Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Cine Dica: Dança Circular no Espaço Cine Cultural do Cineclube Torres


Me Sigam no Facebook e Twitter: 

Cine Dica: PLATAFORMA # 03 – ESPECIAL NICOLAS PROVOST


A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, em parceria com as produtoras Tokyo Filmes e Livre Associação, apresenta dia 15 de outubro, às 20h45, na Sala P. F Gastal da Usina do Gasômetro, o Especial Nicolas Provost, dentro do projeto Sessão Plataforma, com reprise no sábado, 19 de outubro, às 17h. 
A programação especial apresenta dois títulos. No primeiro deles, The Invader, seu primeiro longa-metragem, Provost levanta um tema tão desgastadamente europeu: o estrangeiro, o outro. Aqui os contrastes óbvios do tema já esfolados pelo tempo se transformam em um estranho flerte. Cruamente, Provost nos joga em uma Bruxelas labiríntica e neon, onde a vingança irremediável do invasor e a culpa européia se misturam com uma identificação entre a distância e a diferença. Como a sequência de abertura já anuncia, um filme sobre aproximação hipnótica, paradoxal e amarga entre corpos de dois mundos tão distantes. Um filme sobre a ruína da culpa e do fetiche europeu. Sobre a atração trágica do africano por um mundo de exploração e revanchismo. Dois mundos fadados ao mesmo fracasso. 
Antecedendo o longa-metragem, será exibido Moving Stories, décimo quarto curta-metragem de Provost, que maximiza a sensação cinematográfica do espectador ao acompanhar uma simples jornada de um casal rumo ao desconhecido a 30.000 pés de altura.


THE INVADER
Direção: Nicolas Provost, 95min, BEL, 2011
- Horizons – 68th Venice Film Festival
- Bright Future - 41th Rotterdam Film Festival
- Discovery – 36th Toronto International Film Festival
- 59th San Sebastian International Film Festival
Exibição em bluray com legendas em português.

MOVING STORIES
Direção: Nicolas Provost, 7min, BEL, 2011
- 68th Venice Film Festival
- 41th Rotterdam Film Festival
- 34th Clermont Ferrand International Shortfilm Festival
- Sundance International Film Festival 2012
Exibição em bluray com legendas em português.

MAIS SOBRE NICOLAS PROVOST

O trabalho de Nicolas Provost reflete sobre a gramática cinematográfica, a condição humana inserida em nossa memória fílmica coletiva e na relação entre artes visuais e experência cinematográfica. Seus filmes provocam tanto reconhecimento quanto alienação e pescam nossas expectativas em um jogo de mistério e abstração. A partir de manipulações do tempo, códigos e formas, linguagens cinematográficas e narrativas são esculpidas em novas histórias. 
Em 2003, Nicolas Provost retornou à Bélgica, sua terra natal, depois de 10 anos morando na Noruega. Atualmente, Provost vive e trabalha em Nova Iorque. Suas exibições solo passaram por museus como The Seattle Art Museum, Musée d’art moderne et contemporain Strasbourg, France, Muziekgebouw Amsterdam, Tim Van Laere Gallery, Antwerp and Haunch of Venison London e Berlin. Seu trabalho já foi adquirido por grandes museus como Birmingham Museum, SMAK Gent e Royal Museum of Fine Arst Belgium. Seu trabalho também carrega uma longa lista de prêmios e exibições nos mais prestigiosos festivais entre eles Sundance Film Festival, Venice Film Festival, Berlinale, San Sebastian Film Festival e Locarno Film Festival. The Invader, primeiro longa-metragem e aclamado pela crítica, teve sua première mundial na competitiva do 68º Festival de Veneza em 2011.
 
MAIS SOBRE A SESSÃO PLATAFORMA

Realizada mensalmente na Sala P. F. Gastal a Sessão Plataforma exibe filmes de produção recente, de diferentes nacionalidades, com caráter predominantemente independente e sem distribuição comercial garantida no Brasil.
Com curadoria de Davi Pretto e Giovani Borba, e produção de Paola Wink, a Sessão Plataforma já exibiu Room 237, de Rodney Ascher e Bestiaire, de Denis Cote e tem confirmada, para os próximos meses, a exibição de outros importantes filmes que circularam nos principais festivais do mundo todo e que,  no Brasil, passaram apenas pela Mostra de Cinema de São Paulo ou pelo Festival do Rio. O próximo filme será  Leviathan, de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel. A cada sessão, a Plataforma vai anunciar o filme seguinte da programação, em um trabalho que procura difundir um novo cinema e uma busca de realizadores com outros olhares, aproximando Porto Alegre do circuito de exibição do centro do país, do qual atualmente a capital gaúcha se vê ainda muito distante. A Sessão vai produzir conteúdo sobre os filmes e os realizadores, partilhando nas redes e no seu site, entre eles, vídeos com os realizadores, artigos e entrevistas.

SESSÃO PLATAFORMA # 03
ESPECIAL NICOLAS PROVOST
Dia 15 de Outubro às 20:45
Sala P. F. Gastal
Av. Pres. João Goulart, 551 – 3º andar
Fone 3289 8137
www.salapfgastal.blogspot.com
www.facebook.com/sessaoplataforma
www.plataformacinema.com
www.tokyofilmes.com
www.livreassociacao.com.br

Contato
Paola Wink
paolawt@gmail.com
51-8541.3204

Curadoria
Davi Pretto e Giovani Borba

Produção
Paola Wink

Realização
Tokyo Filmes, Livre Associação
e Coordenação de Cinema e Vídeo
da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre

Apoio

Cervejaria Rasen Bier


Me Sigam no Facebook e Twitter: 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cine Dica: Aniversário da Sala CineBancários com exibição do filme uruguaio "El padre de Gardel"

Sessão especial de aniversário no dia 14 de outubro às 18h30, com a presença dos cineastas Ricardo Casas, Giba Assis Brasil e o jornalista e crítico de cinema Marcelo Perrone.

Para comemorar cinco anos de programação, o CineBancários traz a Porto Alegre o filme uruguaio “El padre de Gardel”, de Ricardo Casas. A sessão conta com a presença do diretor em um bate-papo com o cineasta Giba Assis Brasil e o jornalista e crítico de cinema Marcelo Perrone.

Programação:

segunda-feira, 14/10
18h30: retirada de senhas
19h: coquetel
19h30: exibição do filme
20h45: debate

ENTRADA FRANCA
  
El padre de Gardel, de Ricardo Casas ( Uruguai / Brasil, 2013, documentário, 75 minutos)
Carlos Escayola dominou a vida política e cultural de Tacuarembó, no interior do Uruguai, entre 1860 e 1890. Foi fazendeiro e chefe político, construiu um teatro, conquistou muitas mulheres e deixou um grande segredo – um escândalo familiar que até hoje a cidade se recusa a comentar.
  
INFORMAÇÕES DO FILME:

EL PADRE DE GARDEL

Ficha Técnica
Gênero: Documentário
Duração: 75 min
Ano de produção: 2013
Empresa produtora: Guazú Media (Montevideo)
Coprodução: Casa de Cinema de Porto Alegre
Produtoras Executivas: Yvonne Ruocco / Nora Goulart
Diretor: Ricardo Casas
Roteirista: Ricardo Casas
Direção de fotografia: Diego Varela
Trilha Musical: Carlos da Silveira
Montagem: Giba Assis Brasil
Trilha sonora original / Compositor: Carlos da Silveira
Atores: Vozes de Cesar Troncoso e Roberto Fontana
Som direto: Pablo Benedetto
Edição de som e mixagem: Kiko Ferraz Studios
Finalização de imagem: Letícia Birck
  
FESTIVAIS:

- Selecionado para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Estrangeiros no 41º Festival de Gramado (2013).
  
DIRETOR:

Ricardo Casas estudou cinema no Uruguai (Cinemateca Uruguaya) e exterior (Brasil, Suíça, Argentina) entre 1974 e 1982. Foi coordenador da Cinemateca Uruguaya de 1998 a 2004. Realizou diversos curtas, e o longa documental "Palabras verdaderas" (2004), sobre o escritor Mario Benedetti, prêmio de melhor documentário uruguaio do ano e vencedor do Festival de Lleida, na Espanha.
Entre 2005 e 2006 dirigiu um programa semanal na TV Uruguaia, "La Banda", premiado como melhor programa infantil do país. Desde 1992 dirige o Divercine, Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens, apresentado em Montevidéu e diversas cidades latinoamericanas (inclusive Porto Alegre). Desde 2007 programa Atlantidoc, Festival Internacional de Cinema Documental em Atlântida, Uruguai.
  
CineBancários
(51) 34331204 / 34331205
Rua General Câmara, 424, Centro - POA
blog: cinebancarios.blogspot.com
site: cinebancarios.sindbancarios.org.br
facebook.com/cinebancarios
Twitter: @cine_bancarios.



 Me Sigam no Facebook e Twitter: 

NOTA: REGULAMENTO PARA AS INSCRIÇÕES DOS CURTAS METRAGENS ATUALIZADO

Atividade criada pelo site  Hora do Cinema, sofreu algumas atualizações com relação ao regulamento para aqueles que querem se inscreverem para apresentar os seus curtas na mostra. Segue abaixo o regulamento atualizado:









Interessados para se inscrevem cliquem aqui.

 Me Sigam no Facebook e Twitter: 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cine Dicas: Estreias do final de semana (10/10/13)

Gravidade 

Sinopse:A Dra. Ryan Stone médica e engenheira espacial está em sua primeira missão fora da Terra ao lado do astronauta Matt Kowalsky na última missão de sua carreira. Durante uma caminhada em torno de seu ônibus espacial eles são atacados por uma chuva de meteoros que os deixa sem contato com a base na Terra e à deriva no espaço. Eles precisam agora trabalhar juntos para tentar sobreviver. Escrito pelo diretor Alfonso Cuarón (Filhos da esperança) ao lado de seu filho Jonás o filme tem toda sua narrativa centrada em apenas dois atores. Filme de abertura do Festival de Veneza 2013.

É o fim 

Sinopse: A comédia É O FIM (This Is The End) acompanha seis amigos presos em uma casa após uma série de eventos estranhos e catastróficos devastarem Los Angeles. Enquanto o mundo entra em colapso do lado de fora da casa os suprimentos estão acabando e os ânimos ameaçam acabar com a amizade deles. Eventualmente eles são forçados a sair da casa encarando seu destino e o verdadeiro significado de amizade e redenção.


Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses 

Sinopse: Alguns anos após a batalha de Majin Buu os deuses da criação Wiss e da destruição Bills se reúnem para buscar um equilíbrio no universo. Ao acordar de um longo período de sono e descobrir que o lorde galático Frieza foi derrotado por Son Goku Bills desafia o Super Sayajin que termina sendo facilmente derrotado. Cabe agora aos heróis descobrir uma maneira de parar o deus da destruição. Com argumento original do criador de Dragon Ball Z Akira Toriyama A batalha dos deuses é o primeiro longa-metragem da série em 17 anos e o primeiro filme japonês da história a estrear no formato Imax.


Fragmentos de Paixão - Que Raio de História 

Sinopse: Como um raio pode mudar uma vida? Em busca de respostas para esta pergunta é que um cientista apaixonado por raios desenha sua jornada. Seis vidas seis histórias distintas mostram como uma fração de segundo define destinos de formas completamente diferentes permeando o medo ou a paixão a tragédia ou o sucesso a guerra ou a paz. Nesta jornada fatos inusitados são revelados mostrando a visão da ciência e da cultura sobre o fenômeno desde o descobrimento do Brasil até o futuro de nossa existência.

Riddick 3 

Sinopse: Riddick o homem mais procurado da galáxia foi abandonado à própria morte em um planeta destruído pela guerra. Seu único desejo é voltar para o planeta de onde vem mas para isso ele precisará enfretar vários demônios e caçadores de recompensas. Enfrentando dificuldades para cumprir a tarefa sozinho ele faz um pacto com Vaako que promete ajudá-lo no retorno à sua terra natal.

Rota de fuga 

Sinopse: Quando uma mãe indefesa (Alexandra Breckenridge) pega suas crianças e foge do seu marido psicótico e abusivo (Billy Burke) ela se coloca contra a lei. Logo é abordada por Jim (Ray Liotta) um homem que trabalha auxiliando esposas fugindo de companheiros abusivos e potencialmente homicidas e explora o paradoxo de estar entre ser moralmente correta e legalmente errada.

Xico Stockinger 


Sinopse: O artista plástico austríaco naturalizado brasileiro Xico Stockinger (1919-2009) se destacou por suas esculturas em bronze e também em ferro e madeira seus guerreiros quixotescos como forma de protesto em plena ditadura ou seus gabirus mulheres e animais. O documentário conta com depoimentos do próprio artista além de entrevistas com José Francisco Alves curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS e o crítico Paulo Herkenhoff.

Me Sigam no Facebook e Twitter: 

Cine Dica: Retrospectiva Ulrike Ottinger: SOB A NEVE


Sinopse: As vilas Echigo, no Japão, ficam grande parte do ano cobertas de neve. Este fenômeno influencia na vida dos habitantes da região, que planejam suas rotinas de acordo com a quantidade de neve. Neste documentário, Ulrike Ottinger viaja na companhia de dois artistas kabuki para investigar os rituais dos moradores de Echigo.

Embora dirigido pela cineasta alemã Ulrike Ottinger, o filme é puramente sobre o Japão, mais precisamente sobre a região de Echigo aonde o inverno vai de dezembro a maio. O filme oferece cenário austero e incrivelmente branco para toda a história, que é um documentário sobre a região, o povo e seus costumes intercalados com folclore japonês, conto de fadas e teatro kabuki. Como você pode imaginar, é um filme muito inclinado artisticamente.
Faz fronteira com a linha do experimental, se é que se pode chamar assim. Assim como a trama começa no mundo real, ela gira para dentro da fantasia, enquanto em torno dela, a vida real na cidade continua inabalável. Não há neve suficiente lá para uma vida, mas uma história que começa com dois homens e termina com um homem e uma mulher e seu filho, é um pouco difícil de seguir e compreender plenamente.
No final, a história muda-se para uma ilha muito famosa no Japão, onde esta criança é banida, assim como muitas outras pessoas famosas da história japonesa. No entanto, a ilha é como hoje, enquanto o narrador narra a partir do período Edo. É um filme, que melhor será apreciado, como uma obra de arte para melhor ajudar na compreensão do que essencialmente uma peça muito oblíqua de trabalho. 
Vale destacar, que a obra é mostrada através da espiritualidade, que é uma ocorrência diária no Japão rural. Quando pensamos no Japão atual, imaginamos a sua cultura se alastrando nas paisagens urbanizadas com tecnologias que você mal pode acreditar, mas este filme foi filmado em uma região onde a vida rural ainda é uma parte muito importante do tecido social. Juntamente com as ofertas contínuas aos deuses pelo povo da cidade, é uma mudança refrescante e fascinante da visão que temos do Japão, que sempre nos vem na mente a cidade de  Tóquio, com os seus arranha céus e tecnologias de ultima geração inundando as ruas.  
Novamente, não é um filme fácil de entender, sendo uma obra muito melhor apreciada pela suas belas imagens. Mas, se nada é simples para tirar deste filme, é porque o Japão é um país cuja suas raízes são de origens genuínas, sendo diferente de muitos países do ocidente, onde cada região é de origem de inúmeros povos e que por vezes acaba não tendo uma identidade distinta. 

Mais informações e horários das sessões da mostra da cineasta Ulrike Ottinger você confere clicando aqui. 

Me Sigam no Facebook e Twitter: 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cine Dica: O Melhor do Nosso Cinema: REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR


Sinopse: Um liquidificador pensa e narra essa história. Ele também conversa com sua proprietária Elvira uma senhora já da terceira idade. Logo descobrimos que os dois Elvira e liquidificador são cúmplices de um crime: o assassinato de Onofre o marido de Elvira que depois foi moído no liquidificador. Num tom de humor negro e sarcasmo ficamos conhecendo como o liquidificador adquiriu vida ao ser reformado por Onofre quando o casal era dono de um pequeno bar a Vitamina da Elvira. A história do casal é intercalada com o medo que Elvira tem de ser descoberta pela polícia e o aconselhamento e reflexões do sábio eletrodoméstico.

Se há uma coisa que eu sempre prego, é que não importa se o filme tenha isso ou aquilo de efeitos visuais, sonoros, ou se a imagem sai da tela, isso pouco importa. O que é importante é ter, acima de tudo, uma idéia para criar uma historia genial que está feito e esse filme de André Klotzel é uma prova disso. Protagonizado, pela voz marcante de Selton Mello (Cheiro do Ralo) através de um liquidificador, onde ele fica acompanhando o dia a dia dos seres humanos, principalmente dos seus donos, o filme é uma analise do comportamento humano que por vezes age de uma maneira imprevisível e que por isso cria momentos inusitados nos quais o aparelho vai aprendendo a lidar.
A trama começa a partir do desaparecimento do marido (Germano Haiut) e com isso sua esposa Elvira (Ana Lúcia Torre ótima no papel) decide procurar a policia para falar a respeito  sobre o desaparecimento, mas ela acaba se tornando a principal suspeita e com isso é vigiada de perto pelo detetive Fuinha (Aramis Trindade engraçadíssimo e um excelente desempenho). Durante o filme, nos simpatizamos com a senhora Elvira e suas conversas com o aparelho, mas aos poucos, a trama vai descascando inúmeras camadas de sua personalidade, assim como a de outros personagens, como no caso da vizinha e do marido da Elvira. Com isso, o filme é uma verdadeira aula de reflexão de que às vezes nos não nos conhecemos mesmo, mas tudo embalado em forma de humor negro que não há como deixar de soltar um riso, principalmente nos momentos que o Fuinha entra em cena.
Com um final que deixa em aberto para fazer com o que o espectador imagine o que viria depois, o filme é mais uma grata surpresa do nosso cinema brasileiro e mais uma prova que não precisa de orçamentos estourados para se criar uma boa trama.

 Me Sigam no Facebook e Twitter: