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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cine Dica: Mostra A CONSCIÊNCIA NEGRA NO CINEMA



Mostra A CONSCIÊNCIA NEGRA NO CINEMA


De 20 a 25 de novembro de 2012
ENTRADA FRANCA

Celebrado em 20 de novembro no Brasil (dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695), o Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasi leira . Trata-se de uma oportunidade para lembrar a resistência do negro à escravidão, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1594. Celebrada a partir da década de 1960, somente nos últimos anos ganhou destaque. Isso em função das políticas afirmativas, que reforçam o debate sobre a inserção no mercado de trabalho, a identificação de etnias, moda e beleza negra, formas de evidenciar a importância do legado negro na nossa cultura. 
 Para integrar essas atividades e dar sua contribuição à causa, o CineBancários preparou um programa especial através da mostra A Consciência Negra no Cinema, reunindo seis importantes títulos que colocam a questão em pauta, tanto em produções brasileiras como norte-americanas (dois países que ainda convivem com uma incômoda herança escravocrata). Toda a programação tem entrada franca.

Mais informações e horarios das sessões, vocês conferem na pagina da sala clicando aqui,  


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domingo, 18 de novembro de 2012

Cine Especial: Neorrealismo Italiano: Parte 4


Nos dias 24 e 25 de novembro, estarei participando do curso Neorrealismo Italiano, criado pelo Cena Um E ministrado  pelo jornalista Franthiesco Ballerini. Enquanto os dois dias não chegam, estarei por aqui escrevendo sobre os principais filmes, desse movimento que é considerado um dos mais importantes da historia do cinema mundial. 

 Alemanha. Ano Zero

Sinopse: Em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.
  
Alemanha, Ano Zero é uma das obras máximas do mestre Roberto Rossellini e do cinema italiano. Um drama impactante com um dos finais mais célebres da história do cinema. Apesar de se passar na Alemanha do pós-guerra, o filme está inserido no contexto do cinema italiano dos anos 40 que foi o neo-realismo. No filme, Rossellini não deixa de passar uma critica pesada ao nazismo, que foi responsável, não só pela ruína de países em que eles assolaram como também contra a si próprios.      
O jovem personagem Edmund é uma representação de um grito de socorro, perante o horror e a falta de esperança que se encontra junto com a sua família, numa Berlim caindo em ruínas e tentando se reerguer. Suas escolhas, a partir de conselhos  de um professor nazista (e pedófilo), o leva para um ato final impactante e que dificilmente se apaga em nossas mentes após presenciar tal cena, que para o bem e para o mal, entrou para a historia do cinema.  


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sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Cine Especial: O que ver no feriadão que não seja Amanhecer: Parte 2?


Pois é, os cinemas de nosso país estão inundados com o ultimo capitulo da mais dispensável franquia dos últimos anos. Mas para aqueles(a) que são espertos, outras opções é o que não faltam, principalmente para aqueles que pretendem ficar em casa nos próximos dias. Melhor ver um ótimo filme em casa, do que ver o final de uma franquia que daqui a três anos já estará esquecida.    

VALENTE
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360
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Procura-se um amigo para o fim do mundo
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Violeta foi para o céu
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quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cine Especial: Neorrealismo Italiano: Parte 3


Nos dias 24 e 25 de novembro, estarei participando do curso Neorrealismo Italiano, criado pelo Cena Um E ministrado  pelo jornalista Franthiesco Ballerini. Enquanto os dois dias não chegam, estarei por aqui escrevendo sobre os principais filmes, desse movimento que é considerado um dos mais importantes da historia do cinema mundial.  

DOCE VIDA

Sinopse: Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) é um repórter de um jornal sensacionalista que passa a questionar sua vida quando conhece uma linda atriz de Hollywood.


Obra prima de Federico Fellini de 1960 que acabou criando o termo paparazzi. Painel da sociedade romana do pós guerra, criticando a hipocrisia das relações entre o catolicismo e o Estado Italiano, a estrutura de classes é mostrado o desespero dos homens e mulheres desencontrados. Inesquecível a seqüência em que a deslumbrante Anita Ekberg dança com Celentano e em seguida se banha na Fontana di Trevi. Bom uso da famosa canção Patrícia e temas musicais marcantes de Nino Rota. Filme que despertou a atenção do grande publico, para o trabalho de Fellini e um dos filmes mais lembrados da carreira de Marcello Mastroianni.

Curiosidades:
 O produtor Dino De Laurentiis deixou o projeto de fazer Um Doce Amor após o diretor Federico Fellini se recusar a escalar o ator Paul Newman como o personagem Marcello Rubini. O filme criou o termo "paparazzi", que acabou sendo incluído no vocabulário mundial.

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Cine Dica: Em Cartaz: ARGO



Sinopse: Em 4 de novembro de 1979 a revolução iraniana chega ao seu ponto de ebulição quando militares invadem a Embaixada americana em Teerã e levam 52 americanos como reféns. Mas no meio do caos seis americanos conseguem fugir e se refugiar na casa do Embaixador canadense KenTaylor. Sabendo que é apenas uma questão de tempo até os seis serem encontrados e possivelmente mortos um especialista da CIA em exfiltração chamado Tony Mendez bola um plano arriscado para tirá-los do país em segurança. Um plano tão incrível que só poderia acontecer no cinema.

Até alguns anos atrás era difícil de levar a sério Bem Affleck, não só pelas suas interpretações regulares, mas por também escolher péssimos filmes para atuar. Mas eis que o ator segue um novo caminho no cinema, trabalhando agora como cineasta e que para surpresa de todos até agora não decepcionou nem um pouco. Se em sua estréia como diretor em Medo da Verdade parecia ser uma duvidosa promessa, em Atração Perigosa ele provou que tinha pulso firme e agora neste Argo ele definitivamente prova que veio pra ficar na direção. 
Em seu terceiro projeto, Affleck abraça uma historia, que por mais absurda que ela seja, na verdade realmente aconteceu. O resgate de seis americanos em solo Iraniano no inicio dos anos 80, poderia ser feito de inúmeras formas, mas o agente da Cia Tony Mendez (Affleck) cria um plano absurdo, de se fingir de produtor de cinema, usar como desculpa os desertos daquela terra como possíveis cenários, disfarçar os americanos (que estão escondidos no consulado Canadense) de produtores do falso filme e sair de mansinho do país. Absurdo? Pois isso realmente aconteceu, em eventos  em que Hollywood realmente salvou a pátria!
Dito isso, Affleck foi feliz na construção desses fatos, contornando momentos de pura tensão, com momentos de humor, onde a fabrica de sonhos se torna o cenário da trama. Nestes momentos, os atores John Goodman e Alan Arkin roubam a cena, ao interpretarem os produtores  que embarcam no falso filme sem fins lucrativos e para um bem maior. Lembrando, que esses momentos na terra do faz de conta, servem principalmente para deixar o espectador respirar um pouco, porque do segundo para o terceiro ato, a tensão cresce freneticamente, quando o protagonista e os reféns se vêem numa tentativa de fuga arriscada e que pode lhe custar a suas vidas. Essa montanha russa de adrenalina é muito bem representado pelo personagem de Bem Affleck, que passa todo o peso que sente nos ombros perante a situação, mas que não irá desistir, mesmo que possa lhe custar um alto preço.
É bom salientar, que mesmo que o filme represente o inicio dos anos 80, Argo possui uma trama mais atual do que nunca, em termos de conflitos entre o ocidente e o país do Irã, que de lá para cá não mudou muita coisa. Muito embora o filme não se prenda em tratar os Iranianos como os verdadeiros vilões da historia, o que torna o filme diferente de outros projetos, que sempre tratavam os outros povos estrangeiros como animais, como no caso do erro absurdo criado em Falcão Negro em Perigo. Claro, que para o bem da dramaticidade, existe alguns momentos (principalmente nos momentos finais), que soam um tanto que inverossímeis, mas que acredito que eles estejam ali unicamente para aumentar a tensão que o espectador já esta sentido, pois naquelas alturas, ficamos torcendo para que a missão seja bem sucedida. Com isso, essas invenções dramáticas acabam se tornando bem vindas. 
Com engenhosos créditos finais, que fortalece a veracidade dos fatos ocorridos, Argo entra facilmente na lista dos melhores filmes do ano e que com certeza irá estar na lista dos finalistas do próximo Oscar. Pois afinal de contas, não é todo dia que a fabrica de sonhos (mesmo que falsos) sirva ao seu país e de uma forma tão bem sucedida. 

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terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cine Especial: Neorrealismo Italiano: Parte 2


Nos dias 24 e 25 de novembro, estarei participando do curso Neorrealismo Italiano, criado pelo Cena Um E ministrado  pelo jornalista Franthiesco Ballerini. Enquanto os dois dias não chegam, estarei por aqui escrevendo sobre os principais filmes, desse movimento que é considerado um dos mais importantes da historia do cinema mundial.   

LADRÕES DE BICICLETA

Sinopse: Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), é razoavelmente feliz e trabalha para sustentar a família. Precisando ter uma bicicleta para pegar um emprego, com sacrifício ele consegue recuperar a sua bicicleta, que estava empenhada. Entretanto ela é roubada, para seu desespero. Juntamente com seu filho Bruno (Enzo Staiola), Antonio a procura pela cidade. Como não consegue encontrá-la, ele resolve cometer o mesmo crime.

A Guerra não impediu que a Itália criasse uma das suas maiores obras primas. Para passar puro realismo, todos os atores presentes no filme são amadores. Esta foi uma decisão do diretor Vittorio De Sica, que preferiu não usar profissionais no elenco. Essa obsessão de realismo chegou ao ponto, que o cineasta declarou que escolheu os atores que interpretam os personagens Antonio e Bruno devido ao modo de andar de ambos que era bem natural.
O filme é um dos melhores representantes do cinema Italiano, que renasce das ruínas da II Guerra Mundial, situações do dia a dia, personagens comuns vividos por atores não profissionais, filmagens nas ruas e sem recursos do estúdio. Uma obra prima com argumento de Cezare Zavattini, fiel colaborador de De Sica. Oscar de melhor filme estrangeiro. Um dos grandes clássicos do cinema mundial.       

Curiosidade: O pôster que o personagem Antonio Ricci coloca é de Gilda (1946).

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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: Historias que precisam ser lembradas

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