Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Sessão dupla Clube de Cinema: "Em Trânsito" (22/02) e "Crônica de uma Relação Passageira" (23/02)

Em Trânsito 

Neste final de semana, o Clube de Cinema de Porto Alegre irá se aventurar através de duas sessões de filmes imperdíveis!

No sábado, em parceria com o Goethe-Institut, exibimos "Em Trânsito", de Christian Petzold. No domingo, seguimos para a Cinemateca Paulo Amorim com "Crônica de uma Relação Passageira", de  Emmanuel Mouret. Ainda que de formas distintas, as duas obras conseguem tangenciar as trajetórias do amor, atravessando questões de tempo e espaço, criando laços através de relações surpreendentes.

Confira os detalhes das sessões!


SÁBADO – 22/02

Em Trânsito (Transit)

Alemanha, 2018, 101 min, 12 anos

Direção: Christian Petzold

Elenco: Franz Rogowski, Paula Beer, Godehard Giese

Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112, Bairro Moinhos de Vento)

🕥 10h15

🎟 Entrada gratuita e aberta ao público (convide seus amigos a conhecerem o CCPA!)

Sinopse: Baseado no romance de Anna Seghers, o filme acompanha Georg (Franz Rogowski), um fugitivo que assume a identidade de um escritor falecido para escapar da França ocupada pelo nazismo. Mas quando conhece Marie (Paula Beer) tudo se complica. Petzold transporta a narrativa da Segunda Guerra para um cenário contemporâneo, criando uma atmosfera intrigante entre passado e presente.

Sobre o Filme: A ficção científica, seja ela literária ou cinematográfica, sempre nos brindou com histórias fantásticas e das quais nos fazem pensar. Porém, infelizmente, os últimos eventos do mundo atual fizeram com que qualquer ficção já vista se tornasse datada, ao ponto que o próprio cinema nos últimos tempos nos brindou com filmes que são o mais puro reflexo desses nossos tempos complexos. "Em Trânsito" é um filme que transita entre ficção e realidade e cujo a trama é moldada por ecos dos horrores, tanto vindos do passado, como também do nosso presente.

Dirigido por Christian Petzold, do filme "Phoenix" (2014), o filme conta a história de Georg (Franz Rogowski), que tenta fugir da França após a invasão nazista e rouba os manuscritos de um autor falecido e assume sua identidade. Preso em Marseille, acaba conhecendo Marie (Paula Beer), que está desesperada para encontrar seu marido desaparecido - o mesmo que ele está fingindo ser. Para complicar ainda mais, ele começa a se apaixonar por ela.

Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 


📽️ DOMINGO – 23/02

Crônica de uma Relação Passageira (Chronique d'une liaison passagère)

França, 2022, 100 min, 14 anos

Direção: Emmanuel Mouret

Elenco: Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne, Georgia Scalliet

📍 Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

🕥 10h15

Sinopse: Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vincent Macaigne) iniciam um romance sem compromisso, mas logo percebem que sentimentos inesperados podem tornar tudo mais complicado. Emmanuel Mouret conduz essa história com um olhar niilista e bem-humorado, desmontando as idealizações do amor romântico.

Aproveite este final de semana cinematográfico conosco!

Nos vemos lá!

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: