Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
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terça-feira, 10 de setembro de 2013
Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: Minha Mãe é uma Peça
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Cine Dica: Las Acácias
Sinopse: O filme conta a
história de Rubén, um motorista de caminhão solitário que faz o trecho entre
Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires, na Argentina, há anos. Em uma das
viagens, ele se depara com Jacinta e a pequena Anahí, em uma viagem fora da rotina.
Las Acacias faz parte
da “nova onda” do cinema argentino, que conquistou grande repercussão em inúmeros
festivais no mundo a fora e é presença constante em nossos cinemas. O ponto
forte desse filme de estréia do diretor Pablo
Giorgelli está em volta do olhar, em que pouco se fala, mas muito se observa. Ou
seja: é um cinema fundado na potência do ponto de vista dos personagens e que
molda a historia.
Aqui, as palavras vêm
dos olhares, nos pequenos gestos, que faz com que os protagonistas aos poucos
descasquem a imagem em que eles se apresentarão no início do filme, para então
apresentarem uma nova faceta até então escondida. A trama acaba então
explorando um pouco alguns dos problemas graves do mundo atual, que é da falta da
comunicação, de não saber se comunicar ou de simplesmente se refugiar no seu
mundo em particular. O personagem Rubén (Germán de Silva) no princípio mais
parece uma carcaça durona assim, como o seu caminhão, mas querendo ou não, terá
que mudar o seu mundo no momento que dá carona para duas personagens.
Com isso, a trama se
passa praticamente no caminhão do protagonista, onde em planos simples, começa há
se criar uma relação entre Rubén, Jacinta (Hebe Duarte) e seu bebê Anaty. A
pequena protagonista, aliás, é responsável por nos brindar com momentos
inesquecíveis, onde não só faz com que o motorista e a mulher comecem a conversarem
como também nos surpreende por ser tão expressiva, mesmo com poucos meses de
vida. Com certeza o diretor teve um trabalho árduo (mas compensador), em filmar
os momentos em que o bebê passava um olhar no qual serviria de ponto de partida
para inúmeros momentos chaves na relação do trio.
Curiosamente, á sensação
de claustrofobia que o espectador pode sentir no principio, já que a trama quase
toda ela se passa dentro da cabine do veiculo, logo se é dissipada, passando a
sensação de que o ambiente se alargou e isso graças à aproximação que o trio
começa há ter. Outro ponto a favor da trama foi não se alongar sobre o passado
de cada um deles, deixando somente pistas de onde eles vieram, o que eles foram
e o que eles perderam no passado. Bom exemplo disso é no caso de Rubén, que com
poucas palavras vindas dele (e de imagens de determinadas fotos), se percebe
que ele tinha a felicidade nas mãos, mas que por um motivo ou outro acabou que perdendo
ela ao longo do trajeto da sua vida.
Com Jacinta e Anaty, ele
consegue então enxergar uma possibilidade de redenção, mesmo que no final do
trajeto, coloque ambos em caminhos diferentes. Embora torçamos por um final
feliz, a trama termina com inúmeras questões no ar e fazendo com que a historia
continue em nossas mentes e imaginando qual seria o caminho seguinte para cada
um deles. No final das contas Las
Acácias é mais um belo filme road movie, no qual sempre durante uma viagem na
estrada, faz com que os protagonistas descubram novas camadas de sentimentos
deles mesmos. Muito embora eles acreditem no princípio, que suas vidas já estão
mais do que bem definidas.
NOTA: O filme teve pré-estréia
no ultimo sábado no cinebancários e terá estréia oficial na mesma sala a partir
do dia 17 de setembro. Mais informações vocês conferem na pagina da sala
clicando aqui.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: MAMA
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Cine Dica: SALA P. F. GASTAL EXIBE MOSTRA DE PHILIPPE GARREL, O POETA MALDITO DO CINEMA FRANCÊS
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sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Cine Especial: Mestres & Dragões: FINAL
Por fim, chego ao final de
mais um especial que eu sempre escrevo aqui, com relacionado aos cursos que eu
participo pelo CENA UM. Durante duas semanas, me dediquei há dissecar um pouco
os melhores momentos do gênero filme de ação chinês, onde os protagonistas dão
um verdadeiro show de artes marciais e que conquistaram uma geração inteira.
Mas para encerrar aqui essas postagens ficava me perguntando, qual filme para
encerrar esse especial com relação a esse gênero?
Eis que me lembrei do ano
2000, quando O Tigre e o Dragão aterrissou em nossos cinemas e dos EUA e que
pessoalmente, acho que com ele se encerrou um ciclo de tentativas em que o
cinema Chinês, seja de ação ou de outro gênero, conseguisse o seu espaço
definitivo no ocidente. Com isso, o texto abaixo é dedicado com carinho para
esse incrível filme dirigido pelo cineasta Ang Lee. Lembrando que o curso
começa amanhã, no Santander Cultural de Porto Alegre, das 13h30 as 16horas e ministrado
pelo escritor e editor César Almeida.
Quem já se inscreveu,
participem comigo nessa empreitada desse final de semana e até lá.
O Tigre e o Dragão
Sinopse: história de
duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio
Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela
sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por
outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas
descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as
conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma
escolha que poderá mudar suas vidas.
Foi preciso um
diretor de Taiwan para devolver aos fãs de cinema a magia com que a sétima arte
sempre brindou seu público. Depois de bem sucedidas incursões ao cinema de
Hollywood - em especial os belos "Razão e sensibilidade" e
"Tempestade de gelo", que captaram com inteligência as culturas
inglesa e americana, respectivamente - o cineasta Ang Lee não foi feliz com o
pouco visto e muito criticado "Cavalgada com o diabo" e resolveu retornar
às origens. Para isso, assumiu as rédeas da adaptação do quarto volume de uma
pentalogia chamada Crane/Iron, escrita por Du Lu Wang, um conhecido mestre
chinês de kung-fu. Tendo seu habitual parceiro James Schamus entre os
roteiristas, Lee construiu uma fábula majestosa e emocionante que recebeu o
título ocidental de "Crouching tiger, hidden dragon", ou, como
conhecido no Brasil, "O tigre e o dragão".
Não é difícil
compreender o porquê da comoção em torno do filme de Lee desde sua estréia, no
Festival de Cannes de 2000, quando foi ovacionado por uma legião de críticos
deslumbrados. Sua obra simplesmente tira o espectador de sua zona de conforto,
jogando-o em um universo particular, em que personagens ignoram a lei da
gravidade e onde todas as excepcionalmente bem coreografadas lutas não são
apenas desnecessários desvios da ação e sim parte integrante e indispensável da
narrativa, repleta de poesia visual - cortesia da magnífica fotografia de Peter
Pau, vencedor do Oscar da categoria. Não foi à toa que "O tigre e o dragão"
tornou-se o primeiro filme de língua não-inglesa a ultrapassar a barreira dos
100 milhões de dólares de arrecadação em território americano, além de sair
vitorioso em 4 categorias na festa do Oscar de 2001. O filme de Ang Lee é uma
festa para os olhos e um admirável espetáculo para todos que consideram o
cinema como um refúgio.
Dirigido com maestria
por um Ang Lee extremamente à vontade e no auge de sua criatividade como
cineasta, "O tigre e o dragão" tem a seu favor, além de tudo, uma
equipe que transmite paixão a cada polegada de celulóide. O elenco é impecável
- com destaque para Michelle Yeoh, cujo rosto expressivo casa com naturalidade
com uma força física impressionante - e é impossível não admirar a belíssima
trilha sonora (composta em apenas duas semanas por Tin Dau, que acabou com uma
estatueta do Oscar), a fotografia etérea e a direção de arte caprichada. No
fundo uma bela história de amor emoldurada por uma trama que envolve
sentimentos como honra, lealdade e amizade à toda prova - e um discreto discurso
feminista - "O tigre e o dragão" é uma obra-prima incontestável e um
dos melhores filmes já produzidos fora de Hollywood.
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Cine Dicas: Estreias no final de semana (06/09/13)
Jobs
Sinopse: De hippie
sem foco nos estudos a líder de uma das maiores empresas de tecnologia do
mundo. Este é Steve Jobs (Ashton Kutcher), um sujeito de personalidade forte e
dedicado, que não se incomoda de passar por cima dos outros para atingir suas
metas, o que faz com que tenha dificuldades em manter relações amorosas e de
amizade.
Boa Sorte, Meu Amor
Sinopse: Recife,
Pernambuco. Dirceu (Vinícius Zinn) tem 30 anos e vem de uma família aristocrata
do sertão nordestino. Ele trabalha em uma empresa de demolição, ajudando nas
diversas transformações que a cidade tem passado nos últimos anos. Ao encontrar
Maria (Christiana Ubach), uma estudante de música com alma de artista, ele
passa a sentir a urgência por mudanças em sua própria vida.
A Coleção Invisível
Sinopse: A família de
Beto (Wladimir Brichta) é dona de uma tradicional loja de antiguidades em que
está passando por uma crise financeira. Para tentar solucionar este problema
ele se lança numa viagem até a cidade de Itajuípe, interior da Bahia, atrás de
uma coleção raríssima de gravuras que foi adquirida há 30 anos por um antigo
cliente, o colecionador Samir (Walmor Chagas). Entretanto, logo ao chegar Beto
enfrenta uma forte resistência da esposa dele e de sua filha Saada (Ludmila
Rosa).
O Ataque
Sinopse: White House
Down conta a história de como a residência oficial do presidente dos Estados
Unidos a Casa Branca é atacada por um grupo paramilitar. O agente (Channing
Tatum) do Serviço Secreto dos EUA decide resgatar o Presidente (Jamie Foxx).
Casa da mãe Joana 2
Sinopse: Depois de
despejados do apartamento em Copacabana nossos heróis de Casa da Mãe Joana 1
Juca PR e Montanha seguiram rumos diferentes. PR voltou a investir em coroas
ricas Juca resolveu tirar um período sabático em busca da Cannabis perfeita e
Montanha finalmente escreveu um livro de sucesso e ficou rico. Hoje ele mora
numa antiga mansão no Alto da Boa Vista e vai receber os amigos Juca e PR que
se envolveram em confusões pelo mundo. Novamente reunidos os três amigos
viverão situações hilárias fugindo de duas irmãs em busca de uma herança e
terão que contar com ajuda de mediuns para conviver com assombrações que rondam
a casa como o fantasma Zazzie um dedicado camareiro da Rainha da França Maria
Antonieta que por descuido baixa na casa e decide ficar.
A filha do meu melhor
amigo
Sinopse: A família Walling e
a família Ostroff sempre foram muito próximas. Durante as férias a jovem Nina
Ostroff volta para a casa depois de passar cinco anos distante dos pais. Para a
surpresa de todos ela se apaixona por David Walling homem muito mais velho do
que ela. Esta nova relação afeta a amizade entre as famílias.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Cine Especial: Mestres & Dragões: Parte 9
Na minha 30ª
participação no Cena Um, essa atividade ministrada pelo escritor e editor César
Almeida, que irá ocorrer nos dias 07 e 08 de setembro no Santander Cultural,
irá desvendar um pouco mais sobre o universo das artes marciais no cinema e que
conquistou o ocidente durante as décadas de 70 e 80. Enquanto os dois dias da
atividade não chegam, irei postar aqui um pouco mais desse gênero, cuja a sua
influencia é sentida até hoje.
O Grande Mestre Beberrão
Sinopse: Uma perigosa
quadrilha de bandidos sequestra um jovem oficial para exigir a libertação de
seu líder. Vespa Dourada (Pei-pei Cheng), extremamente habilidosa nas artes
marciais e irmã da vítima, é incumbida de fazer o resgate. Ela conta com a
ajuda de Gato Bêbado (Hua Yueh), um mestre do kung fu disfarçado de mendigo,
para executar o arriscado plano.
Considerada um dos maiores
clássicos de todos os tempos no cinema de artes marciais, esta é a produção que
inaugurou uma linha que até hoje é explorada em filmes como O Tigre e o Dragão
e O Clã das Adagas Voadoras, a dos vôos alegóricos. O filme foi realizado por
King Hu, considerado o melhor do gênero e que em mais de uma ocasião trouxe
inovações e influenciou toda uma geração de cineastas, tanto orientais quanto
do Ocidente.
O ESPADACHIM DE UM BRAÇO SÓ
Sinopse: One-Armed Swordsman
conta a história de Fang Gang (interpretado por Wang Yu, uma das grandes
estrelas lançadas por Chang Cheh). Seu pai morreu para salvar o mestre, que
então adotou o pequeno Fang para criar e treinar. Já mais velho, ele sofria as
provocações dos discípulos-irmãos por ser filho de um servente; estes acabam
desafiando-o num acerto de contas que termina em tragédia.
Pei-er, a filha do mestre, num gesto de raiva
insensata, corta o braço direito de Fang. Delirante em sua dor, ele se afasta
pela floresta, até uma ponte sobre um riacho; cambaleante, desmaia e cai num
barco que ali passava naquele exato instante. Xiaoman, a moça que remava, leva
Fang para casa e se ocupa dele. Logo cresce entre os dois um profundo afeto e a
decisão de morarem juntos e ajudarem um ao outro. A mágoa de Fang pela perda do
braço e conseqüentemente de sua vida como espadachim é duramente rebatida por Xiaoman,
que também perdeu o pai em sacrifício pelo mestre. Com a mãe, ela aprendeu que
as artes marciais se interpõem entre o homem e sua vida, que não devem ser
louvadas porque sempre acarretam morte, em geral pela obrigação de honrar
preceitos e responder a juras de lealdade. Todo esforço de Fang por desenvolver
suas habilidades para seu braço restante com intuito de auto-proteção é visto
com maus olhos pela moça, que defende firmemente sua posição de camponesa
pacífica. Através de uma série de qüiproquós e movido por seu senso de vingança
em nome da honra e de justiça, Fang acaba envolvido numa armação que visava
destruir o clã do seu mestre e todos os seus discípulos. Contrariando Xiaoman,
ele parte para defender o que acredita, em gesto notadamente humanitário. Com a
espada cortada herdada do seu pai, Fang escapa da geringonça criada pelo clã
inimigo para bloquear as longas espadas forjadas por seu mestre, salvando a
este e a seus discípulos do extermínio. Mas tal ato de heroísmo não é seguido,
ao contrário do que se poderia esperar, por uma volta ao seio da casa que lhe
acolheu e fez dele um exímio espadachim, e sim por uma partida para o campo, ao
lado de Xiaoman. São as regras do coração que comandam o filme; o afeto
dispensado pela moça a Fang, sua dedicação em salvar sua vida e cuidar dele,
mesmo com poucos meios, é o na verdade o grande ato heróico que merece
admiração. E pelo reconhecimento de Fang, enorme é o peso que Xiaoman ganha no
desenrolar da trama. Suas preocupações, seus sentimentos, suas palavras, são na
verdade o motor que articula as ações do herói e o sentido do filme. É para
protegê-la que ele incansavelmente treina seu braço esquerdo e desenvolve uma
técnica própria e é por sua relação com ela que ele se vê enredado com o clã
que ameaça o do seu mestre. Optando por seguir se envolvendo, como que absorto
em obrigações que depassam sua vontade, Fang – e nós também – carrega consigo
as preocupações de Xiaoman, de forma que toda a batalha travada parece uma
batalha travada pela preservação de um amor.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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