Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: De menor



Sinopse: Helena é uma advogada recém-formada que divide sua rotina entre ser defensora pública de menores no Fórum de Santos e cuidar do jovem Caio um adolescente com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia. O relacionamento dos dois é colocado em cheque quando Caio comete um delito.


A redução da maioridade penal é tema recorrente em inúmeros debates pelo país, devido o alto índice de criminalidade colocado em pratica por menores. Quando ocorre isso, sempre uma ou outra pessoa tenta apontar um culpado, mas na maioria dos casos jamais se coloca no lugar da pessoa que sofre com essa situação. De Menor é um pequeno retrato desses pontos de interrogação que até hoje não obtém respostas concretas.
Em seu primeiro filme na direção, Caru Alves coloca essas questões na tela, ao criar a historia de dois jovens irmãos: Helena (Rita Barata) é uma advogada recém formada, que divide sua rotina entre ser defensora pública de menores no Fórum de Santos e cuidar do seu jovem irmão Caio (Giovanni Gallo) com quem tem uma relação harmoniosa. A relação rui, no momento que o jovem se torna cada vez mais rebelde e suspeito de um grave crime.
Basicamente o filme possui  dois ambientes: a vara judiciária onde Helena trabalha e sua casa onde convive com o seu irmão. Em ambos os casos, Caru Alves cria inúmeros planos sequências elegantes com a sua câmera em meio aos cenários, criando no principio uma apresentação daquele ambiente realístico, porém pouco reconfortante. Na medida em que a historia avança e a realidade Helena que vive no controle se estilhaça, ambos os cenários se tornam opressivos, ao ponto dela não saber mais se mantém o seu lado profissional falar mais alto, ou o seu lado sentimental com relação ao seu irmão.
O filme é um retrato da alienação familiar com relação à fase adolescente do jovem, que na maioria das vezes sempre vive na corda bamba e que se não houve uma orientação desde sempre, capaz de então cair num buraco sem fim. Por não terem pais, o filme passa a sensação no ar de que, embora unidos, os dois irmãos se sentem sozinhos em mundo estranho, que por vezes se torna sombrio e sem grandes perspectivas para o futuro. O único sinal de luz é vindo da própria Helena, que demonstra obstinada em ajudar as crianças infratoras nos seus casos, mas que infelizmente acaba não dando conta de sua própria com quem convive no dia a dia em sua casa.
Com ótimas interpretações de Rita Barata e Giovanni Gallo, De Menor possui um final pessimista, cru, mas que corresponde com a realidade dos jovens brasileiros de hoje perante a justiça brasileira atual. 


Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: Série OcidenteS entra em cartaz no CineBancários com entrada franca

Entra em cartaz no CineBancários, de 25 de setembro a 1 de outubro, sempre na sessão das 19h e com entrada franca, o especial OcidenteS, reunindo quatro episódios da série produzida em Porto Alegre, filmados principalmente em uma locação: o mítico Bar Ocidente, no Bom Fim.
Cada episódio se passa em uma década: anos 1980, 1990, 2000 e 2010. E cada década é traduzida pela sensibilidade particular de um diretor sintonizado com ela: Carlos Gerbase volta aos anos oitenta, Fabiano de Souza se transporta aos noventa, Bruno Polidoro retorna à primeira década deste século, e João Gabriel de Queiroz permanece no presente. A série tem direção geral de Fabiano de Souza e é uma realização da Rainer Cine, em co-produção com a Besouro Filmes.

SINOPSE
A cidade vista através de histórias que se passam no Ocidente, o bar que acompanhou os descaminhos artísticos e amorosos de gerações e gerações. Entre os sabores particulares das madrugadas dos últimos anos, OcidenteS mostra como o DNA festeiro de Porto Alegre foi sofrendo mutações no decorrer de quatro décadas. As celebrações noturnas, as preferências etílicas, os gestos e as gírias temperam quatro contos visuais inspirados no Bar Ocidente. Ao mesmo tempo em que cada história é independente, possuindo personagens particulares, a progressão dos episódios cria uma narrativa que mapeia alterações nas relações humanas e sociais. As formas de falar, dançar, namorar, se relacionar e comunicar variam de época para época e ajudam a contar uma história de Porto Alegre através de uma das facetas mais interessantes da vida. A vida noturna.

1986. Uma banda de punk-rock formada por quatro amigas ensaia há algum tempo e faz pequenos shows no Bar Ocidente. De repente, sem qualquer aviso, a antiga baterista (fundadora da banda e ex-namorada da vocalista), volta do exterior e diz que vai reassumir seu lugar.

1999. Cristiano chega ao Bar Ocidente para a última festa do século. Lá, reencontra, em memória, a turma do seu irmão mais velho. Lembrando da namorada de um amigo do seu irmão, Cristiano recorda que ela comemorou três aniversários no bar. Três aniversários, três flertes e uma década.

2007. Em uma noite de festa, entre cigarros, doses e corpos, um garoto de 20 anos se vê incapaz de compreender a intensidade do toque. Na área de fumantes, um rapaz e uma garota se aproximam dele. A dúvida entre os afetos e a solidão.

2014 ou depois. Numa festa de formatura, Fil e Sofia se despedem de Mirah, que vai morar no exterior. Na pista de dança, os três amigos se conectam e se encontram entre suas memórias e aspirações.

Direção geral: Fabiano de Souza / Direção dos Episódios: Carlos Gerbase, Fabiano de Souza, Bruno Polidoro e João Gabriel Queiroz

* Nas sessões das 15h e 17h será exibido o longa “De Menor, de Caru Alvez de Souza, com ingressos por R$ 6,00 para o público geral e R$ 3,00 para bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, idosos e estudantes.

GRADE DE HORÁRIOS

23 de setembro (terça-feira)
15h - O Mercado de Notícias
17h - De Menor
19h - De Menor

24 de setembro (quarta-feira)
15h - O Mercado de Notícias
17h - De Menor
19h - De Menor

25 de setembro (quinta-feira)
15h - De Menor
17h - De Menor
19h - OcidenteS

26 de setembro (sexta-feira)
15h - De Menor
17h - De Menor
19h - OcidenteS

27 de setembro (sábado)
9h30 - História no Cinema para Vestibulandos: Círculo de Fogo de Jean-Jacques Annaud (EUA / Alemanha / Reino Unido / Irlanda, 2001, 131 minutos) / Palestrante: Davi Ruschel
15h - De Menor
17h - De Menor
19h - OcidenteS

28 de setembro (domingo)
15h - De Menor
17h - De Menor
19h - OcidenteS

30 de setembro (terça-feira)
15h - De Menor
17h - De Menor
19h - OcidenteS

1 de outubro (quarta-feira)
15h - De Menor
17h - De Menor
19h - OcidenteS

C i n e B a n c á r i o s 
 
Rua General Câmara, 424, Centro - Porto Alegre | Fone: (51) 34331204 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Cine Dicas: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a cabo



O Congresso Futurista

Sinopse: Uma atriz em fim de carreira (Robin Wright) decide aceitar uma proposta ousada, mas muito bem paga, para ter melhores condições de cuidar de seu filho, portador de deficiência física. Segundo o acordo, ela deve colaborar com uma empresa que vai fazer uma versão digital de sua imagem, criando assim uma atriz virtual idêntica à ela mesma. Enquanto a empresa pode utilizar essa imagem virtual para os fins que desejar, a atriz real será proibida de atuar até o resto de sua vida. Aos poucos, ela começa a perceber as consequências catastróficas da atitude que tomou.


Baseado na obra do polaco Stanisław Lem, O Congresso do Futuro, o filme propõe uma alegórica metaficção sobre os rumos da sociedade e da representação desta por meio da cultura e do entretenimento. Interpretando uma versão de si mesma, Robin Wright é uma consagrada atriz de Hollywood considerada um ponto de resistência em meio aos recursos tecnológicos disponíveis à narrativa cinematográfica, uma das últimas atrizes que ainda não cederam ao contrato de fornecer sua imagem definitiva à captação de movimentos para, depois, se aposentarem da profissão.
A narrativa contrapõe a tecnologia e a concepção artística, ponderando-as em uma dicotomia existencial. A tecnologia evolui a favor da arte ou a arte necessita da tecnologia como forma de existir? É evidente que, desde a criação do Cinema, especificamente, os avanços caminharam simultaneamente. Porém, diante de uma gama cada vez maior de tecnologia inserida nas produções, até onde o papel do ator será importante na elaboração de uma história?  

Instinto Materno 
Sinopse: Barbu (Bodgan Dumitrache) é um homem infeliz que, aos 34 anos, busca a independência ao sair da casa da mãe, Cornelia (Luminita Gheorghiu). A situação não a agrada nem um pouco, pois gosta de ter o filho sob seus cuidados. Para piorar a situação, Barbu passa a namorar uma jovem que não a agrada nem um pouco. Quando ele se envolve em um acidente trágico, que o deixa em estado de choque, Cornelia coloca o instinto protetor de mãe em primeiro lugar e faz de tudo para impedir que ele seja preso.


Vencedor do Urso de Ouro e do Prêmio da Crítica em Berlim em 2013, o filme traz uma interpretação brilhante de Luminita Gheorghiu. Aos 64 anos, sua Cornelia não dá tréguas a qualquer fragilidade mostrada pelos outros personagens como  Barbu, seu marido Domnul, a nora Carmen, sem abrir mão de sua própria sensibilidade. No entanto, mesmo tal sensibilidade, que lhe permitiria compreender o luto da família do menino morto, está permeada pelo egoísmo, pois ela própria apenas sente algo semelhante ao perder o controle sobre a vida do filho. E esse amor que a todos consome, ao final, será a mola propulsora de todas as suas atitudes.
 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Curiosidade: FOX FILM: Conheça as locações e o figurino do épico "Êxodo - Deuses e Reis"

Conheça as locações e o figurino do épico “Êxodo – Deuses e Reis”
cid:image004.jpg@01CFD1AA.BDC2A7D0

 A Fox Film do Brasil divulga dois vídeos da aventura épica “Êxodo: Deuses e Reis”, novo longa de Ridley Scott.
 No primeiro vídeo, o diretor e o designer de produção Arthur Max mostram as principais locações do filme. Além de administrar uma equipe de 700 pessoas e quatro mil figurantes, Scott contou com grandes locações desde as cenas de interiores gravadas no estúdio em Londres até as externas grandiosas na Espanha, com direito a uma enorme estátua de Ramsés. Segundo Max, a maior sequência em locação do filme – a parte do Mar Vermelho - foi gravada em uma praia nas Ilhas Canárias, Espanha.
 Já no vídeo sobre os figurinos do filme, a figurinista Janty Yates, que já trabalhou com Scott antes, conta como foi criar todo o design das roupas a partir do zero, desde a túnica de Moisés, toda feita de plástico de para-choque de carros, até a armadura de ouro de Ramsés.
 
“Êxodo – Deuses e Reis” é uma história sobre a coragem de um homem para derrubar o líder de um império. Usando efeitos 3D de imersão, Scott traz à vida a batalha entre Moisés (Christian Bale), no momento em que ele ascende contra o faraó Ramsés (Joel Edgerton), levando 400 mil escravos a uma jornada monumental para escapar do Egito e das pragas que o aterrorizam. No elenco estão ainda Sigourney Weaver, Ben Kingsley e John Turturro.

O filme estreia no Brasil no dia 25 de dezembro de 2014.


 assinaturaEZ-poa-amanda