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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cine Dica: CONVITE MOSTRA BELA TARR NA SALA P.F GASTAL


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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: COLEGAS

 Leia a minha critica já publicada clicando aqui.

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sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cine Dicas: Estreias no final de semana (21/06/13)

Universidade Monstros 

Sinopse:Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.


Ferrugem e Osso 

Sinopse: Ali descobre que precisará ficar com o seu filho de cinco anos que mal conhece. Desabrigado pobre e sem amigos resolve ir morar com a irmã em outra cidade. Ela recebe os dois muito bem e os abriga em sua garagem. Em uma boate Ali conhece Stephanie uma linda e independente treinadora de baleias assassinas. A segunda vez que se veem é depois de uma ligação noturna avisando que Stephanie sofreu um acidente em uma performance. Quando se encontram novamente ela é uma cadeirante que perdeu as duas pernas e está desiludida. Ali decide então que vai ajudá-la. Cannes 2012.

O Lugar Onde Tudo Termina 

Sinopse:Luke (Ryan Gosling) é um motociclista misterioso, que pilota dentro de globos da morte para um circo itinerante. Quando descobre que sua ex-namorada, Romina (Eva Mendes), teve um filho seu, ele tenta se reaproximar dela. Sua intenção é mostrar-se um pai capaz de sustentar o filho e, para isso, Luke decide participar de uma série de roubos a bancos. O problema é que Luke não consegue reprimir seu lado violento, o que lhe traz problemas não apenas com Romina mas também com Robin (Ben Mendelsohn), seu parceiro de assaltos. Apesar dos vários problemas inesperados que surgem, ainda assim Luke resolve realizar sozinho um assalto a banco. Perseguido pela polícia, ele vira alvo de Avery Cross (Bradley Cooper), um policial que cumpria sua rotina fazendo a ronda diária.  

Adeus Minha Rainha 

Sinopse: França 14 de Julho de 1789. Início da revolução que mudará o curso da História e terminará com uma das mais longas monarquias europeias. O povo francês toma a Bastilha como sinal de descontentamento com o regime de Luís XVI. Versalhes contudo continua a viver uma aparente normalidade longe da turbulência das ruas de Paris. Quando finalmente a notícia da revolução chega à corte os nobres e servos percebendo a gravidade da situação fogem para salvar as suas vidas. Porém Sidonie Laborde (Léa Seydoux) a jovem e dedicada dama de companhia de Maria Antonieta (Diane Kruger) recusa-se a segui-los e a abandonar a rainha.
  
Minha Mãe é uma Peça 

Sinopse: A trama conta a história das loucuras da mãe e dona de casa Hermínia uma mulher de meia idade aposentada e sozinha que tem como preocupação maior procurar o que fazer. 

Jards 


Sinopse:A vida e obra do cantor, músico e ator Jards Macalé é celebrada neste documentário dirigido por Eryk Rocha. O artista carioca cresceu rodeado de música, estudou compositores eruditos, mas sempre representou a música popular brasileira. O longa retrata um pouco do processo criativo do último album do autor de canções como "Vapor Barato", "Gothan City" e "Movimento dos Barcos" e sua destreza com diversos instrumentos musicais.


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Cine Dica: Em Cartaz: Depois da Terra


Sinopse: Mil anos após um cataclisma obrigar os seres humanos a se retirar do Planeta Terra a Nova Prime se tornou o novo lar dos humanos. O lendário general Cypher Raige retorna para sua família depois de uma longa ausência servindo o governo agora preparado para cumprir seu dever de pai de Kitai de 13 anos. Quando uma tempestade de asteroides prejudica a nave de Cypher e Kitai eles caem em um Planeta Terra perigoso e sem vida.
O grande mal dessa ficção é o fato de reunir dois mundos problemáticos: de um lado tem o cineasta M. Night Shyamalan, que após o fenômeno O Sexto Sentido, foi perdendo o prestigio gradualmente em cada obra sua e piorando cada vez mais a situação a partir do momento que ingressou em super produções como O Ultimo Mestre do Ar. Do outro, temos um pretensioso  Will Smith, que desde A Procura da Felicidade, quer porque quer interpretar sempre um personagem que vence as dificuldades a todo o custo  e sempre estando ao lado do seu filho, o também ator Jaden Smith.
Na reunião desses dois grandes egos, poderias se render uma verdadeira bomba, mas até que não é de todo o mal. Embora com inicio de filme que da a sensação de que há algo que já vimos antes, o roteiro ganha pontos ao se concentrar na relação problemática de pai e filho, em vez de explorar mais aquele universo futurístico. Curiosamente, a sensação que da que estamos assistindo há uma obra com duas visões diferentes. O que não é muita surpresa, já que o roteiro é da própria autoria de Smith, mas num determinado momento a gente consegue ver a mão de Shyamalan em determinadas cenas, principalmente quando o jovem protagonista tem o seu primeiro encontro com uma misteriosa criatura alienígena dentro da nave.   
Logicamente o filme prende a atenção do espectador, no momento em que a dupla central se vê presa numa terra futurística, mas ao mesmo tempo cheia de vida, porém selvagem. Embora tenha nascido através de uma solução forçada, a separação de pai e filho na floresta se torna essencial, para a construção de uma nova relação dentre eles mesmo na distancia. Infelizmente os momentos em que o jovem Smith encara certos perigos na mata acabam não sendo muito convincentes, que por vezes soa forçado demais, ou por esses momentos possuírem efeitos visuais não muito caprichados.  
O único momento que realmente nos convence e nos faz temer pelo seu destino, é quando ele novamente ele encara a criatura vista dentro da nave. Mas é ai que a porca torce o rabo, pois Shyamalan novamente vem com o seu típico final surpresa, já bem desgastado e que lembra por demais até mesmo o seu filme Sinais de 2002. Com isso, o filme se encaminha com minutos dos mais previsíveis, mas ao mesmo tempo esperados para aqueles que estavam assistindo do começo ao fim. Meu conselho é assistir a esse filme com a mente aberta e sem exigir muito dele, pois até quem sabe, possa futuramente a vir se tornar um pequeno Cult.     


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Cine Dica: [CINETERAPIA] ISMAEL CANEPPELE comenta OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE

Exibição gratuita e bate-papo com Ismael Caneppele, autor da obra adaptada para o cinema,  acontece segunda-feira, dia 24 de junho, às 20h, no CineBancários 


Um garoto de dezesseis anos, fã de Bob Dylan, acessa o mundo através da internet enquanto vê seus dias passarem em uma pequena cidade alemã, no interior do Rio Grande do Sul. “Estar perto não é físico”, diz ele em seu blog. Por identificação, aproxima-se de uma garota que o apresenta um mundo diferente.
Quando a garota parte para outro mundo, deixa imortalizada sua história em fotos e vídeos na internet, e então guiado pela música de Dylan, ele mergulha em lembranças até o surgimento de uma figura misteriosa que desencadeia diversos acontecimentos em sua vida.
Baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele, com roteiro do próprio autor que também participa do elenco do filme, e direção de Esmir Filho (conhecido pela direção do hit online Tapa na Pantera), Os Famosos e os Duendes da Morte dialoga com uma geração que acredita na internet não como passatempo, mas como opção existencial.
A película já participou de diversos festivais, dentre os quais o 60º Festival de Berlim, 62nd Film Festival Locarno e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival do Rio, onde ainda foi agraciada pela crítica internacional.
Nesta edição, o Cineterapia apresenta o próprio autor Ismael Caneppele como convidado a debater sua obra adaptada às telas. Considerado uma das revelações da literatura brasileira contemporânea, Caneppele é romancista, desenvolve argumentos e roteiros para o cinema e morou na Alemanha e Croácia, onde foi assistente de direção em ópera e ator de teatro.
Em sua 24ª edição e quarto ano consecutivo, o projeto disponibiliza clássicos que estudam novas formas de desenvolver a sensibilidade e possibilita análise comportamental por destacados pensadores, psiquiatras e escritores gaúchos. Já participaram do evento nomes como Thedy Correa, Frank Jorge, Tatata Pimentel, Jorge Furtado, entre outros. A mediação da conversa fica por conta dos terapeutas Cínthya Verri e Roberto Azambuja.
 
Reservas de ingressos deverão ser feitas pelo e-mail projetocineterapia@gmail.com

CINETERAPIA

Toda última segunda-feira do mês
 Um convidado extraordinário
 Um filme inteligenteCom entrada franca
 
CineBancários
(51) 34331204 / 34331205
Rua General Câmara, 424, Centro - POA
blog: cinebancarios.blogspot.com
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Cine Dica: Filme do Grupo Dziga Vertov na Sessão Aurora

SESSÃO AURORA EXIBE FILME DO
GRUPO DZIGA VERTOV NA SALA P. F. GASTAL 

 A Sessão Aurora apresenta neste sábado, dia 22, às 18h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), o filme Vento do Leste (1970), assinado pelo Grupo Dziga Vertov. Após a sessão, haverá um debate com os editores da revista Aurora. A sessão também marca o lançamento do terceiro número do Zinematógrafo, fanzine de cinema que o grupo produz e distribui gratuitamente em vários pontos da cidade. A entrada é franca.
Filme-manifesto do Grupo, Vento do Leste evidencia toda a radicalidade dos criadores do coletivo, Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin, enquanto criadores de imagens, discurso político e da própria linguagem cinematográfica. Basicamente, a história gira em torno de um grupo de pessoas que pretendem fazer um filme e, durante as circunstâncias das filmagens, questionam política e ideologicamente a própria função dos recursos que o cinema oferece e, principalmente, suas limitações. Nesse sentido, o som e a imagem são problematizados a partir de sobreposições e junções de caráter experimental e provocativo em meio a fotos de Mao e Stalin.
Vento do Leste nasceu da ideia de uma obra coletiva, alimentada por debates entre intelectuais de esquerda de vários países. Durante a realização, as duas correntes mais radicais – os maoístas (liderados por Godard) e os anarquistas (liderados por Daniel Cohn-Bendit) – se desentenderam. Segundo Godard, “os anarquistas foram para a praia”. Sob a orientação maoísta, curiosamente, a obra ganhou em experimentação. Vento do Leste foi encomendado (mas não exibido) pela RAI, televisão estatal italiana, como um western-spaghetti com o ator Gian Maria Volontè. O resultado final, no entanto, mesmo com a presença de Volontè, passa longe de qualquer definição.
Uma das bandeiras do Grupo era colocar em xeque a ideia da “velha esquerda” que realizava filmes supostamente políticos, mas que eram, na opinião dos integrantes, apenas filmes sobre pessoas que faziam política, pois permaneciam inseridos no sistema narrativo hollywoodiano, representando ingenuamente mocinhos e bandidos e o bem e o mal, sem romper definitivamente com as estruturas narrativas burguesas e imperialistas. Os temas anticapitalistas e a orientação maoísta/marxista-leninista do Grupo marcaram os oito filmes que realizaram entre 1968 e 1972, tendo em Vento do Leste a síntese de toda uma concepção de cinema radical e revolucionária. O filme ainda tem uma curta participação do cineasta brasileiro Glauber Rocha apontando o caminho do cinema político.


Vento do Leste. França, 1970, cor, 100 minutos. Direção: Grupo Dziga Vertov (Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Gorin, Gérard Martin). Com Gian Maria Volonté, Anne Wiazemsky, Cristiana Tullio-Altan, Allen Midgette, José Valéra, Glauber Rocha. O filme será exibido em DVD com legendas em português.

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quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cine Especial: STAR TREK: FINAL

Star Trek V: A Ultima Fronteira 


Sinopse: Em férias, a tripulação da Enterprise é convocada ás pressas pra resgatar vitimas de seqüestro num planeta distante.

A estréia na direção de Shatner consegue entreter os fãs da série, revelando detalhes desconhecidos sobre o passado dos personagens e explorando um tema clássico do seriado, a frase que aparecia na introdução dos episódios (na dublagem da TV brasileira, final frontier era "fronteira final" e não "ultima fronteira" como quis o desavisado tradutor).
  
Star Trek VI: A Terra Desconhecida 


Sinopse: O Império Klingon dispõe-se a conversar com a Federação para assinar tratado de paz. Contudo um incidente envolvendo o capitão Kirk pode por tudo a perder.

O Ultimo longa metragem para o cinema com a veterana turma do seriado de TV recupera o diretor do segundo e melhor titulo da série. O roteiro co-escrito por Nimoy, traça um paralelo com o esfacelamento da URSS e da boas dicas para a entrada, na ribalta, da Nova Geração. Espetáculo divertido e repleto de curiosos efeitos especiais como o sangue Klingon flutuando no vácuo.


Leia também: Partes 1, 2, 3 e 4

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