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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cine Especial: CINEMA COREANO: OUSADIA, ESTILO E INOVAÇÃO: Parte 2


No dia 11 de Outubro eu estarei me encaminhando para minha 40ª participação nos cursos do Cena Um. Na próxima aula o tema será “Cinema Coreano: Ousadia, Estilo e Inovação” que será ministrado pelo ator, diretor, produtor executivo na área teatral e pesquisador e estudioso do cinema asiático Sandro Schmitz dos Santos. Enquanto o dia da atividade não chega, por aqui eu estarei postando sobre os filmes que eu assisti desse cinema inovador e corajoso que estourou no início do século 21. 

 

Sede de Sangue

 

Sinopse: Sang-hyeon (Song Kang-ho) é um padre que se tornou voluntário de um projeto secreto de desenvolvimento de vacinas. Seu intuito é ajudar a salvar vidas, ameaçadas por um vírus mortal. Porém durante o experimento ele é infectado e morre. Quando recebe uma transfusão de sangue de paradeiro desconhecido, ele volta à vida mas se torna um vampiro. Sang-hyeon está agora dividido, entre o desejo carnal por sangue e sua fé, que o impede de matar.

A mania Crepúsculo deu origem há uma febre sem precedentes de filmes e livros de vampiros de uma maneira jamais vista, mas como todo o gênero sempre existe os altos e baixos como a própria saga Crepúsculo. Mas o vampirismo não fica somente restringido nos EUA, sendo que na Suécia tivemos Deixe Ela Entrar, elogiado filme de terror que ganharia posteriormente sua versão americana e para a surpresa de todos, um filme de vampiro vindo da Coréia do Sul. Park Chan-wook, descoberto ao redor do mundo graças a sua segunda parte de sua trilogia de vingança (Old Boy) acabou não só sendo reconhecido lá fora como fez que o mundo voltasse para o cinema Coreano e com isso outros títulos vieram a ser conferidos no ocidente como O Hospedeiro e Mother: A procura da verdade. Aqui, Park faz sua visão do mundo dos vampiros da sua maneira, mas sem ignorar as características convencionais de um filme desse gênero. Contudo, espere todas as características do diretor, como jogo de câmera, terror psicológico e muito, mas muito sangue. Para os fãs de Crepúsculo acostumados com os vampiros bonzinhos, Sede de Sangue pode acabar sendo um verdadeiro soco no estômago, mas serve como alivio para os fãs que esperam um filme de vampiros com o mais puro terror e ao mesmo tempo de uma forma totalmente original.



Zona de Risco



Sinopse: Na fronteira das duas Coréias, dois soldados são assassinados misteriosamente. Responsável por investigar o incidente, o Major Sophie E. Jean (Yeong-ae Lee) procura provas que levem aos culpados. Durante a investigação, os depoimentos se mostram inconsistentes e algo parece não se encaixar. A verdade é muito mais simples e trágica do que o Major imagina.

O filme mais famoso de  Chan Wook Park sempre será Oldboy de 2003. Porém, antes do sucesso mundial, Park, também já tinha prestigio em seu país, e por toda Ásia, graças à Zona de Risco. A trama mostra soldados da fronteira entre Coréia do Norte e Sul, que cultivam uma amizade enorme, independente de seus ideais, e de suas pátrias.
Mas em uma fatídica noite de Outubro, dois soldados norte coreanos são mortos e abala a paz da região. O mistério permanece. Uma suíça é encarregada de assumir o caso. Ela trabalha para Forças dos Países Neutros.
Inteligente e ágil, o filme prende atenção com seu suspense, ação e drama, que retrata a amizade proibida de quatro soldados, que em meio ao clima tenso, conseguem se firmar em uma bela amizade. A pergunta fica é: porque das guerras? Porque desse eterno duelo entre as duas pátrias, que só foram separadas após a Guerra da Coréia? As perguntas ficam no ar e nos faz refletir sobre esse grande vazio. Em meio ao caos eles abriram uma brecha e uma esperança.




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Cine Dica: Em Cartaz: O Último Concerto



Sinopse: Um dos membros de um dos quartetos de cordas mais famoso do mundo é diagnosticado com uma doença mortal. Com o futuro do grupo em perigo, os quatro preparam sua última apresentação, trazendo à tona os amores e desafetos criados em 25 anos de parceria.

Em sua primeira incursão em um filme de ficção, o documentarista Yaron Zilberman cria uma singela história de amor e amizade de quatro pessoas, cuja a música clássica faz com que eles se vejam unidos, mesmo nos momentos mais difíceis  A trama explora os aspectos piscologísticos mais profundos de cada um deles, em destaque ao personagem Peter Mitchell, interpretado com maestria pelo ator Christopher Walken, que se vê numa realidade dura, ao saber que tem a saúde debilitada e que parar de tocar violino é só uma questão de tempo. As coisas pioram, quando  Robert e Juliette (Philip Seymour Hoffman e Catherine Keener) tem o seu casamento posto em cheque e como se não bastasse, a filha deles começa ter um caso com Daniel (Mark Ivanir). 
Todos esses obstáculos servem somente para aumentar ainda mais a união dos quatro, mesmo que todos acabam saindo machucados sentimentalmente, mas é então que eles se dão conta, que não se podem viver um sem o outro. Embora sirva apenas como pano de fundo em alguns momentos, a musica clássica tocada por eles rouba a cena toda vez que surge, principalmente no ato final, que reserva momentos emocionantes e define cada um deles como eles realmente são.
Para os amantes da musica clássica, é um prato cheio.



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segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: GAROTA EXEMPLAR



Sinopse: No dia em que completa cinco anos de casado Nick Dunne descobre que sua esposa Amy havia desaparecido sob circunstâncias misteriosas. Logo a polícia e a mídia começam a desconfiar do casamento perfeito demais e passam a apontar Nick como o principal suspeito. Suas mentiras e seu comportamento estranho só pioram a sua situação. Mas o que terá realmente acontecido com Amy? Baseado no best-seller de Gillian Flynn que assina também o roteiro o longa marca a primeira parceria entre o diretor David Fincher (Clube da luta A rede social) e o astro Ben Affleck (Argo Procura-se Amy).

Vivemos atualmente numa realidade em que o modelo de casamento se encontra falido. A mídia cada vez mais se torna um vampiro esfomeado em sugar o sangue de determinado assunto até ultima gota. São comuns esses dois assuntos se cruzarem na TV, pois inúmeras celebridades vivem casando, terminando e se tornando uma fonte de inúmeras fofocas inesgotáveis.
No mais novo filme de David Fincher (Clube da Luta) se vê um retrato desses dois assuntos pintados em nosso mundo contemporâneo e o resultado não poderia ser dos mais engenhosos. Baseados na obra de Gillian Flynn (que também assume o papel de roteirista), assistimos ao casal de protagonistas Nick e Amy Dunne. Após um casamento dos sonhos, eles se veem obrigados a deixar a vida em Nova York para mudarem para Missouri após a notícia de que a mãe de Nick está com câncer. No dia em que comemoram o aniversário de casamento, o sujeito retorna para casa para encontrar o lugar revirado. Ele não consegue encontrar a esposa e logo chama a polícia.
É aí que o filme nos presenteia com o resultado de uma soma de inúmeros ingredientes: casamento falido+crime+mídia = circo inesgotável, onde todos desejam se beneficiar no assunto e se tornando um verdadeiro reality show de proporção nacional. O filme não cai na vala comum assim como foi determinados filmes de suspense, mas sim se constrói uma enorme cebola, na qual vai se descascando e fazendo com que cada pensamento que nós construímos no decorrer do filme vai para o ralo. Isso acontece graças ao fato do filme ir e voltar no tempo, se criando uma verdadeira teia de eventos em que vai revelando a verdadeira natureza do casal central.
Falar mais sobre o que acontece no decorrer do filme seria como estragar inúmeras surpresas maravilhosas e imprevisíveis. O que eu posso dizer é que novamente o cineasta acertou na mosca em repetir a sua parceria com o montador Kirk Baxter e com os compositores da trilha sonora, Trent Reznor e Atticus Ross: responsáveis pelo belo trabalho que criaram em A Rede Social, Baxter, Reznor e Atticus mostram uma verdadeira aula de como se faz a musica se casar perfeitamente com uma montagem frenética, contagiante e que dá vontade de gritarmos um “olé”.
Isso só melhora ainda, quando a trama foca num determinado flashback (moldado também pela bela fotografia de Jeff Cronenweth), onde a protagonista é Amy Dunne. Trilha, montagem e mais o desempenho da atriz Rosamund Pike (Orgulho e Preconceito) nos brinda no que talvez seja o melhor momento do filme (e talvez do ano). Só por essa sequência  Rosamund Pike nos brinda com um desempenho único, em que mostra a real natureza de sua personagem e que nós da uma dica que o melhor estará por vir no decorrer do filme. Depois disso, não indicar a atriz para o próximo Oscar seria a maior injustiça dos últimos anos. 
Bem Affleck por sua vez não fica muito atrás. Renascido na carreira após o premiado Argo, o astro nos presenteia com uma interpretação competente, em que o seu jeito pouco expressivo se encaixa com o seu personagem, em que por muitas vezes não sabe lidar com a situação em que está vivendo. O circo erguido pela mídia com relação a sua imagem e sua esposa, lhe colocam em um dilema em querer se beneficiar com aquilo tudo, ou desvencilhar da sua imagem cada vez mais  arranhada e posteriormente suspeita.
Os coadjuvantes não ficam muito atrás e todos possuem desempenhos marcantes. O que mais se destaca entre eles é realmente Neil Patrick Harris (Tropas Estelares) que ao interpretar um antigo amor de Emy, ele se apresenta como uma pessoa patética, mas que não se deve subestimá-la. Pode-se dizer que ele, mesmo de forma indireta, irá colocar ponto final em todos os eventos mostrados na trama, mas não espere final feliz por nenhuma das partes.
O final é digno de nota, pois ele sintetiza o lado hipócrita, tanto de uma mídia que vende uma imagem fictícia de uma pessoa, como também o desejo louco de passar a imagem do casal perfeito no mundo de hoje. Tem-se então um retrato de pessoas presas pela sua imagem, que embora não desejam estarem naquela posição, dizer também que não quer seria um verdadeiro um tiro no pé. Pessoas que alimentam a mídia, mas ao mesmo tempo se alimentam por ela. David Fincher acerta novamente.


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sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cine Especial: CINEMA COREANO: OUSADIA, ESTILO E INOVAÇÃO: Parte 1



 No dia 11 de Outubro eu estarei me encaminhando para minha 40ª participação nos cursos do Cena Um. Na próxima aula o tema será “Cinema Coreano: Ousadia, Estilo e Inovação” que será ministrado pelo ator, diretor, produtor executivo na área teatral e pesquisador e estudioso do cinema asiático Sandro Schmitz dos Santos. Enquanto o dia da atividade não chega, por aqui eu estarei postando sobre os filmes que eu assisti desse cinema inovador e corajoso que estourou no início do século 21.  

 PARK CHAN-WOOK E SUA TRILOGIA VINGATIVA

MR. VINGANÇA

Sinopse: Ryu (Shin Ha-Kyun) é surdo-mudo. Sua adorada irmã precisa com urgência de um transplante de rim. Na ausência de doadores compatíveis, Ryu recorre ao mercado negro, mas é trapaceado e perde todas suas economias, bem como o próprio rim. Ryu então é convencido por sua namorada a seqüestrar a filha de 4 anos do empresário Dong-Jin (Song Kang-Ho) para custear a cirurgia de transplante. Mas o seqüestro não funciona como esperado: a irmã de Ryu se suicida e a menina raptada morre afogada. Sem outros motivos para viver, Dong-Jin e Ryu vão preparar implacáveis planos de vingança um contra o outro.



Iniciando a trilogia sobre vingança, o filme trata de vários aspectos além de simplesmente a vingança única e claramente, pois faz uma crítica ao tráfico de órgãos, seqüestro e como uma pessoa pode vir a fazer o impensável para ajudar um ente querido.O interessante no roteiro de Wook-Park é a criatividade, não vista só nesse filme mas em todos os outros da “série”.
Percebe-se que não só um personagem procura vingança nos três filmes. Enfim, o filme tem uma direção ótima para um diretor “estreante” no cinema mundial e consegue não só passar cada protagonista como sendo um mero personagem, mas sim cada um como sendo individualmente um ser a ser explorado mostrando suas emoções durante o filme.

  
 OLDBOY

Sinopse: 1988. Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma TV ligada, no qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa, o que faz com que tente o suicídio. Sem obter sucesso, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

 


A ‘escola Tarantino’ ultrapassou fronteiras e chegou à Coréia do Sul no início do século 21. “OldBoy” é uma das melhores produções que lembram o estilo do diretor norte-americano. Vingança, submundo e muita violência são os ingredientes deste longa ousado, perturbador e espetacularmente subversivo.
O longa tem uma linha narrativa independente e não precisa de seu antecessor para o entendimento da história. “OldBoy” é um ‘soco na mente’ do espectador. A começar pelo ótimo roteiro baseado em um mangá japonês que é repleto de mistério, reviravoltas e violência, tanto física como psicológica.
A trama, que lembra o conceito de “1984” e a subversão de “Laranja Mecânica”, expõe o sentimento humano à ambigüidade, à represália e à insanidade e de uma forma densa, dramática e amorosamente desesperançosa. A boa fotografia, que faz da opressão algo artístico, e a atmosfera underground ditam o ritmo do longa até o clímax surpreendente e fazem o espectador apreciar uma das experiências mais perturbadoras do cinema. Destaque para a antológica cena de luta em um estreito corredor filmado em plano-sequência. 


LADY VINGANÇA


Sinopse: Aos 19 anos Lee Geum-Ja (Lee Yeong-Ae) é condenada a 13 anos de prisão pelo seqüestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek (Choi Min-Sik). Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante. Treze anos depois ela sai da cadeia e, com a ajuda de algumas ex-colegas da prisão, encontra Srr. Baek e põe em prática seu minucioso plano. 

Fechando a trilogia da vingança, os momentos mais fortes de Lady Vingança são aqueles que você simplesmente não vê. É o poder da sugestão no cinema e a confiança do diretor na platéia. A violência neste filme é sufocante, mas quase nunca revelada. E ainda assim, muita gente não consegue olhar para a tela. E talvez, o cinema jamais tenha sido tão contundente ao denunciar crimes contra crianças. Não há banalização da violência, mas o cineasta não deixa de mostrar como a mídia se encarrega disso. O que também impressiona em Lady Vingança é como Park Chan-Wook consegue extrair beleza e sensibilidade de um tema tão difícil. Provavelmente, o filme nunca teria saído deste jeito se fosse bancado por um estúdio de Hollywood. 

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Cine Dicas: Estréias do final de semana (03/10/14)

Garota Exemplar
Sinopse: No dia em que completa cinco anos de casado Nick Dunne descobre que sua esposa Amy havia desaparecido sob circunstâncias misteriosas. Logo a polícia e a mídia começam a desconfiar do casamento perfeito demais e passam a apontar Nick como o principal suspeito. Suas mentiras e seu comportamento estranho só pioram a sua situação. Mas o que terá realmente acontecido com Amy? Baseado no best-seller de Gillian Flynn que assina também o roteiro.
O Estudante


Sinopse: Quando Roque (Esteban Lamothe) ingressa na Universidade de Buenos Aires, ele não tem muito interesse em assistir às aulas. Ele só presta atenção na bela professora Paula (Romina Paula), uma jovem funcionária muito engajada na política universitária. Por chamar a atenção dela, Roque decide apoiar as reivindicações estudantis.

Candidato Honesto
Sinopse: Leandro Hassum é um político muito popular e muito desonesto. Mente para mulher mente pros colegas mente pro seu eleitorado. 2014 é ano de eleição para presidente da república. Nosso Deputado é candidato e com fortes chances de ser eleito. Na véspera de um grande comício ele cai no chão e quando se levanta algo estranho acontece. Ele não consegue mais mentir. Como nosso deputado vai lidar com sua nova situação ética?


O Último Concerto
Sinopse: Um dos membros de um dos quartetos de cordas mais famoso do mundo é diagnosticado com Mal de Parkinson. Com o futuro do grupo em perigo, os quatro preparam sua última apresentação, trazendo à tona os amores e desafetos criados em 25 anos de parceria.


Aos Ventos que Virão

 Sinopse: Zé Olímpio (Rui Ricardo Diaz) é um jovem cangaceiro que, após o bando de Lampião ser dizimado, precisa fugir para São Paulo. Tempos depois, ele resolve retornar ao Nordeste e logo se torna político. É quando descobre a corrupção e a injustiça, ao ver um juiz impedir que seus eleitores possam votar. Revoltado, ele passa a ter atitudes agressivas como protesto.

Sem pena
Sinopse: Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira que já é a terceira maior do mundo. O filme desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras para expor as entranhas do sistema de justiça do país demonstrando como morosidade preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.




Os Boxtrolls - 3D

Sinopse: Menino órfão criado por catadores de lixo de cavernas subterrâneas tenta salvar seus amigos de um exterminador.






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