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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: LIVRE



Sinopse: Após um trágico evento, Cheryl Strayed de 21 anos começa a levar uma vida destrutiva arruinando seu casamento e viciando-se em drogas. Anos depois querendo deixar seu passado para trás ela embarca numa caminhada de 1.770 quilômetros pela Pacific Crest Trail que mudará sua vida. Baseado no livro de memórias Livre A Jornada de Uma Mulher Em Busca do Recomeço de Cheryl Strayed.


Se fôssemos resumir em uma palavra sobre esse filme dirigido pelo diretor Jean Marc Vallée (de Clube de Compras em Dallas) a palavra seria superação. Porém, o filme esta mais para a tentativa da protagonista (Reese Witherspoon) em tentar superar um trauma e matar os seus demônios interiores que o infernizam já algum tempo. O contato do ser humano perante a natureza sempre foi muito bem explorado no cinema e o filme nada mais é que uma encruzilhada de uma pessoa em busca sobre si própria. 
Witherspoon pelo visto está tentando dar uma nova repaginada na sua carreira. Após ter atuado em filmes dispensáveis como Guerra é Guerra e Água para Elefantes, ela enlaçou filmes um tanto que melhores como Amor Bandido, Sem Evidencias e Vicio Inerente. Em livre ela dá mais um novo passo para se livrar do estigma de “namoradinha da América” (que ganhou a partir de Legalmente Loira) e mesmo já tendo ganhando um Oscar por Johnny & June, vemos pela primeira vez uma Reese Witherspoon que desaparece e dando lugar a sua personagem Cheryl Strayed.
Strayed foi a mulher que em 1995 percorreu a trilha de 4.200 Km, que inclui toda a costa oeste dos Estados Unidos, da fronteira com o México até o Canadá, conhecida como "Pacific Crest Trail" Com sem nenhuma experiência de viagem a pé, Straved busca uma espécie de autoconhecimento através da natureza, enfrentando então adversidades, mas que gradualmente vai aprendendo saber como contorná-los. Em meio a isso, ela tenta expurgar um passado nebuloso de dor, envolvido de perdas, drogas e sexo sem controle.
Baseado mais no livro de sobre Cheryl Strayed (que foi um enorme sucesso em 2012) do que os verdadeiros fatos ocorridos, o filme se alterna na jornada da protagonista, com lembranças fragmentadas que ficam espalhadas ao longo do filme. Desses flashbacks, conhecemos a forte relação de amor entre mãe e filha, desde em anos mais dourados, há nebulosos e traumáticos. Interpretando a mãe da protagonista, Laura Dern (indicada ao Oscar de atriz coadjuvante) rouba a cena toda vez que ela surge. Mesmo com os problemas da vida, a personagem de Dern é o que dá energia para a personagem de Witherspoon seguir adiante, mas no momento em que ela sai de cena, ficamos cientes da dimensão, dependência e amor que sentia por ela.
Devido a esses fatos, ficamos conscientes do porque da protagonista em querer fazer essa viagem. Porém, não fica muito claro se esse momento traumático foi o suficiente para destruir o seu próprio casamento, já que a relação da protagonista com o marido (Thomas Sadoski) não é suficientemente explorada, limitando em alguns flashbacks com eles e algumas palavras através de cartas. A meu ver ele acaba se tornando um personagem dispensável, principalmente com o fato que tanto a tristeza e felicidade da protagonista são movidas pela imagem de sua mãe.
Apelidado de Na Natureza Selvagem com saías, Livre é muito mais do que isso, pois mostra a jornada de uma pessoa em busca de tentar entender qual é o seu lugar no mundo após deixar para trás as pessoas que amava e tentar descobrir se consegue viver sem elas. As lembranças nos trazem alegrias, porém tristezas, mas são com elas que seguimos em frente.    



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Cine Curiosidade: Universal Pictures divulga segundo trailer de ‘O Garoto da Casa do Lado’

COM PRODUÇÃO E ATUAÇÃO DE JENNIFER LOPEZ, O THRILLER
PSICOLÓGICO CHEGA AOS CINEMAS BRASILEIROS EM 26 DE MARÇO
O suspense “O Garoto da Casa ao Lado” (The Boy Next Door) acaba de ganhar segundo trailer oficial, já com legendas em português. Para assistir ao novo trailer, acesse o link: http://migre.me/ocg1G
Dirigido por Rob Cohen, de “Velozes e Furiosos” e “A Múmia: Tumba do Imperador Dragão”, o longa tem distribuição da Universal Pictures e data de estreia confirmada para 26 de março de 2015. A produção, que tem Jennifer Lopez, Ryan Guzman, John Corbett, Ian Nelson e Kristin Chenoweth no elenco, explora a atração proibida entre uma mulher divorciada e um vizinho mais jovem, em um relacionamento que vai além dos limites.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)



Sinopse: No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.


Pegamos um exemplo básico: se eu simplesmente escrever a minha critica sobre esse filme, no máximo ela alcançará umas cem visualizações hoje na minha pagina. Porém, se eu terminar ela e andar nu na avenida Ipiranga de Porto Alegre e segurando um cartaz com os dizeres “leem a minha critica seus filhos da p..” com certeza eu terei no mínimo umas noventa mil visualizações hoje.
Começo a minha critica dessa forma pensando sobre o homem atual, com seu talento para dar e vender, tentando escrever os melhores textos ou interpretando os melhores personagens no palco. Contudo, se surge um garoto que sofre um pequeno acidente com o skate e grita um palavrão devido a isso, ele será muito mais famoso hoje postando esse momento no youtube do que um profissional da área da cultura que deu o sangue ao longo dos anos para nos passar algo mínimo criativo. Vivemos numa época em que o absurdo, voyeurismo, redes sociais e filmes com roteiros mastigados, para serem vistos pela massa cinéfila, dominam o mercado de entretenimento em proporções irreversíveis e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) é o melhor filme do momento que sintetiza esse mundo contemporâneo que vive num verdadeiro cataclismo.
Tendo surpreendido em filmes como 21 Gramas e Babel, Alejandro González Iñárritu não mede esforços para apontar o dedo em todo o lugar que mereça uma analisada e uma critica ácida. Em seu filme, Thomson (Michael Keaton) já foi um grande astro do cinema no passado, ao interpretar um famoso super herói de HQ, mas no momento que desiste da cine série, vê sua carreira ir para o espaço. Tentando uma volta por cima na carreira, o protagonista dirige, roteiriza e atua numa peça teatral na Broadway, mas o mundo do entretenimento de hoje, mais uma estranha voz que manda fazer algo que ele não quer, faz com que a qualquer momento seus planos deem tudo errado.
O refrão “arte imita a vida” se encaixa perfeitamente nessa obra, mais precisamente caindo no colo de Michael Keaton: após ter atuado em dois filmes do Batman na virada dos anos oitenta para os noventa, o ator se viu na participação de filmes que caíram no esquecimento e sendo somente lembrado como o ex-ator do homem morcego. Talvez o que vemos em Birdman é mais do que uma interpretação, mas sim as frustrações que são postas para fora de um grande ator que, se viu mastigado pela indústria, mas que busca uma redenção para a sua carreira e para sua própria vida pessoal.
Sendo assim, a trama já no início nos bombardeia com piadas de humor negro e criticas contra a própria Hollywood que, na visão pessoal do cineasta, vive hoje de franquias de super heróis e que prendem inúmeros talentos a elas que, por bem ou por mal, tentam conseguir um reconhecimento pelos olhos da massa. Thomson se tornou um indivíduo que se recusa a se vender a esse sistema novamente, mas o mundo de histórias fáceis e redes sócias, com as suas notícias e vídeos instantâneos, lhe fazem ficar num beco sem saída que, lhe poderá arruiná-lo, mas que poderia sair beneficiado. Não se vender ao sistema, mas não lutar contra ele seria uma derrota que poderia sair daí uma vitória? É uma realidade estranha, mas real, no qual vivemos nela e que o cineasta nos joga bem na nossa cara!
Esse duelo interior e exterior que o protagonista enfrenta nos proporciona momentos de puro delírio visual, que por vezes nos confunde, mas que rapidamente nos faz entender o que esta acontecendo na nossa frente. Tem-se então, não somente uma critica verbal contra o sistema, como também visualmente, onde delírios e realidade do protagonista caminham de mãos dadas até chegar ao seu verdadeiro ápice. Atenção para a cena onde Thomson caminha pela rua, discutindo com o seu eu interior (mas precisamente Birdman) e nos proporcionando um dos momentos mais belos e imprevisíveis do cinema desse ano.
Antes mesmo desse momento sublime, Alejandro González dá uma verdadeira aula de plano-sequência que, se por um lado ele não inova, por outro ele faz disso algo bem criativo. A todo o momento a sua câmera esta em busca de algo, como se houvesse um desejo de bisbilhotar o que acontece nos bastidores da peça a cada momento e destrinchando o lado frustrado e alienado dos astros e dos que trabalham nesse ramo. Embora perceptível o pulo do tempo em algumas cenas, o cineasta com certeza buscou inspiração de outros diretores que se arriscaram a fazer tamanho feito com os planos-sequências, como no caso do de Alfred Hitchcock quando fez o seu Festim Diabólico.
Com a câmera que vai a busca do que acontece por detrás das cortinas de uma peça, acabamos conhecendo personagens coadjuvantes tão frustrados, que pensam somente em si, quanto o próprio protagonista: o ator que surta a cada momento (Edward Norton), a atriz que busca a realização de um sonho de estabilizar profissionalmente na Broadway (Naomi Watts), o agente do protagonista que busca sempre uma forma melhor de sair lucrando (Zach Galifianakis) e a filha deslocada (Ema Stone) do protagonista que, busca uma reconciliação com o pai, mas ao mesmo tempo terá que matar os seus próprios demônios interiores.
Personagens reais que, embora com talentos nas veias, são frustrados com a vida, mas que buscam um lugar nesse mundo concorrido, em que surgem a todo o momento celebridades instantâneas, mas que logo são esquecidas e substituídas por celebridades piores ainda. Uma trama que nos faz pensar e nos perguntar qual é o nosso papel nesse mundo louco, independente de qual profissão você exerça, pois no fundo você deseja um lugar ao sol para voar e sem se preocupar. Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) é isso e muito mais do que se possa imaginar.
  

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Cine Curiosidade: Vídeo mostra visita de Stephen Hawking ao set de ‘A Teoria de Tudo’

Vídeo mostra visita de Stephen Hawking ao set de ‘A Teoria de Tudo’
O CIENTISTA FOI CONFERIR DE PERTO A PRODUÇÃO DO FILME QUE CONTA PARTE DE SUA HISTÓRIA, COM ESTREIA MARCADA PARA 29 DE JANEIRO
Um novo vídeo promocional de “A Teoria de Tudo” (The Theory of Everything) mostra a visita que o físico britânico Stephen Hawking fez ao set do longa de James Marsh, que chega aos cinemas brasileiros em 29 de janeiro com distribuição da Universal Pictures. O longa é baseado na autobiografia de Jane Wilde, com quem Hawking foi casado por mais de 20 anos e de quem se separou em 1991. Para assistir ao vídeo, acesse: http://migre.me/o9x8R
Hawking visitou o set durante as filmagens da cena do Baile de Maio, a que ele e Jane foram juntos, na época da faculdade. “Fiquei surpreso que uma grande produtora de cinema quisesse fazer um filme a meu respeito. A cena do Baile de Maio foi espetacular, especialmente os fogos de artifício”, diz Hawking no vídeo. O ator Eddie Redmayne, que venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator por sua interpretação e foi indicado ao Oscar na mesma categoria, conta o que sentiu com a presença do cientista no set: “Senti uma mistura incrível de medo e muito orgulho por ele ter vindo nos visitar”.

Para mais informações sobre o filme, baixe o pressbook oficial:http://migre.me/mHCyr
Trailer #1: https://www.youtube.com/watch?v=SbUVNHdPE4w
Trailer #2: http://www.youtube.com/watch?v=0OL0bYNL0E0&feature=youtu.be

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Cine Especial: A INSUPERÁVEL MERYL STREEP



Nos últimos anos, sempre quando é anunciada  à lista aos indicados ao Oscar,  novamente Meryl Streep se encontra entre as indicadas, seja de atriz principal ou coadjuvante. Neste ano não foi diferente, sendo indicada pelo filme Caminhos da Floresta, obtendo então sua 19ª indicação (sendo vencedora de três estatuetas) e batendo o seu próprio recorde. Tão cedo, é claro, outra atriz não irá chegar há essa marca.
Numa carreira de um total de 50 filmes no currículo, fica até difícil selecionar qual o seu melhor desempenho. Pensando nisso, solto abaixo um top 5 das performances das quais ela mais me impressionou.



 1º) A Escolha de Sofia (1982) 

 

Filmes sobre os horrores do campo de contração em que judeus eram massacrados por nazista tem aos montes. Porém, os melhores se destacam por sempre se diferenciarem um do outro e nessa produção do início dos anos 80, Meryl Streep interpreta uma polonesa que sofre por guardar um terrível segredo que lhe marcou durante o terrível período durante a 2ª Guerra Mundial. Streep nos brinda com uma das mais fortes interpretações de sua carreira e capaz de dilacerar o coração de qualquer um que assiste. Oscar de melhor atriz.     

 

2º) Kramer vs. Kramer (1978)


Numa época em que ainda havia certo conservadorismo quando o assunto era sobre divórcio, Streep surpreende, num papel corajoso, em que interpreta uma mulher que, ao perceber que não aguenta mais a vida profissional do marido (Dustin Hoffman), sai de casa, deixando Billy (Justin Henry), o filho do casal. É claro que num primeiro momento ficamos bravos com a personagem, mas gradualmente nós a compreendemos, graças novamente a interpretação da atriz que faz a diferença. Atenção para a cena em que os personagens de Streep e Hoffman discutem num restaurante, simplesmente espetacular o fim dessa discussão. Oscar de atriz coadjuvante.   

 

 3º) Dúvida (2008)

O embate de dois grandes astros na tela sempre nos rende grandes momentos na história do cinema. Ao interpretar uma diretora de escola que, desconfia que o padre local (Philip Seymour Hoffman) possa ter abusado sexualmente de um dos seus alunos, se inicia então um duelo verbal onde ambos tentam descascar um do outro os seus pontos fracos interiores. Sreep e Hoffman se digladiam em diálogos soberbos, onde um não supera o outro e em ambos os casos se fica realmente a dúvida de quem estava certo.   



 4º) O Diabo Veste Prada (2006)

Esse é um belo exemplo de uma personagem que, era para ser coadjuvante, mas acabou virando principal e somente Meryl Streep conseguiria esse tal feito. Ao interpretar a principal executiva da revista Runaway Magazine, uma das principais revistas de moda de Nova York, Streep rouba a cena de Anne Hathaway que, na época estava no auge com o filme Diário de Princesa, mas o seu talento não foi o suficiente para ofuscar o desempenho da veterana.



5º) Álbum de família (2013)

Um encontro de gerações, para a criação de uma trama, em que a reunião de uma família, acaba se criando uma série de eventos que irá colocar para fora os problemas de cada um deles. Streep novamente dá o show, mas surpreendentemente é Julia Robert que, desde Closet, não havia nos apresentado um bom desempenho nas telas, mas talvez graças à presença da veterana atriz, ela consegue se superar e ambas nos brindam com uma espetacular cena da reunião de família na mesa.



Filmografia completa: 


2014 - Into the Woods

2014 - The ExpendaBelles

2014 - The Giver

2014 - The Good House

2013 - Álbum de Família

2012 - Radioman

2012 - Um Divã para Dois

2011 - A Dama de Ferro

2009 - Julie & Julia

2009 - O Fantástico Sr. Raposo

2009 - Simplesmente Complicado

2008 - Dúvida

2008 - Mamma Mia! - O Filme

2007 - Ao Entardecer

2007 - Leões e Cordeiros

2007 - O Suspeito

2006 - A Última Noite

2006 - Dark Matter

2006 - O Diabo Veste Prada

2005 - Lucas, um Intruso no Formigueiro

2005 - Terapia do Amor

2004 - Desventuras em Série

2004 - Sob o Domínio do Mal

2003 - Ligado em Você

2002 - Adaptação

2001 - A.I. - Inteligência Artificial

2001 - As Horas

1999 - Música do Coração

1998 - A Dança das Paixões

1998 - Um Amor Verdadeiro

1997 - Pela Vida do Meu Filho

1996 - Antes e Depois

1996 - As Filhas de Marvin

1995 - As Pontes de Madison

1994 - Os Simpsons - Temporada 6

1994 - O Rio Selvagem

1993 - A Casa dos Espíritos

1992 - A Morte lhe Cai Bem

1991 - Um Visto Para o Céu

1990 - Lembranças de Hollywood

1989 - Ela é o Diabo

1988 - Um Grito no Escuro

1987 - Ironweed

1986 - A Difícil Arte de Amar

1985 - Entre Dois Amores

1985 - Plenty - O Mundo de Uma Mulher

1984 - Amor à Primeira Vista

1983 - Silkwood - O Retrato de Uma Coragem

1982 - A Escolha de Sofia

1982 - Na Calada da Noite

1981 - A Mulher do Tenente Francês

1979 - A Vida Íntima de um Político

1979 - Manhattan

1978 - Kramer vs. Kramer

1978 - O Franco Atirador

1977 - Julia

1977 Temporada Mortal


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