 celebrou 15 anos de existência, continua sendo a única iniciativa, em todo o Brasil, que garante a exibição contínua de curtas em circuito comercial de cinema. O Concurso já realizou 40 edições com a seleção de 283 filmes de curta-metragem, possibilitando a divulgação da produção nacional de curtas, por meio da exibição dos selecionados no circuito de cinema de Porto Alegre. Nesta empreitada contamos com a parceria inestimável das salas de cinema da cidade que integram o circuito de exibição: Espaço Itaú de Cinema, Cinemark, Cineflix, Arco Íris Cinemas, GNC Cinemas e Sala Paulo Amorim.
Nas palavras de Roger Lerina, jornalista e membro da Associação dos Críticos de Cinema do RS, e curador do DVD comemorativo aos 15 anos do projeto, editado em 2011: “O curta-metragem é uma porta de entrada. É geralmente por meio dele que realizadores, atores e técnicos ingressam no mundo do cinema. Graças ao custo mais reduzido, menor mobilização de recursos e descompromisso com bilheterias, o curta também costuma ser ponta de lança de arrojos estéticos e experimentações narrativas. Por fim, uma das formas mais eficientes de levar o curta até o grande público é projetá-lo como abre-alas da exibição de um longa.”
 Os interessados em participar do concurso podem fazer suas inscrições até dia 6 de setembro e poderão participar filmes nacionais de curta-metragem que tenham cópia em boas condições na bitola 35 mm, com duração de até 15 (quinze) minutos, sem considerar o tempo de duração dos créditos finais.
Tendo em vista que as salas de cinema de Porto Alegre ainda não possuem um sistema padronizado de exibição digital, e que esta transição ainda vai se estender por mais alguns meses, no presente edital não serão aceitos filmes que não tenham sido finalizados em 35mm.
A premiação consistirá na exibição dos filmes selecionados, pelo período de 14 dias, no circuito comercial de cinemas de Porto Alegre, em sistema de rodízio entre as salas, e no pagamento do direito de exibição, pela Secretaria Municipal da Cultura, no valor de R$ 2.000,00.
 
O regulamento completo e a ficha de inscrição podem ser acessados por link no blog do Curta nas Telas.

 INSCRIÇÕES AO CONCURSO CURTA NAS TELAS

Até 6 de setembro de 2013

Informações e Inscrições

Curta nas Telas
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551
(3º andar da Usina do Gasômetro)
Porto Alegre – RS
CEP 91130-720

Fone 51 3289 8137 / 3289 8135
www.curtanastelas.blogspot.com
curtanastelas@smc.prefpoa.com.br

Nenhum comentário: