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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cine Dica: Cinema Sem Frescura em outras mídias



"Dicas quentes para o carnaval do Oscar" é o tema do Cinema Sem Frescura na edição de Fevereiro do Jornal Petrópolis.


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terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: JOVEM E BELA


Sinopse: Durante uma viagem de verão com a família, a jovem Isabelle (Marine Vacth) vive a sua primeira experiência sexual. Ao voltar para casa, ela divide o seu tempo entre a escola e o novo trabalho, como prostituta de luxo. A adolescente explora a sua sexualidade e logo começa a ganhar dinheiro com os seus clientes, mas um incidente irá fazer com que a sua mãe, Sylvie (Géraldine Pailhas), descubra as suas atividades secretas. Ao longo das quatro estações do ano, Isabelle irá viver diversas experiências, passando por altos e baixos.

De uns tempos para cá, o cinema vem provando que o sexo não precisa ser um assunto delicado para não ser ouvido, pois ele é algo que existe no dia a dia de todos e, portanto se deve ser tratado como algo comum para não dizer banal. Até recentemente, as telas tem explorado o sexo com amor (Azul é a cor mais quente) sexo por prazer (Ninfomaníaca), sexo por esporte (O Lobo de Wall Street) e agora em Jovem e Bela, se o sexo não passa nenhuma coisa nem outra, então que se invente, para então se tirar algo de diferente.     
A jovem Isabelle (Marine Vacth) perde a virgindade com um rapaz que ela se interessou, mas ele não há fez gozar e tão pouco deu a ela algum  prazer. Mas uma vez perdendo a inocência, ela decide então usar sua beleza e juventude, para atrair os homens desesperados, para então dar a eles algumas horas de sexo e assim então ganhar alguns trocados. Isabelle  trata o sexo como algo banal, frio, mas que pelo menos lhe traz algum lucro.
É claro que esse universo livre e sem preconceito de Isabelle, da de encontro com o bom senso vindo de sua mãe (Géraldine Pailhas), que por sua vez possui os seus próprios segredos. Ao vermos a mãe repreendendo a filha, percebemos o quanto hipócrita é aquele mundo em que a jovem vive, onde tudo é sustentado pelas aparências, mas que no fundo todos possuem um esqueleto no armário: do irmão mais jovem que vai descobrindo o mundo do sexo a partir das experiências da sua Irmã, como o padrasto que silenciosamente enfrenta seus desejos que sente pela enteada.   
Mas o filme não dita por completo que você “deite e role” com relação ao sexo, pois há sempre um, porém com relação a tudo. Nisso, Isabelle aprende que há certo limites, mas que não faz com que ela mude o fato dela saber o que realmente quer daqui para frente. O final representa muito bem isso, principalmente com a participação especial da atriz Charlotte Rampling (Eu, Anna) que da um verdadeiro show de interpretação mesmo em poucos minutos e criando assim um novo passo para ser dado pela protagonista.  
Jovem e bela pode ser interpretado de diversas formas, como uma representação da frieza que podemos chegar com relação a certos assuntos espinhosos, ou simplesmente levarmos em conta sobre esses assuntos e sem preconceito nenhum. Se o sexo é errado, então estamos todos queimando no inferno.     


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Cine Dica: É HOJE, QUE O CINEBANCARIOS REABRE COM O FILME QUANDO EU ERA VIVO.


Mais informações vocês conferem clicando aqui. 


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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Cine Especial: Phillip Seymour Hoffman: 1967 – 2014


Existem atores que crescem gradualmente nos cinemas, mesmo não atuando como protagonista, mas que mesmo sendo coadjuvantes nas historias, acaba que roubando a cena. Phillip Seymour Hoffman foi um desses poucos casos que não precisava ser galã ou ator principal de um filme, pois bastava ele surgir em cena que todas as atenções chegavam até ele. Basta conferir filmes como Magnólia, que mesmo estando lotado de grandes astros, Hoffman roubava a cena, mesmo contracenando de perto com um dos monstros sagrados da sétima arte que foi Jason Robards.
Ganhando Oscar de melhor ator em Capote, Hoffman foi ganhando papeis cada vez mais desafiadores e que fazia com que a gente esperava na maior ansiedade. Infelizmente o mundo das drogas o tirou de nós, aumentando assim uma lista de grandes talentos, mas que morrem precocemente de uma forma tão triste e que poderia ter sido evitada. Tudo que nos resta é nos relembrar dos seus principais e melhores desempenhos.
Abaixo, destaco cinco dos principais momentos da carreira desse brilhante ator que teremos grande saudade:  

                                Magnólia
Sinopse: O filme cruza o destino de nove pessoas diferentes, que vivem num mesmo vale da Califórnia, mas que não se conhecem.

Na obra máxima de Paul Thomas Anderson, Hoffman é um enfermeiro entre muitos personagens, onde cada um tem os seus problemas, que curiosamente todos têm certa interligação uns com os outros. O personagem de Hoffman talvez seja o único (aparentemente) que não possui problemas pessoais, mas que acaba se envolvendo profundamente ao lado da pessoa que ele está cuidando, interpretado por ninguém menos que Jason Robards (Era uma vez no Oeste).       
  
Capote

Sinopse: Biografia do escritor Truman Capote, destacando o período em que pesquisou intensamente um assassinato de quatro pessoas no Kansas para escrever "In Cold Blood".

No seu primeiro grande papel como protagonista, Hoffman encarna com perfeição Thuman Capote, num desempenho que lhe valeu todos os prêmios que foi indicado, incluindo o Oscar de melhor ator.    

Dúvida

Sinopse: Padre Flynn é conhecido pelos sermões vibrantes e pela interminável força que emprega para tentar dobrar os costumes antigos da escola St.Nicholas, em 1964. Irmã Aloysius, a conservadora diretora da escola, começa a suspeitar do simpático padre e da sua ligação com o único aluno negro da escola, Donald Miller. E, apartir disso, tenta confrontá-lo, apesar de saber que suas chances são nulas.

Não se é todo dia que se pode contracenar com uma das grandes atrizes do cinema, mas foi exatamente isso que aconteceu com Hoffman ao contracenar com Meryl Streep. Mesmo mais jovem, o ator não se enveredou perante o maravilhoso desempenho dessa grande atriz e ambos duelam de igual para igual, em cenas de diálogos arrasadores.  
  
O Mestre 


Sinopse: Ao término da Segunda Guerra Mundial, o marinheiro Freddie Quell (Joaquin Phoenix) tenta reconstruir sua vida. Traumatizado pelas experiências em combate, ele sofre com ataques de ansiedade e violência, e não consegue controlar seus impulsos sexuais. Um dia, ao acaso, ele conhece Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman), uma figura carismática e líder de uma organização religiosa conhecida como A Causa. Reticente no início, ele se envolve cada vez mais com este homem e com suas ideias, centradas na ideia de vidas passadas, cura espiritual e controle de si mesmo. Freddie torna-se cada vez mais dependente deste estilo de vida e das ideias de seu Mestre, a ponto de não conseguir mais se dissociar do grupo.
  
Filme espinhoso, corajoso e polemico de Paul Thomas Anderson. Ao retratar um pouco sobre as raízes da polemica religião da cintologia, Phillip Seymour Hoffman interpreta o um líder dessa seita, que tenta ajudar a todo o custo o protagonista da trama, que é vivido por Joaquin Phoenix.

Sinédoque, Nova York 


Sinopse: O diretor teatral Caden Cotard está à beira do caos. Sua esposa Adele o abandona e vai para Berlim levando a filha deles. Sua terapeuta não o ouve e seu caso com a bela Hazel não dura muito. Pra piorar, ele começa a sofrer de uma misteriosa doença no sistema nervoso que debilita o funcionamento do corpo. Temendo uma morte prematura, Caden muda-se com sua companhia de teatro para um velho armazém e desenvolve uma peça para celebrar a banalidade do cotidiano. Quanto mais mergulha na obra, mais ele compreende o sentido de sua existência. 
No primeiro filme dirigido pelo roteirista  Charlie Kaufman, Phillip Seymour Hoffman mergulha no mundo bizarro do primeiro, para nos brindar com uma interpretação singela, em meio á uma trama que é dentro de outra trama, ou vice versa.  

Filmografia: 


2014 Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1
2013 Memórias de Salinger  
2013 O Homem Mais Procurado  
2013 Jogos Vorazes - Em Chamas  
2012 O Mestre  
2012 O Quarteto  
2011 O Homem que Mudou o Jogo  
2011 Tudo Pelo Poder  
2010 Vejo Você no Próximo Verão  
2009 Mary & Max - Uma Amizade Diferente
2009 O Primeiro Mentiroso
2009 Os Piratas do Rock  
2008 Dúvida
2008 Sinédoque, Nova York  
2007 A Família Savage
2007 Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto
2007 Jogos do Poder
2006 Missão Impossível 3
2005 Capote Truman Capote
2005 Empire Falls
2005 Strangers with Candy  
2004 Quero Ficar com Polly
2003 Cold Mountain
2002 A Última Noite
2002 Dragão Vermelho
2002 Incrível Obsessão
2001 Embriagado de Amor
2000 Deu a Louca nos Astros
2000 Quase Famosos
1999 Magnólia
1999 Ninguém é Perfeito
1999 O Talentoso Ripley
1998 Montana
1998 O Grande Lebowski
1998 Patch Adams - O Amor é Contagioso
1997 Boogie Nights - Prazer Sem Limites
1997 Felicidade
1996 Twister Dusty
1994 A Fuga Frank Hansen
1994 Quando Um Homem Ama Uma Mulher
1992 Fé Demais Não Cheira Bem

1992 Perfume de Mulher

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Cine Especial: EDUARDO COUTINHO: 1933 – 2014


Fui somente conhecer melhor a filmografia desse grande diretor através do Curso “O que é um Documentário?” criado pelo Cena Um no ano passado,  onde o seu filme Edifício Master  foi o principal destaque da atividade. Ainda na semana passada, eu estava vendo pela primeira vez alguns de seus filmes como já clássico, Cabra Marcado para Morrer e Jogo de Cena. Á sua morte anunciada ontem de uma forma trágica me faz lamentar profundamente, porque mesmo eu tendo o conhecido tardiamente, sei que perdemos um grande cineasta, que mesmo nos seus 81 anos  estava em plena atividade.
Abaixo, deixo pelos menos três filmes essenciais de sua filmografia que valem uma conferida:

Edifício Master

Sinopse: O cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.
  
Anos atrás, Edifício Master era conhecido pela sua péssima reputação, onde se acontecia os mais diversos crimes. Curiosamente, o documentário se inicia com o Sindico do prédio chamado Sérgio, que segundo ele,  aos poucos foi reestruturando o lugar e transformando em um bom lugar para se viver. Coutinho então inicia uma jornada por dentro do prédio, onde faz uma visita surpresa para cada morador e começa então a ouvir cada uma de suas historias.        
Cada historia é diferente uma das outras, sendo que cada um possui um universo particular, mas que acaba extravasando na frente da câmera. Dos depoimentos, destaco dois que me chamaram muito atenção: uma talentosa garota, mas que não sabia dialogar na frente da câmera e um senhor que diz ter se encontrado com o próprio Frank Sinatra e cantado com ele em cima de um palco. Momentos de grande emoção.    

Cabra Marcado para Morrer 


Sinopse: Filme semi-documental da vida de João Pedro Teixeira, líder camponês paraibano assassinado em 1962, foi interrompido em 1964 e retomado 17 anos depois com novos depoimentos de camponeses que trabalharam na primeira filmagem e de outros personagens importantes para a história.

Filme corajoso, já que foi lançado em 1985, num tempo que os males da ditadura ainda se sentiam. O filme se divide em saber quem era João Pedro Teixeira e saber até em que parte foi rodado o filme que retratava á sua vida, pois a produção havia sido interrompida a mando do governo. Da metade para o final, Coutinho entrevista a esposa de Teixeira e desvenda a sua vida sofrida, cheias de lutas e na busca pela maioria de seus filhos que se se perderam ao longo dos anos.       
  
Jogo de Cena 


Sinopse: Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. 23 delas foram selecionadas, em junho de 2006, e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres.

Uma analise sobre inúmeros relatos, tanto de mulheres comuns, como também de atrizes conhecidas que contam suas historias fictícias ou realmente reais. O ápice do documentário é ouvirmos determinada historia que começa com uma, mas que continua através de outra pessoa. O interessante, por exemplo, é ouvirmos determinada historia e depois voltarmos a ouvi-la novamente através de outra atriz, mas que transmite uma emoção completamente diferente.  
Tudo rodado no Teatro Glauce Rocha, onde mulheres comuns e atrizes se descascam na frente da câmera. Em alguns momentos, as historias relatadas através de certas mulheres, que nunca pensaram na vida em serem atrizes, acabam surpreendentemente sendo as mais convincentes e despertam uma emoção genuína.  


Filmes dirigidos por Eduardo Coutinho:

1966: O Pacto (episódio do longa ABC do Amor)

1968: O Homem que Comprou o Mundo
1970: Faustão
1976: O Pistoleiro de Serra Talhada (média-metragem)
1976: Seis Dias em Ouricuri (média-metragem)
1978: Teodorico, o Imperador do Sertão (média-metragem)
1979: Exu, uma Tragédia Sangrenta (curta-metragem)
1980: Portinari, o Menino de Brodósqui (média-metragem)
1984: Cabra Marcado para Morrer
1987: Santa Marta - Duas semanas no morro (média-metragem)
1989: Volta Redonda, o Memorial da Greve (média-metragem)
1989: O Jogo da Dívida (média-metragem)
1991: O Fio da Memória
1992: A Lei e a Vida (média-metragem)
1993: Boca de Lixo (média-metragem)
1994: Os Romeiros de Padre Cícero (média-metragem)
1999: Santo Forte
2000: Babilônia 2000
2002: Edifício Master
2004: Peões
2005: O Fim e o Princípio
2007: Jogo de Cena
2009: Moscou
2011: As Canções


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