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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Cine Dica: Estreia e sessão especial de “Jardim Europa” no CineBancários

 
      “Jardim Europa” estreia na programação do CineBancários no dia 26 de fevereiro (quinta-feira), às 15h, 17h e terá uma uma sessão especial gratuita às 19h do mesmo dia, procedida de um debate com o diretor e cineasta uruguaio Mauro Baptista Vedia e os críticos de cinema Fernando Mascarello e Marcus Mello.
      O filme é produto de um processo de criação que levou 10 meses de ensaio e realizado sem verba e em sistema de cooperativa, foi filmado em 2004, editado entre 2005 e 2008, ganhou edital da Prefeitura de Finalização. O longo processo de criação de personagens, situações e cenas levou Mauro Baptista Vedia a fazer um longa sem roteiro escrito, com o resultado de personagens extremamente paulistas e realistas e interpretações intensas.

SINOPSE:
      “Jardim Europa” conta a história de uma família decadente: A mãe, Eleonora, e seus três filhos já adultos, o escritor Luis Felipe, Ana Luiza e Mariana, que moram em um dos bairros mais ricos de São Paulo, o Jardim Europa, e não querem sair de lá.
      O filho frequenta uma loja de livros usados, onde fica amigo do dono, Juarez, e de seu empregado, Pampolini, sujeito engraçado que mora no bairro operário de Vila Ema, na Zona Leste. Juarez é importunado diariamente pela irmã, Janice e Eleonora começa um romance com Juarez.
      Um dia, o pai da família, o aristocrata e boêmio Alberto, chega em casa no Jardim Europa, depois de estar longe durante vários anos, e se instala sem pedir permissão.

FICHA TÉCNICA:
Brasil, 2013, 77min
Diretor: Mauro Baptista Vedia
Roteiro: Mauro Baptista Vedia
Elenco: Cinthia Zaccariotto, Fernanda Catani, Ester Laccava, Helena Figueira, Horácio Penteado, Marcos Cesana, Laerte Mello, Sílvio Restiffe
Montagem: Michael Ruman.
Direção de Fotografia e Câmera: Rodolfo Figueiredo.
Figurino: Maité Chasseraux
Direção de Arte: Júlio Miquelini
Trilha, composição e Arranjo: Pedro Jaguaribe e Zé Godoy
Som Direto: Kira Pereira
Finalização de Som: Daniel Marquez
Direção de Produção: Andre Scarlatti
Produção de Set: Ludmila Cervenka
Produção Executiva e de Finalização: Luis Dantas
Produção: Kashmir/Plano Geral/ Limiar
Co-produtora: Claudia Jaguaribe
Produção: Mauro Baptista Vedia e Luis Dantas

SITE OFICIAL:

TRAILER:

FOTOS EM ALTA:

GRADE DE HORÁRIOS:
26 de fevereiro (quinta-feira)
15h – Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
17h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
19h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia (Sessão especial com o diretor Mauro Baptista Vedia e os críticos Fernando Mascarello e Macus Mello)
27 de fevereiro (sexta-feira)
15h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
17h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
19h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
28 de fevereiro (sábado)
15h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
17h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
19h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
1º de março (domingo)
15h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
17h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
19h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
3 de março (terça-feira)
15h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
17h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
19h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
4 de março (quarta-feira)
15h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
17h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
19h - Jardim Europa, de Mauro Baptista Vedia
 
Os ingressos podem ser adquiridos no local a R$6,00. Estudantes, idosos, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$3,00.

C i n e B a n c á r i o s
Rua General Câmara, 424, Centro - Porto Alegre | Fone: (51) 34331204

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Cine Dicas: Estreias do final de semana (20/02/15)



Pré Estreias:  

 

Nostalgia da luz

 

Sinopse: Grande Prêmio da Academia Europeia de Cinema 2010 melhor documentário nos festivais de Guadalajara México Toronto Canada e Yamagata Japão. Prêmio da Crítica de Nova York.Em outubro de 2010 Patricio Guzmán recebeu no Festival do Rio o prêmio Fipresci pelo conjunto da obra. Em Atacama lado a lado os grandes observatórios que examinam o universo e os abandonados acampamentos de mineiros de cobre na época de Pinochet transformados em cárcere para presos políticos. Em Atacama o tão distante que quase escapa à vista e só pode ser visto pela lente do telescópio e o tão perto que igualmente quase escapa à vista e só pode ser visto por quem se dispõe a examinar cada grão da areia do deserto. Alexander Kluge criou certa vez no final da década de 1970 no filme A patriota(Die Patriotin) uma imagem da relação do indivíduo com a história: uma professora insatisfeita com a história da Alemanha no século 20 decide com uma pá abrir um buraco no meio do Congresso e escavar até encontrar a verdadeira história de seu país. Guzmán encontrou no deserto de Atacama uma imagem real ainda mais forte: com pequenas pás de jardinagem parentes de presos políticos que morreram nos cárceres que a ditadura de Pinochet montou no deserto vasculham a areia em busca de fragmentos de ossos para por meio de um exame de dna comprovarem que o filho ou o marido ou o irmão que o familiar desaparecido morreu ali nas prisões do deserto de Atacama.



O DUPLO


Sinopse: Agente do governo com vida pouco invejável ganha novo colega de trabalho que é sua cópia fisicamente mas o oposto em personalidade.



 Estreias:

 

Um Santo Vizinho


Sinopse: Recém-chegada a um novo bairro dos subúrbios Maggie é uma mãe solteira que faz o que pode por Oliver o filho de 12 anos. Quando Vincent o vizinho do lado se apercebe que o rapaz fica muito tempo sozinho oferece-se para em troca de dinheiro tomar conta dele depois da escola. Maggie não encontrando melhor solução aceita. O que ela não imaginava era que o seu novo vizinho para além de misantropo e hedonista tinha também uma ideia bastante peculiar sobre como cuidar de uma criança. Determinado a não abdicar do seu modo de vida pouco convencional Vincent resolve levar Oliver com ele nas suas aventuras mostrando-lhe as vantagens do jogo da bebida e dos clubes de strip. Apesar de tudo isso entre os dois estabelece-se uma amizade muito especial que os beneficiará a ambos e os mudará para sempre.



Sniper Americano

 

Sinopse: 7 Indicações ao Oscar incluindo melhor ator com Bradley Cooper e melhor filme.brSniper Americano foi indicado a seis estatuetas do Oscar incluindo Melhor Filme e Melhor Ator com Bradley Cooper.Baseado na história real de Chris Kyle um atirador de elite das forças especiais da marinha americana que matou mais de 150 pessoas durante cerca de dez anos.

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Cine Curiosidade: O Sétimo Filho’, aventura épica com Julianne Moore, tem nova data de estreia no Brasil

‘O Sétimo Filho’, aventura épica com Julianne
Moore, tem nova data de estreia no Brasil


COM PRODUÇÃO DA LEGENDARY E DISTRIBUIÇÃO DA UNIVERSAL PICTURES,
LONGA CHEGA AOS CINEMAS BRASILEIROS EM 12 DE MARÇO
A aventura épica “O Sétimo Filho” (The Seventh Son) é o próximo lançamento da Universal Pictures no Brasil, em 12 de março. Com produção da Legendary Pictures (de “Godzilla” e “300: A Ascensão do Império”), o longa tem direção de Sergei Bodrov. Para mais informações, acesse o pressbook oficial: http://migre.me/oshmH

Com Jeff Bridges, Julianne Moore e Ben Barnes no elenco, a aventura acompanha a história de um guerreiro remanescente de uma ordem mística (Jeff Bridges), que parte à procura de um herói com poderes incríveis: o Sétimo Filho (Ben Barnes). Arrancado de sua vida tranquila de colono, o improvável jovem herói embarca em uma aventura ousada ao lado de seu mentor para combater a rainha da escuridão (Julianne Moore) e o exército de assassinos sobrenaturais que assombram o reino. 

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: SNIPER AMERICANO


Sinopse: Adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, o filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação.


Clint Eastwood é direitista assumido e seus personagens mais famosos do cinema (como o estranho sem nome da trilogia dos Dólares) nada mais são do que uma representação do que ele tem por dentro. Mas vivemos em outros tempos, em que o politicamente correto corre solto, para o bem ou para o mal e aquela imagem de heróis americanos patrióticos se tornaram uma imagem pálida perante o fato que, se deve sim, respeitar todas as nações, mesmo quando elas guardam pessoas violentas e que agem sem pensar nas consequências. No seu mais novo filme como diretor, Sniper Americano nasceu para ser odiado ou defendido, em que dá valor em temas defendido por direitistas americanos, mas que ao mesmo tempo não esconde as consequências por defender tais valores para alguns ultrapassados. 
Chris Kyle (Bradley Cooper) é um texano, criado por um pai severo, mas que o ensinava a defender o mais fraco, não importando as consequências. Tinha o desejo no principio de ser um peão de rodeios, mas ao mesmo tempo cresceu em volta de armas dentro de casa e se tornando então um atirador de elite das forças especiais americanas. Após o 11 de Setembro, Chris decide então com unhas e dentes defender no que ele acredita: acabar com os selvagens que ousaram em tentar destruir o seu país que ama.
O termo “selvagem”, inclusive, é dito algumas vezes pelo próprio protagonista quando esta em missão, como se fosse um caubói do cinema de antigamente que ia matar os índios, antes os grandes vilões dos primeiros anos do cinema. Porém, Eastwood sabe no vespeiro que esta se metendo que, ao mesmo tempo em que coloca na tela um personagem que defende certos valores duvidosos, por outro, coloca ele em dilemas, que o fazem sua saúde mental ficar na corda bamba. A cena em que ele se vê obrigado a matar uma mãe e menino que, revezam segurando uma bomba, é desde já chocante e que abre o filme, mas  ao mesmo tempo ocorre um flashback, mostrando os caminhos que o levaram até ele chegar naquele ponto.
O único caminho para a sua redenção pessoal é buscar uma paz ao lado de seus filhos e da sua esposa (Sienna Miller), mas uma vez que fica em casa, acaba sempre encarando as notícias da guerra na televisão, o que faz então sempre retornar para o outro lado do mundo. Ao longo da projeção, se percebe que a guerra abre caminho para o horror, se tornando uma droga e tudo que resta para o protagonista é seguir exatamente o que o seu pai lhe ensinou, de defender o próximo. O percurso é árduo, violento e fazendo Chris se tornar o mais letal atirador da historia americana (160 mortos no total) e se tornando para os seus colegas uma lenda. 
Clint Eastwood não poupa esforços para fazer o melhor filme de guerra para ele, fazendo das imagens da câmera se tornarem tremulas, como se outro soldado estivesse carregando ela e indo atrás dos seus colegas. Com uma montagem elegante, o filme possui agilidade surpreendente, fazendo com que a gente não sinta as mais de duas horas de projeção. Não faltam momentos de pura tensão e adrenalina: a sequência que ocorre um grande tiroteio em meio a uma tempestade no deserto é desde já fantástica.
Mas se num primeiro momento dá a sensação de dever comprido, o filme não esconde suas sequelas, que vai desde soldados com pernas ou braços amputados, há um estado de mente perturbada devido aos horrores que presenciaram. Chris Kyle acaba se tornando uma pessoa não muito diferente de outros veteranos que vieram de outras guerras (como o do Vietnam), embora não admita em nenhum momento que a culpa é do governo que ele protege. Querendo ou não, Chris Kyle é uma vitima de um país que enriquece com a guerra que, por vezes não pertence a ela, de uma cultura fortalecida pelo medo e que faz com que inúmeras famílias convivam com armas dentro de casa.
É claro que diferente de outros filmes como o documentário Tiros de Columbine, o filme não diz de forma explicita de como é errado esse universo contemporâneo das armas daquele país, mas sim de uma forma bem subliminar: a cena em que o protagonista não esconder um olhar pouco lúcido e brincando com a sua esposa com uma arma carregada, sintetiza como ainda estão despreparados aquelas pessoas que nasceram e cresceram numa sociedade em que se ensinou que, o mais forte sempre é aquele com a arma na mão.
Com a melhor interpretação  de Bradley Cooper na carreira, Sniper Americano é um filme que irá dividir a opinião de tudo e a todos, mas  que ao mesmo tempo irá gera os melhores debates e nascendo então uma boa dose de reflexão.  


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Cine Dica: O Cinema de Quentin Tarantino

Inscrições abertas

.1º Curso Inédito de 2015.


Apresentação

Poucos cineastas são tão amados e odiados quanto Quentin Tarantino. Poucos cineastas têm uma trajetória tão meteórica quanto Quentin Tarantino. Poucos cineastas foram tão influentes para o cinema moderno que geraram imitadores e deram origem a um termo ("tarantinesco").


Laureado pelo sucesso de crítica e público do seu filme de estreia, Cães de Aluguel(1992), o até então desconhecido Tarantino foi catapultado para o sucesso e não tardou a se transformar num dos grandes diretores das últimas décadas. Seu segundo filme, Pulp Fiction (1994), mal estreou e já era considerado uma obra-prima, e nove em cada dez filmes produzidos nos anos 1990 tentavam imitar o estilo descolado e "cool" do novo "muso" do cinema independente.

Com o passar dos anos e dos filmes, Tarantino ao mesmo tempo irritou, pela superexposição, e atraiu, com seus filmes repletos de personagens e diálogos memoráveis e, claro, cenas sangrentas. Mas ao mesmo tempo em que amadurecia seu próprio estilo, o super-cinéfilo Quentin também criou aquilo que podemos chamar de um "cinema hiperlink", em que nomes de personagens, diálogos e situações remetem à própria filmografia do cineasta e a incontáveis outros filmes - alguns bem conhecidos, outros nem tanto (mas que fatalmente retornam à superfície quando são "homenageados" por Tarantino).

Destinado a fãs apaixonados de Quentin Tarantino e também a cinéfilos que querem aprender mais sobre o cinema pós-moderno do diretor (e sua criativa rede de referências e citações que muitos até consideram plágio), o curso oferecerá uma imersão completa na mitologia do realizador, sem esquecer dos diversos filmes e diretores que inspiraram o cineasta a realizar suas obras.


Objetivos
  
O objetivo do curso O Cinema Hiperlink de Quentin Tarantino, ministrado por Felipe M. Guerra, é propor uma análise profunda de todos os filmes escritos e dirigidos por Quentin Tarantino desde a sua malsucedida tentativa de fazer cinema pela primeira vez, com o inédito e nunca finalizado My Best Friend's Birthday(1987), até seu trabalho mais recente, o oscarizado Django Livre (2012). Seu novo longa-metragem, The Hateful Eight, tem lançamento previsto para 2015.


Cada título será abordado detalhadamente, com a exibição de cenas das obras de Tarantino e dos filmes que o inspiraram – pois uma coisa leva à outra, como se realmente existissem hiperlinks em que o espectador vai clicando para ser direcionado a outras "páginas". Também serão discutidas as conexões que os filmes do diretor têm entre si, como o retorno de personagens de um filme em outro, criando elos que revelam que as tramas se passam todas num mesmo "universo tarantinesco". Por fim, veremos também o ator Tarantino em ação nos filmes dos outros, numa faceta menos conhecida e celebrada do ídolo pop.


Temas

Aula 1

* O início de tudo (ou Breve história de Quentin Tarantino)
O sucesso repentino de Tarantino com o lançamento de Cães de Aluguel em 1992 deu origem à lenda urbana de que o jovem diretor teria saído nada (ou detrás do balcão de uma videolocadora) e estreado como diretor de cinema com elogios unânimes da crítica e do público. Mas a realidade é um pouco diferente e muito mais interessante. A infância de Quentin Tarantino como garoto-problema, filho de mãe solteira que cresceu odiando o pai e sonhando em ser ator. Seus empregos como lanterninha de cinema pornô e balconista de videolocadora. A primeira tentativa de fazer um filme em 1983 (Love Birds in Bondage). Sua participação como "limpador de cocô de cachorro" num vídeo de Dolph Lundgren e "imitador de Elvis" num episódio do seriado As Super Gatas. E, por fim, sua verdadeira estreia como diretor - esta fracassada - em My Best Friend's Birthday (1987).

* Os longas "oficiais" da primeira etapa da filmografia de Tarantino.
Uma jornada de Cães de Aluguel a Jackie Brown.

* Os roteiros filmados por outros realizadores.


Aula 2

* O fim de um ciclo (ou "Vou dar uma de Terrence Malick")
Os seis anos sem Tarantino entre Jackie Brown e Kill Bill, seu impacto no cinema da época, os principais imitadores (Joe Carnahan; Guy Ritchie; Gary Fedler; Danny Boyle e Larry Bishop) e as parcerias feitas e desfeitas entre o começo e a virada da década (Robert Rodriguez; Roger Avary; Allison Anders; Alexandre Rockwell e Scott Spiegel).

* A celebração e os sucessos de sua filmografia.
A segunda etapa da sua filmografia (a "retomada"), de Kill Bill a Django Livre.

* As experiências de Quentin Tarantino como ator.

Ministrante: FELIPE M. GUERRA

Jornalista e cineasta independente, apaixonado por Filmes B e obscuros do estilo que Quentin Tarantino adora homenagear em seus filmes. Escreveu textos e matérias para o site Boca do Inferno e criou um blog próprio (Filmes para Doidos) para escrever resenhas sobre o lado B do cinema mundial. Como cineasta independente, manifesta sua admiração pelo estilo tarantinesco. Dirigiu uma comédia confessadamente inspirada no trabalho do diretor (Patricia Gennice, 1998). Recentemente finalizou o curta-metragem O Estripador da Rua Augusta, estrelado por Monica Mattos. Já ministrou o curso "Slasher Movies: Virgens, Mascarados e Litros de Sangue" pela Cine UM.


Curso
O Cinema Hiperlink de Quentin Tarantino
de Felipe M. Guerra


DATA
14 e 15 / Março (sábado e domingo)
HORÁRIO
14h às 16h30
LOCAL
Santander Cultural
(Rua Sete de Setembro, 1028 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO
R$ 70,00
FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO
Sapere Aude Livros
Editora Aleph

APOIO
Santander Cultural

PARCERIA
Espaço Vídeo
Rádio Putzgrila
Papo de Cinema