Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Cine Dica: Em Cartaz: Os Amantes Passageiros


Sinopse: A bordo de um avião que se dirige para a Cidade do México um grupo de passageiros vai conhecer o pânico quando se apercebe que uma falha técnica ameaça pôr em risco as suas vidas. Os pilotos assim como o resto da tripulação treinados para todas as situações de crise estão absolutamente decididos em tornar aquela viagem no mais agradável possível independentemente das condições adversas a que estão submetidos. E é assim que a viver uma situação limite passageiros e tripulação acabam por se ligar de uma maneira inesperada em que cada um se torna capaz das mais íntimas confissões das suas vidas.

Quando a crise global estourou em todo o mundo, a Espanha foi um dos países que mais saíram afetados e com isso era mais do que obvio que os produtores de lá iriam se empenhar em levar o publico ao cinema para rir um pouco e esquecer-se dos problemas. Nesse quadro, fica difícil imaginar Pedro Almodóvar fazendo uma comedia, principalmente após o seu ultimo lançamento, o pesadão A Pele que Habito. Contudo se olharmos para traz, Almodóvar começou com filmes bem humorados como Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos, que alias, havia sido o filme que lhe garantiria sucesso internacional na época e voltar atualmente as suas raízes seria uma questão de lógica para animar os seus conterrâneos.
Basicamente uma chanchada Espanhola, o filme possui todos os ingredientes habituais do diretor, desde as cores quentes, há inúmeros personagens que vão se interligando uns aos outros na trama, que embora possa parecer absurda em alguns momentos, não deixa de ser bastante divertida. Embora ele já tenha explorado o homossexualismo em outros filmes, aqui talvez seja o seu filme mais gay, embora muito menos explicito, pois o filme se prende ao lado cômico de cada um deles: três comissários como gays, enquanto que o piloto é bissexual e o copiloto é heterossexual, mas infeliz no casamento. Javier Cámara, Carlos Areces e Raúl Arévalo brilham como os comissários gays, rendendo as melhores piadas e situações inusitadas, como quando eles começam a dançar e cantar a clássica musica  “I’m so excited”.
Lola Dueñas, Cecilia Roth, José Maria Yazpik, Guillermo Toledo e José Luis Torrijo representam os principais passageiros do avião, sendo que Lola Dueñas é que se sobressai, ao interpretar uma espécie de sensitiva, que embora com um ar de inocência, seu personagem vai se descascando cada vez mais, de acordo com as situações absurdas que vão surgindo dentro do avião. Ela alias é protagonista da cena mais sensual e inusitada do filme e que não deve nada com relação a outras cenas de sexo que o diretor já faz ao longo da carreira. Infelizmente nem tudo é perfeito nessa pequena obra do diretor, pois ele erra ao criar uma trama paralela em terra firme, que é interligado com um dos passageiros do avião e estrelado pela bela atriz Paz Vega, que embora talentosa, a trama que ela protagonista acaba meio que prejudicando um pouco o ritmo do filme.
Com pequenas, mas importantes participações de Antonio Bandeiras e Penélope Cruz, Os Amantes Passageiros pode até ser classificado nesse momento como uma obra menor do diretor, mas com o tempo, acredito que ganhara status de Cult e porque não dizer também um pequeno clássico da filmografia do diretor. 

Leia mais sobre a carreira e filmes de Almodóvar clicando aqui.

Me sigam no facebook e twitter. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marcelo, tudo bem?
Onde tu assistiu?
Já entrou em cartaz?
Sabe se vai ter Cineterapia hj n Bancários?

Abs

Marcelo Castro Moraes disse...

Oi anonimo
Se tem não me lembro agora

Quanto a esse do Almodovar, como vc pode mesmo ver eu já assisti e esta em cartaz no Barra shopping por exemplo.

LEO disse...

Nunca fui mto fã do Almodóvar... apesar de ter curtido mto o filme: "Áta-me" (q tenho em DVD, mas q comprei mais pela beleza da Victoria Abril: já fui fissurado nessa atriz, rs)!!!

mas fui obrigado a tirar o chapéu pro diretor no ano passado... com o magnífico: "A Pele q Habito" (filme espetacular)!!!

a partir de agora, vou prestar mais atenção nos filmes do Almodóvar, e vou assistir esse novo aí tbm (qdo sair em DVD)!!!

Abs!

Marcelo Castro Moraes disse...

Recomendo muito a filmografia de Almodóvar Leo e nunca é tarde descobrir ela.

Jefferson C. Vendrame disse...

Iai Marcelo, tudo certo?
Gostei do Post, o filme pelo visto me parece ser interessante. Vou ficar atento aos cinemas da minha região.
Valeu a dica.

Grande Abraço!

Marcelo Castro Moraes disse...

Assista o quanto antes Jefferson, pois filmes como esse tende a não ficar muito tempo em cartaz, a não ser que por ai tenha uma cinemateca, que lá sim os filmes como os do Almodovar ficam bastante tempo.