Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cine Dica: ESSÃO COMENTADA DE CLÁSSICO DO WESTERN SPAGHETTI NA SALA P.F. GASTAL



O pesquisador César Almeida comenta a sessão de Uma Bala para o General, filme do cultuado diretor italiano Damiano Damiani.
A exibição faz parte do ciclo de westerns políticos e acontece nesta sexta-feira, 12 de julho, às 19h30, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar).
 Estrelado por Gian Maria Volontè, Klaus Kinski e Lou Castel, Uma Bala para o General é um dos títulos mais importantes do zapata western,
 incursão extremamente politizada do western spaghetti que levou as narrativas do tradicional gênero norte-americano às entranhas da Revolução Mexicana. 
 Morto no início deste ano, Damiani ficou conhecido pela facilidade com que conseguia trabalhar dentro do cinema de gênero sem abrir mão do apuro estético
e da necessidade de colocar em pauta as questões políticas que afligiam a Itália. É autor de obras emblemáticas como O Dia da Coruja (1968),
Confissões de um Comissário de Polícia ao Procurador da República (1971) e Tenho Medo (1978).   
 César Almeida nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no ano de 1980.
Ainda muito cedo, as histórias fantásticas do cinema e da literatura conquistaram sua atenção.
Mais tarde, a paixão por filmes B e livros fantásticos o levou a pesquisar e escrever.
Publica artigos sobre cinema desde 2008, e em 2010 lançou Cemitério Perdido dos Filmes B, que compila 120 resenhas de sua autoria.
Também escreve ficção, com o pseudônimo Cesar Alcázar, além de atuar como editor (Argonautas Editora) e tradutor.
 _____________________


Uma Bala para o General (El Chuncho, Quien Sabe?), de Damiano Damiani (Itália, 1966, 135 minutos).

Durante a Revolução Mexicana, um jovem americano misterioso se une a um grupo de saqueadores liderados por El Chuncho.
A partir daí, iniciam uma série de ataques selvagens para roubar armas para um general rebelde.
Mas quando o Gringo resolve colocar em prática seus ideais juntamente com o grupo de bandidos,
El Chuncho descobre que as verdadeiras armas de guerra não pertencem a nenhum exército.
Numa terra devastada pela pobreza e violência, será possível comprar a liberdade com uma única bala?

Exibição em DVD.


Me sigam no facebook e twitter. 

Um comentário:

LEO disse...

Interessantíssima essa dica, Marcelo....

não conhecia esse filme, mas vou ver se consigo baixar, pois tenho me aventurado aos poucos pelo bang-bang italiano!!

Valeu mesmo!!!