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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Cine Dica: Documentários sobre o cinema e filme polonês em cartaz (28 de novembro a 6 de dezembro)



DOCUMENTÁRIOS CELEBRAM O CINEMA NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS
CRÍTICO JEAN DOUCHET É HOMENAGEADO NA PROGRAMAÇÃO
FILME DE JOVEM POLONESA ENTRA EM CARTAZ

 Torre. Um dia brilhante

A partir de quarta-feira, 28 de novembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta uma nova programação com três documentários que celebram o cinema: Le Scandale Clouzot, de Pierre-Henri Gibert, sobre o mítico cineasta Henri-Georges Clouzot; Jean Douchet L’enfant Agité, de Fabien Hagege, Guillaume Namur e Vincent
Haasser, retrato de um dos principais nomes da crítica e da cinefilia francesa; e Mon Histoire N’est Pas Encore Écrite, de Jacqueline Gozland, um resgate pessoal da história da Cinemateca da Argélia. A programação tem apoio da Aliança Francesa de Porto Alegre.  

Completam a programação quatro filmes favoritos de Jean Douchet com projeção em alta definição: A Rua da Vergonha, derradeira obra do japonês Kenji Mizoguchi, Suplício de uma Alma, de Fritz Lang, Bom Dia, Tristeza, de Otto Preminger e A Bela Intrigante, de Jacques Rivette, em sessão única no domingo, 02 de dezembro,
comentada por Milton  do Prado, coordenador e professor do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos, montador e produtor da Rainer Cine.
Na quinta-feira, 29 de novembro, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio Petrobras o longa-metragem Torre. Um Dia Brilhante, dirigido pela jovem polonesa Jagoda Szelc. O valor do ingresso para os filmes do ciclo de documentários e para as obras favoritas de Jean Douchet é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
O valor do ingresso para Torre. Um Dia Brilhante é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

FILMES

Torre. Um dia brilhante
(Wieża. Jasny Dzień)
um filme de Jagoda Szelc
106 min., 2017, Polônia, DCP
Distribuição: Zeta Filmes

É início de verão e Nina, a filha de Mula,está prestes a celebrar sua Primeira Comunhão e os parentes começam a chegar. Entre eles, Kaja, irmã de Mula e mãe biológica de Nina, que, por alguma razão, permaneceu ausente nos últimos seis anos. Seu retorno desencadeia asansiedades de Mula, que passa a desconfiar de qualquer interação entre Kaja e Nina. A família acredita na reconciliação, mas, para Mula, Kaja retornou com a pretensão de levar a criança embora. Enquanto a presença de Kaja desencadeia mudanças na família, ocorrem uma série de peculiares eventos metafísicos. O medo de Mula cresce e ela deseja se livrar da irmã. Entretanto, há uma razão para o retorno de Kaja.

Le Scandale Clouzot
França, 2017, 60 minutos, HD
Direção: Pierre-Henri Gibert
Hoje, cineastas e grandes artistas reivindicam a influência de Henri-Georges Clouzot. Dotado de uma visão singular do mundo, esse mestre do suspense foi capaz de combinar o grande espetáculo e o estudo sutil dos personagens. Além do mito do diretor tirânico, este filme propõe fazer o retrato contrastado de um visionário, um agitador, um artista contra o sistema.

Jean Douchet L’enfant
Agité
França, 2017, 75 minutos, HD
Direção: Fabien Hagege, Guillaume Namur
e Vincent Haasser
Através do olhar de três jovens
cinéfilos, o documentário segue a trajetória de Jean Douchet e questiona seus
amigos e ex-alunos. Revelando conteúdo sobre o homem e a sua curiosa filosofia
crítica, apresenta sua arte de amar e o objetivo que ele dedicou sua existência.

Mon Histoire N’est Pas
Encore Écrite
Argélia, 2017, 76 minutos, HD
Legendas em inglês
Direção: Jacqueline Gozland.

Enquanto minha mãe e eu estamos fugindo de Constantine dilacerada, por uma terra desconhecida e hostil, tornando-se “pied noirs”, a Cinemateca de Argel almejada por Mahieddine Moussaoui, figura importante da independência argelina, instigando sua política cultural, liderada por Ahmed Hocine e incentivada por Jean Michel Arnold, filho
espiritual de Henri Langlois, nasceu em 23 de janeiro de 1965. Argel corre para ver filmes e conhecer Von Sternberg, Losey, Godard, Nicholas Ray,, Chabrol, Visconti, Chahine, Herzog, Ousmane Sembene, Mustapha Alassane, Med Hondo ...
Jean Michel Arnold deixa Argel em 1970 depois do Festival Pan-Africano. Boudgemâa Kareche continua este trabalho de transmissão e conservação da cinematografia árabe e africana até 2004. ACinémathèque de Argel celebrou o seu 50º aniversário em 2015. Chego em casa para correr atrás dos meus fantasmas.

 Bom Dia, Tristeza
(Bonjour, Tristesse)
Estados Unidos/Reino Unido, 1958, 94
minutos, HD
Direção: Otto Preminger
Paris. Cecile (Jean Seberg) tenta se divertir para esquecer a tristeza que se apossou dela. Esta tristeza teve origem no último verão, quando seu pai, Raymond (David Niven), um viúvo rico que só pensava em se divertir, viajou para a Riviera Francesa acompanhado por sua amante, Elsa Mackenbourg (Mylène Demongeot) e Cecile.

A Rua da Vergonha
(Akasen Chitai)
Japão, 1956, 87 minutos, HD
Direção: Kenji Mizoguchi
A trajetória e histórias de vida de diversas prostitutas se encontram nos arredores de um famoso bordel em Tóquio, no Japão. A "Terra dos Sonhos", como era conhecida a casa, abrigava diversos dramas que são trazidos à luz. Cópia: Versátil Filmes.

Suplício de uma Alma
(Beyond a Reasonable Doubt)
Estados Unidos, 1956, 80 minutos, HD
Direção: Fritz Lang
Susan, que é contra a pena de morte,convence seu futuro genro Garrett a assumir a culpa por um crime, para explorar os meandros do sistema penal americano. Ela promete salvá-lo, com provas cabais de sua inocência, depois de conseguir as informações.

A Bela Intrigante
(La Belle Noiseuse)
França, 1991, 229 minutos, HD
Direção: Jacques Rivette
O pintor Edouard vive recluso em sua casa de campo em uma cidadezinha francesa. Quando recebe uma visita do jovem artista Nicolas com sua namorada Marianne, Edouard resolve voltar a pintar um quadro inacabado: “A Bela Intrigante”, tendo Marianne como modelo. O processo criativo pelo qual o pintor passa faz com que não  apenas a sua vida mude, mas a de todos ao seu redor. Livre adaptação de A obra­-prima ignorada, de Honoré de Balzac, A Bela Intrigante é um filme sobre a arte, seus limites e dificuldades. Sessão comentada por Milton do Prado, coordenador e professor do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos, montador e produtor da Rainer Cine.Cópia: Versátil Filmes.

GRADE DE HORÁRIOS
28 de novembro a 6 de
dezembro de 2018

28 de novembro (quarta-feira)
14h – Rua da Vergonha
16h – Jean Douchet L’enfant Agité 
18h – Sessão de encerramento do Cine Esquema Novo (Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora)

20h30 -
Premiação do Cine Esquema Novo

29 de novembro (quinta-feira)
16h - Torre - Um Dia Brilhante
18h - Sessão SESC (Aurora 1964)
19h45 – Le Scandale Clouzot
21h - Semana de Portugal (divulgação em breve)

30 de novembro (sexta-feira)
14h - Bom Dia Tristeza
16h - Torre - Um Dia Brilhante
18h – Sessão SESC (Escolas em Luta)
19h30 – Jean Douchet L’enfant Agité 
21h – Projeto Raros (Ó, Sol, de Med Hondo)

1 de dezembro (sábado)
14h – Suplício de uma Alma
16h - Torre - Um Dia Brilhante
18h – Mon Histoire N’est Pas Encore Écrite 
19h30 – Sessão Especial de 40 anos de O
 Franco Atirador (divulgação em breve)

2 de dezembro (domingo)
14h - Semana de Portugal (divulgação em breve)
15h30 – A Bela Intrigante + debate com Milton
 do Prado 21h - Torre - Um Dia Brilhante

4 de dezembro (terça-feira)
18h - Sessão Sesc (Aurora 1964) Leste Oeste
19h30 – Jean Douchet L’enfant Agité 
21h – Abertura oficial da 12º mostra de cinema e direitos humanos

 5 de dezembro (quarta-feira)
18h - Suplício
de uma Alma
19h30 – Le Scandale Clouzot  
20h30 – Semana de Portugal (divulgação em breve)

6 de dezembro (quinta-feira)
14h - Bom Dia Tristeza
16h - Torre - Um Dia Brilhante
18h - Rua da Vergonha

19h30 – Mon Histoire N’est Pas Encore Écrite 
21h - Semana de Portugal (divulgação em breve)

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Cine Dica: Em Cartaz: Excelentíssimos

Sinopse: Documentário registra passo a passo as manobras, procedimentos e movimentações que levaram ao impeachment da presidenta Dilma Roussef, em 2016, focalizando os bastidores do Congresso na ocasião.

 


O documentário O Processo de Maria Augusta Ramos nasceu com a proposta de focar os dois lados da mesma moeda, ou seja, mostrar os "pros" e "contras" com relação ao processo de Impeachment da até então presidenta Dilma Rousseff. Contudo, percebe-se que a oposição quase não aparece na frente das câmeras para se posicionar com relação aos fatos, sendo que somente advogada Janaina Paschoal é que não teve vergonha de se posicionar e dar os seus argumentos (sempre forçados) com relação ao assunto. Já o documentário Excelentíssimos, de Douglas Durte, coloca novamente em foco o pesadelo do impeachment da presidenta Dilma Rousseff e suas consequências, mas focando de forma mais explicitamente possível a oposição da época.
Diretor de Personal Che (2007) e Sete Visitas (2015), Duarte se viu em meio aos eventos quando tinha a intenção de realizar um projeto que focasse o Congresso Nacional a partir de março de 2016. Tendo carta branca para filmar do lado de dentro da instituição, o cineasta acabou embarcando, mesmo de forma indireta, nos eventos que sacudiram aqueles dias e cuja suas consequências ainda são sentidas. Filmado em meio aos poderosos, assim como foi visto no já citado O Processo, o cineasta mais do que nunca foca ao máximo a sua câmera diante do comportamento destes que se dizem representantes do povo, tantos os "pros' como "contras", mas revelando muito mais desses últimos e de que maneira eles faziam manobras em meio aos bastidores do Palácio do Planalto.
Embora esses momentos sejam mais do que conhecidos pelo povo brasileiro, mesmo quando alguns casos foram expostos de forma parcial pela mídia, a obra nos fornece uma  linha do tempo, da qual se inicia com o surgimento gradual da última aparição pública de Dilma, já deposta, recebendo flores na porta do Planalto e volta em flashback para as eleições de 2014, desvendando as manobras do candidato derrotado Aécio Neves, para desconstruir o resultado daquela eleição e colecionando os discursos de líderes da oposição peessedebista para desqualificar o governo, abrindo um leque para a traição do MDB e nascendo assim impeachment.
Assim como O Processo, é possível rever esses fatos no documentário através de capítulos que moldam, de forma dramática, a história política recente de nosso país, como numa espécie de filme de suspense e cujo final já conhecemos infelizmente. E nada mais representativo com relação a essa sensação do que assistir novamente ao fatídico dia 17 de abril de 2016, quando ocorreu a votação para aprovação do impeachment, em 17 de abril de 2016. Com a transmissão ao vivo, o povo brasileiro veio assim a conhecer alguns desses políticos, aonde cada um vinha com um discurso mais hipócrita do que o outro e, por vezes, politicamente incorreto.
Além de registrar essas imagens, sendo que algumas delas se encontram pela internet, o filme se sobressai quando se envereda para algumas entrevistas, sendo algumas delas reveladoras. É o caso de uma conversa com o deputado Carlos Marun (MDB), em que ele admite sem nenhuma vergonha que “faria o impeachment independente do que se usasse como pretexto. “Se dissessem que Dilma roubou um picolé, eu faria o impeachment”, afirma ele descaradamente. Curiosamente ele chama de “loucos”, mesmo que não num sentido em querer julgar, já que eram peças fundamentais para o impeachment, ao juiz Sérgio Moro e ao então presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha.
Esses e outros momentos, vistos em ordem cronológica, terminam no que poderia se chamar num epilogo após impeachment. Excelentíssimos arranca a mascara da real natureza do governo Temer, ao mostrar principais envolvidos em diversos escândalos de corrupção, dos quais se tornaram concretos e muito piores ao governo antecessor. Por fim, Excelentíssimos tem o seu valor ao registrar momentos que entraram, infelizmente, para a história do país e nos fazendo a gente se dar conta que a Caixa de Pandora foi aberta e que dificilmente tão cedo será fechada.       



Onde assisti: Cinebancários. Rua General Câmara, nº 424, centro de Porto Alegre. Horário: 14h30 e 19h.



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Cine Curiosidade: Falando de amor, Bia 2.0 tem tripla estréia com par romântico Maju Souza e Ghilherme Lobo e participação especial da atriz internacional Cris Lopes



Sucesso na 42a. Mostra Internacional de Cinema SP, longa Bia 2.0 estréia dia 05/12 com venda antecipada de ingressos nos Espaços Itaú Cinemas: Augusta em SÃO PAULO com presença do Diretor Cristiano Calegari, equipe do filme e atriz internacional Cris Lopes, em BRASÍLIA com a protagonista Maju Souza e no RIO DE JANEIRO.

O longa metragem Bia 2.0 tem como protagonista  Maju Souza no papel de Bia, que ganhou em 2015 o prêmio de melhor atriz no Festival de Trieste, na Itália, por sua atuação como Iara no filme "O Outro Lado do Paraíso", e interpretou no longa "Cora Coralina - Todas as Vidas a fase jovem da poetisa". Seu último trabalho, lançado em 2017, foi no papel de Solange em "As Duas Irenes". Seu par romântico, Ghilherme Lobo (Dan) dá vida ao palhaço mudo Abraço, ganhou diversos prêmios, entre eles o troféu APCA e o Sesc Film Festival, por seu papel como protagonista no aclamado "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho". Versátil, possui diversas peças em seu currículo, e foi finalista do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem como melhor ator por seu papel no espetáculo "Aprendiz de Feiticeiro". Na televisão, esteve presente na novela "Sete Vidas" e nas minissséries "Felizes para Sempre", "Ligações perigosas" e "Segredos de Justiça", todas da TV Globo.


Com grande elenco, Bia 2.0 também conta com os atores Olivetti Herrera, Jáli Kiárit, Júlio Silvério, Ana Murari, Leonardo Silva, Gabriela Yagui, e a participação especial da atriz internacional Cris Lopes que já protagonizou seriado infanto juvenil na televisão brasileira (como a doce Xuxu na Vila Maluca 2005-2006, indicado a premiação no Chile e nos últimos 5 anos atua no cinema no exterior em outros idiomas com destaque para o longa canadense Freer (Canada/USA). No Brasil, Cris Lopes já atuou em mais de 12 filmes e confirmou mais 03 longas metragens entre eles o longa policial "Metrópole 153 Pela Garantia da Liberdade" contracenando com o ator Jackson Antunes. Cris Lopes estava na Argentina na ocasião das filmagens de Bia 2.0 e retornou ao Brasil para gravar sua participação no longa juvenil a convite do Diretor Cristiano Calegari contracenando com a protagonista Maju Souza nas cenas rodadas em uma floricultura paulistana onde trabalha a personagem Bia (Maju Souza).
Beatriz (Bia), uma jovem de 18 anos, tenta retomar sua vida e sair da fossa após flagrar seu namorado com outra garota. Trabalhando na floricultura de sua mãe, passa seus dias na companhia da gótica Naty e do espalhafatoso Fabiba, e toma coragem para entrar em uma trupe de palhaços amadores que fazem trabalho voluntário. Junto com os Atrupelhados, Bia descobre sua palhaça interior, Tutu, e se apaixona por Daniel, estudante de cinema que vive o palhaço mudo Abraço. Uma viagem colocará esse relacionamento à prova: Bia terá que escolher entre seu sonho de estudar canto na Europa ou ficar com Dan, que está cuidando do pai com câncer de pulmão em estágio avançado. Será que Bia irá desistir de seus planos e desejos por um novo amor?
A direção do longa metragem Bia (2.0) é de Cristiano Calegari e Lucas Zampieri. Cristiano, um dos sócios fundadores da Fat Bear Produções, é cineasta e professor de roteiro.  Foi um dos diretores e roteiristas da segunda temporada da série "Buscando Buskers", exibida pelo canal Sony, e também é criador da série "Os Veteranos", em fase de desenvolvimento. Zampieri é cineasta formado pela Vancouver Film School, no Canadá, e tem passagens por diversas produtoras. O roteiro é de Cristiano Calegari em parceria com Silvia Seles.
Sucesso na 42a. Mostra Internacional de Cinema SP, o filme Bia 2.0 estréia dia 05/12 com venda antecipada de ingressos nos Espaços Itaú Cinemas: Augusta em SÃO PAULO com presença do Diretor Cristiano Calegari, equipe do filme e atriz internacional Cris Lopes, em BRASÍLIA com a protagonista Maju Souza e no RIO DE JANEIRO.

CONFIRA AQUI Trailer de Bia 2.0:
 
GARANTA JÁ O SEU INGRESSO: Itaú Cinema Augusta SÃO PAULO: https://kinorama.co/sessao/bia-2-0-ei-aug01-sp/
 Itaú Cinema RIO DE JANEIRO: https://kinorama.co/sessao/bia-2-0-ei-rio01-rj/
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