Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cine Especial: Cinema 2013: Parte 6


Amor

Sinopse: Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste.

Michael Haneke foi sem sombra de duvida um dos melhores cineastas que surgiram no inicio desse século 21. Embora já tenha causado barulho com a primeira versão de Violência Gratuita em seu país de origem (Áustria), foi com o inquietante A Professora e o Piano que lhe rendeu reconhecimento no mundo a fora. Com isso, não demorou muito para que recebesse projetos nos quais teria liberdade criativa, para botar para fora os seus demônios interiores. Digo isso, porque quem vai assistir aos filmes dele, tem sempre a ligeira impressão que Haneke quer dizer alguma coisa, mais precisamente o que ele sente no seu intimo, algo que se assemelha ao Lars Von Trier faz com seus filmes.
Em Amor, o cineasta explora o universo intimo de um casal de idosos que passa por certas dificuldades de saúde. Pelo que já andei ouvindo, Emmanuelle Riva, que faz a esposa que tem um sério derrame, brinda o espectador com uma interpretação espetacular e tem grande chance de ganhar o Oscar pelo seu desempenho. Com as indicações ao Oscar de melhor filme e direção, Michael Haneke está com a faca e o queijo na mão, para adquirir mais projetos e injetar neles tudo o que ele deseja e pensa dentro de si. 
O filme estreia semana que vem.  

   Me  Sigam no Facebook e Twitter

Cine Dicas: Estréias no final de semana (11/01/13)


Final de semana chegando e com o clima “pós” Oscar. Com os indicados definidos, nas próximas semanas começa a embarcar alguns dos indicados em nossos cinemas e, portanto nas próximas semanas promete ser disputadíssimo em termos de bilheteria por aqui.
Lembrando que o premiado e elogiado O Som ao Redor terá pré-estréia amanha a noite, as 21h40, no Espaço Itaú 3 e se der tudo certo, haverá finalmente estréia por aqui no próximo final de semana. Confiram as estréias.       

A Viagem

Sinopse: Em A Viagem várias histórias em épocas diferentes passado presente e futuro estão conectadas mostrando como um simples ato pode atravessar séculos e inspirar uma revolução. Os diretores da trilogia Matrix dirigem uma épica estória através dos séculos com Tom Hanks Halle Berry Susan Sarandon e Hugh Grant.


Celeste e Jesse Para Sempre

Sinopse: Pelos colegas Celeste e Jesse sempre foram descritos como o casal perfeito. Amigos e amantes desde o tempo da escola casaram-se cedo riem das mesmas piadas e são capazes de completar a frase um do outro. Hoje com cerca de 30 anos Celeste se tornou uma mulher de negócios bem -sucedida enquanto Jesse está desempregado e sem muita pressa para dar um outro rumo à sua vida. As circunstâncias acabam convencendo Celeste de que divorciar-se de Jesse é a coisa certa a fazer. Mesmo separados os dois tentam preservar a amizade em meio às turbulências de novos romances. Sundance 2012.


Jack Reacher - O Último Tiro

Sinopse: A trama acompanha o misterioso ex-policial militar Jack Reacher é obrigado a interromper seu descanso numa praia de Miami ao lado de uma belíssima norueguesa e voltar a se meter em tramas tão sujas e violentas que derrubariam até James Bond MacGiver e Chuck Norris. Reacher no entanto permanece sempre de pé armado... e bem vestido.

Uma Família em Apuros

Sinopse:Quando Artie Decker e sua esposa Diane são deixados sozinhos para cuidar de seus netos os antigos métodos de educação colidem com os métodos modernos - sem punições e muito menos diversão. Mas quando as coisas começam a ficar fora de controle os avós começam a usar uma tática inesperada para conquistar os netos: ensiná-los como ser crianças e se divertir.


Me  Sigam no Facebook e Twitter

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cine Especial: Cinema 2013: Parte 5


O Lado Bom da Vida

Sinopse: Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu absolutamente tudo na vida: sua casa, o emprego e a esposa. Deprimido, ele vai parar em um sanatório, onde fica internado por oito meses. Ao sair, Pat passa a morar com os pais e está decidido a reconstruir sua vida, o que inclui retomar o casamento, passando por cima de todos os problemas que teve. Entretanto, seu novo plano muda por completo quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota misteriosa que também tem seus problemas. É ela quem consegue fazer com que Pat mais uma vez se reconecte com a vida.

Embora com uma filmografia de poucos títulos no currículo, David O. Russel é alguém que merece atenção, pois são dele os títulos como Três Reis, Adaptação e O Vencedor. Esse ultimo, acabou lhe dando mais prestigio e a chance para novos projetos ao longo do tempo,que dentre eles, O Lado Bom da Vida acabou ganhando forma.      
Pela sinopse, o filme é aquela típica historia do protagonista que tenta achar um sentido  na vida, mas para isso, dependera de um empurrãozinho, que é ninguém menos que Jennifer Lawencer. Chamando atenção em X-men: Primeira Classe, a jovem atriz teve reconhecimento mundial pela sua indicação de melhor atriz por Inverno da Alma e acabou ganhando milhares de fãs jovens pelo seu desempenho, no correto Jogos Vorazes. Neste filme, ela é novamente indicada ao Oscar e tem todas as chances de se tornar uma das grandes favoritas na noite da cerimônia.
Mas o que dizer de Bradley Cooper: vindo das comedias Se Beber não Case, acabou ganhando papeis que fizeram soltar mais e mais a sua ótima veia de interpretação,sendo que Sem Limites, foi o seu ponta pé inicial para provar que poderia ir mais longe. Sua indicação em O Lado Bom da Vida veio sem sombra de duvida na hora certa, lhe garantindo (ou não), a chance de papeis ainda mais desafiadores. Para finalizar, o filme ainda conta com a participação do bom e velho Robert De Niro, que embora tenha participado de uns deslizes nos últimos anos, nunca é tarde demais para dar a volta por cima.
 O filme estréia dia 1º de fevereiro 

Me  Sigam no Facebook e Twitter

Cine Curiosidade: Indicados ao Oscar 2013


Saiu agora a pouco a lista dos indicados ao Oscar 2013. Veja quem irá concorrer:  

Melhor Filme
A Hora Mais Escura
Amor
Argo
As Aventuras de Pi
Django Livre
Indomável Sonhadora
Lincoln
O Lado Bom da Vida
Os Miseráveis

Melhor Direção
Ang Lee, As Aventuras de Pi.
Michael Haneke, Amor.
Benh Zeitlin, Indomável Sonhadora.
Steven Spielberg, Lincoln.
David O. Russel, O Lado Bom da Vida.

Melhor Roteiro Original
A Hora Mais Escura
Amor
Django Livre
O Voo
Moonrise Kingdon

Melhor Roteiro Adaptado
Argo
Indomável Sonhadora
As Aventuras de Pi
Lincoln
O Lado Bom da Vida

Melhor Ator
Bradley Cooper, O Lado Bom da Vida.
Daniel Day-Lewis, Lincoln.
Denzel Washington, O Voo.
Hugh Jackman, Os Miseráveis.
Joaquin Phoenix, O Mestre.

Melhor Atriz
Emmanuelle Riva, Amor.
Jessica Chastain, A Hora Mais Escura.
Jennifer Lawrence, O Lado Bom da Vida.
Quvenzhané Wallis, Indomável Sonhadora.
Naomi Watts, O Impossível.

Melhor Ator Coadjuvante
Alan Arkin, Argo.
Christoph Waltz, Django Livre.
Robert De Niro, O Lado Bom da Vida.
Phillip Seymour Hoffman, O Mestre.
Tommy Lee Jones, Lincoln.

Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams, O Mestre.
Anne Hattaway, Os Miseráveis.
Hellen Hunt, As Sessões.
Jacki Weaver, O Lado Bom da Vida.
Sally Field, Lincoln.

Melhor Animação
Detona Ralph
Frankenweenie
Piratas Pirados
ParaNorman
Valente

Melhor Fotografia
Anna Karenina
Django Livre
A Vida de Pi
Lincoln
Skyfall

Melhor Figurino
Anna Karenina
Os Miseráveis
Lincoln
Espelho, Espelho Meu
Branca de Neve e o Caçador

Melhor Edição
Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln
O Lado Bom da Vida
A Hora Mais Escura

Melhor Maquiagem
Hitchcock
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis

Melhor Trilha Sonora
Anna Karenina
Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 - Operação Skyfall

Melhor Canção
Before My Time, Chasing Ice.
Everybody Needs a Best Friend, Ted.
Pi's Lullaby, A Vida de Pi
Skyfall, 007 - Operação Skyfall

Melhor Direção de Arte
Anna Karenina
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln

Melhor Edição de Som
Argo
Django Livre
As Aventuras de Pi
007 - Operação Skyfall
A Hora Mais Escura

Melhor Mixagem de Som
Argo
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 - Operação Skyfall

Melhores Efeitos Especiais
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
As Aventuras de Pi
Os Vingadores
Prometheus
Branca de Neve e o Caçador

Melhor Filme Estrangeiro
Amor, Áustria.
Kon-Tiki, Noruega.
No, Chile.
A Royal Affair, Dinamarca.
War Witch, Canadá.

O que eu acho? Cara, esnobaram Quentin Tarantino na categoria de direção e o ultimo 007, tão elogiado e que irá ganhar uma homenagem durante a cerimônia, também não irá concorrer nas categorias principais. Também senti falta de um reconhecimento para ultima parte da trilogia de Nolan, sobre sua visão pessoal de Batman, mas pelo visto, os membros da academia não quiseram saber, o que é uma pena lastimável.
Pelo menos, o velho Steven Spielberg retorna em grande estilo com Lincoln, com 12 indicações no total, algo que não acontecia desde a Lista de Schindler. Fico feliz também pelo reconhecimento para As Aventuras de Pi, que desde já, é um dos grandes filmes dos últimos anos.
Vamos esperar agora, como ficara esse quadro na noite de cerimônia de entrega.


Me  Sigam no Facebook e Twitter

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cine Dica: Em Cartaz: INFÂNCIA CLANDESTINA



Sinopse:Argentina, 1979. Da mesma forma que seu pai (César Troncoso), sua mãe (Natalia Oreiro) e seu querido tio Beto (Ernesto Alterio), Juan (Teo Gutiérrez Romero) leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. Tudo corre bem, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com voos mais altos ao seu lado, ele passa por cima das rígidas regras familiares para poder ficar mais tempo com ela.

Com o fim da Ditadura nos países latinos americanos, começaram a surgir bons filmes que retrava esse nebuloso período, tanto o nosso, como dos países vizinhos. A Argentina foi uma, que não se intimidou em lançar filmes pesados sobre a época, como Crônicas de uma Fuga, mas cabe observar, que um assunto tão conhecido por muitos, pode ser observado por uma ótica diferente. Em Infância Clandestina, vemos esse período conturbado através do olhar do jovem Juan (Teo Gutiérrez Romero), que embora aparente ser leigo sobre o que está acontecendo, não disfarça o incomodo de ter que viver disfarçado junto com os seus pais, que lutam contra o governo opressor.
Com a câmera na mão, o cineasta Benjamin Avila transforma, no que poderia ser mais um filme que retrata o período, numa fabula sobre o amadurecimento de uma criança perante aos obstáculos da vida real, que tenta de todas as formas fazer coisas normais, desde há ir à escola e se apaixonar por uma bela jovem. Curiosamente, a câmera de Avila desfila nas cenas, que da a entender, que ela representa visão que Juan tem com relação ao universo em que vive. Com isso, em muitos momentos apreciamos inúmeras belas cenas, desde ao mais simples movimentos dos corpos dos personagens, como também aos objetos inanimados que desfilam nas imagens.   
De uma forma certeira (mesmo não muito original), o cineasta cria seqüências na forma de desenho (parecendo HQ), quando surge a realidade crua batendo a porta de Juan. Isso pode até amenizar as cenas com teor mais impactante, mas não diminui as conseqüências que mudam a vida do protagonista, principalmente no ato final, no qual coloca o destino do jovem em xeque. Do resto do elenco, destaque pela estupenda interpretação de Ernesto Alterio, que interpreta o revolucionário e tio de Juan, cujas cenas de ambos juntos são cativantes e sem sombra de duvida as melhores partes do filme.
Um filme singelo sobre o período, que embora pessimista em alguns momentos, entrega momentos de esperança, por mais que a realidade possa ser dura.  

Me  Sigam no Facebook e Twitter

Cine Dica: Curso de Ferias: Steven Spielberg

CURSO DE FÉRIAS

APRESENTAÇÃO

Steven Spielberg é um dos diretores mais (re)conhecidos do cinema mundial desde a metade dos anos 70 com o lançamento de Tubarão, que explodiu para o mundo e criou o conceito deblockbuster. O sucesso estrondoso daquele filme (que estava fadado ao fracasso) redesenhou uma nova Hollywood, que mudou sua forma de encarar o mercado, buscando uma aproximação com plateias mais jovens, distantes do cinema clássico que imperava até então.
Passados 40 anos da entrada de Spielberg no cenário do cinema mundial, o cineasta hoje é um dos mais bem sucedidos de todos os tempos, seja como diretor, seja como produtor.
Sem dúvida, uma das personalidades mais influentes da história do cinema, Steven Spielberg é, para muitos, o melhor diretor da atual Hollywood, e um dos mais ricos e poderosos cineastas do mundo. Spielberg possui inúmeros sucessos de bilheteria, e é aclamado pela crítica por seu trabalho como diretor, produtor e escritor. O grande Stanley Kubrick, que era amigo pessoal de Spielberg, sempre admirou e respeitou a capacidade de comunicação que os seus filmes exercem nas plateias. Hoje Steven Spielberg é o realizador que mais possui produções na lista dos "100 Melhores Filmes de Todos os Tempos", feita pelo American Film Institute (AFI), e é considerado por muitos, inclusive por críticos de renome, um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos.
OBJETIVOS
O curso O FANTÁSTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG, ministrado por Robledo Milani, fará um panorama do sobre a obra do cineasta que mudou o rumo do cinema contemporâneo, cuja filmografia transita do fantástico ao drama, do filme histórico aos projetos infantis, da aventura à ficção científica.
.
METODOLOGIA
Aulas expositivas, com análise da filmografia, exibição de trechos de seus filmes e discussão das principais características estilísticas e temáticas da obra do cineasta.

MINISTRANTE
ROBLEDO MILANI
Crítico de cinema, publicitário e produtor de TV, com atuação em rádio, jornal, internet, revista e televisão. Sócio-proprietário da agência de comunicação Phosphoros Novas Ideias e editor do site “Papo de Cinema”, membro fundador da ACCIRS (Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) e integrante da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Já ministrou o curso "Marilyn Monroe - Mito Eterno", pela Cena UM.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O curso abordará o cineasta Steven Spielberg sob dois aspectos: a Fantasia e o Real.

1º Encontro 
SPIELBERG - FANTASIA

As origens familiares; os faturamentos astronômicos; o surgimento do conceito "blockbuster"; as sequencias e seu trabalho como produtor. As suas influências como cineasta; o papel dos efeitos especiais; os grandes personagens que criou; o encantamento que seus filmes provocam; o deslumbramento de suas criações; a importancia da imagem e os temas em comum. Os atores que lhe são fiéis (Harrison Ford, Tom Cruise, Richard Dreyfuss).
Tubarāo / Contatos Imediatos do Terceiro Grau / Os Caçadores da Arca Perdida / E.T. O Extraterrestre / Indiana Jones e o Templo da Perdiçāo / Indiana Jones e a Última Cruzada / Hook, A Volta do Capitāo Gancho / Jurassic Park / O Mundo Perdido / A.I. - Inteligência Artificial / Minority Report / Guerra dos Mundos / Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal / As Aventuras de Timtim.

2º Encontro
SPIELBERG - REAL
O cineasta reconhecido e aplaudido pela crítica; a conquista do Oscar; o respeito dos estudiosos do cinema. Spielberg deixa de ser influenciado e vira influência. A origem judaica e sua ligação com os excluídos - representados também pelos negros. Seus atores favoritos (Tom Hanks); a unidade temática em torno da Guerra; O despertar como cineasta novato; a experiência do fracasso (1941) e um pouco sobre o novo filme da vertente realista: Lincoln.
Encurralado / Louca Escapada / 1941 / A Cor Púrpura / Império do Sol / Além da Eternidade / A Lista de Schindler / Amistad / O Resgate do Soldado Ryan / Prenda-me se for Capaz / O Terminal / Munique / Cavalo de Guerra.


Curso “O FANTÁSTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG” - de Robledo Milani

Datas: 22 e 23 de Janeiro (terça e quarta)

Horário: 16h às 19h
Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico – P. Alegre / RS)
Investimento: R$ 70,00 (valor promocional de R$ 60,00 para as primeiras 10 inscrições)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: www.cinemacenaum.blogspot.com.br
Realização: Cena UM
Apoio: Santander Cultural
Parceiros de divulgação: E O Vídeo Levou / Papo de Cinema / Mundo Cult / Cult News.


Me  Sigam no Facebook e Twitter

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: PARANORMAN



Sinopse: A partir de 6 anos Norman Babcock (Kodi Smit-McPhee) é um garoto que consegue ver e falar com os mortos. Entretanto, o único que acredita em suas habilidades é Neil, um amigo excêntrico. Um dia, o tio de Norman conta sobre um importante ritual anual realizado na cidade, com o objetivo de protegê-la de uma maldição jogada por uma bruxa séculos atrás. Norman resolve ajudar no ritual, mas as coisas não saem como planejado e uma nuvem mágica faz com que os mortos se levantem das tumbas da cidade.

Embora o mercado cinematográfico esteja refleto de animações em computação gráfica, é de se admirar como as outras formas de se fazer a animação tenha ainda o seu espaço ao sol, desde a animação tradicional ao estop motion. Esse ultimo é preciso ter um grande amor para a criação, pois requer bastante trabalho, desde a fazer os bonequinhos (de pano ou massa), para filmar um movimento de cada vez, para só então ver o resultado final no filme. ParaNorman é mais uma prova que ainda existe pessoas que possuem um amor imenso por essa forma de se criar arte, pois a produção em si, tem tantos detalhes de imensa magnitude, que ficamos nos perguntando como puderam fazer tão bem.
A trama em si não tem nada de original, mas é prato cheio para os amantes de cinema, que vão fisgar a cada momento referencias de outros grandes filmes, como Sexto Sentido, A Noite dos Mortos Vivos, Sexta Feira 13, Halloween e dentre outros. Embora seja uma animação para todas as idades, a trama chega até mesmo assustar em alguns momentos, principalmente para os menores que não estão acostumados a determinados momentos horripilantes, mas que felizmente não cai na apelação de violência gratuita. A produtora Laka já havia provado que é capaz fazer uma animação dessa envergadura e atrair todas as idades: basta, por exemplo, ver o seu sucesso anterior que foi a obra prima Coraline: E o Mundo Secreto.
Mas embora o filme seja uma bela homenagem aos filmes de terror, o filme foca mais no sofrimento do individuo ser diferente perante a sociedade, que aqui no caso, o pequeno Norman possui o dom de ver os mortos em todo lugar, mas foi só contar para os seus pais e para outras pessoas, que passou a ser discriminado e tachado como louco. Com isso, é fácil nos identificarmos com o pequeno protagonista, pois quem nessa vida já não foi discriminado, por agir diferente ou pensar diferente das outras pessoas?
No fim, o filme possui inúmeras lições de moral de como não julgar as pessoas precipitadamente, ou então não descer ao nível das pessoas que lhe incomodam por ser diferente. O ato final reserva inúmeros momentos como esse, que nos faz pensar e refletir sobre as nossas ações que provocamos para nos mesmos  e contra aqueles que nos rodeiam. Para uma animação feita para todas as idades, o filme é muito corajoso em inúmeros quesitos e, portanto, é uma animação imperdível.  

Me  Sigam no Facebook e Twitter