CICLO DE FAROESTES
POLÍTICOS NA SALA P. F. GASTAL
Em sintonia com as
recentes manifestações que tomaram as ruas da cidade nas últimas semanas, a
Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe entre os dias 2 e 14
de julho a mostra Westerns Políticos, reunindo faroestes que trazem à tona
questões políticas a partir de diferentes olhares.
São muitos os conflitos e as revoluções
retratados nas incursões abertamente políticas do gênero, em narrativas que
questionam as figuras heróicas do imaginário norte-americano e rompem com o
maniqueísmo clássico presente nas obras mais tradicionais. De grandes nomes de
Hollywood, serão exibidos, entre outros, Vera Cruz, de Robert Aldrich, um dos pais
do faroeste moderno, Viva Zapata!, de Elia Kazan, com Marlon Brando vivendo o
emblemático líder revolucionário mexicano, e o último western de John Ford – o
principal mestre do gênero –, Crepúsculo de uma Raça, espécie de acerto de
contas pessoal com os índios, personagens frequentemente retratados como
desordeiros violentos em obras clássicas daquele universo – incluindo muitas do
próprio Ford.
Por mais que boa parte dos westerns discorra
sobre fatos históricos norte-americanos – ou de suas fronteiras mexicanas –,
tais narrativas muitas vezes refletem turbulências políticas contemporâneas às
suas realizações. É o caso do cultuado Quando Explode a Vingança, de Sergio
Leone, outro destaque do ciclo, que aborda as conseqüências das rebeliões europeias
de 1968 mesmo tendo como tema a revolução mexicana do início do século XX.
O zapata western, vertente extremamente
politizada do western spaghetti com suas jornadas violentas sobre guerrilheiros
e separatistas, também ganha destaque no ciclo. Além da obra-prima de Leone,
serão exibidos Uma Bala para o General, um dos primeiros filmes do renomado
cineasta Damiano Damiani, e o clássico Vamos Matar, Companheiros!, de Sergio
Corbucci, mestre do cinema de gênero italiano recentemente homenageado por
Quentin Tarantino em Django Livre.
O ciclo também exibe alguns dos faroestes que
promoveram revoluções importantes dentro dos paradigmas do gênero, como Meu
Ódio Será Sua Herança, de Sam Peckinpah, que elevou o nível de sordidez e
violência a um patamar poucas vezes visto, El Topo, incursão surrealista do
chileno Alejandro Jodorowsky aos desertos do oeste, e Jogos e Trapaças – Quando
os Homens São Homens, de Robert Altman, que, apoiado pela música de Leonard
Cohen, insere uma poderosa carga metafísica aos dramas de seus personagens.
A mostra Westerns Políticos tem o apoio da
distribuidora MPLC, e pode ser conferida em três sessões diárias.
Mais informações e horários das sessões,
vocês conferem na pagina da sala clicando aqui.
2 comentários:
Esse tipo de homenagem do Tarantino e sessões como essa deveriam ser mais comuns em nosso cotidiano capitalista.
abs
Espere por mais exibições como essa em todo país
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