Sinopse: documentário que busca celebrar a vida e obra do cantor e compositor brasileiro Luiz Melodia
Logo na abertura deste documentário as imagens de arquivo mostram o cantor e compositor soltando os seguintes dizeres: “Enquanto existe música dentro de cada um, existe liberdade. A violência está por todo lado, pelo menos, cantem”. Embora curto esse momento sintetiza o fato que o artista tinha uma noção do Brasil daquela época, mas também fazendo com que as suas palavras se tornassem mais atuais do que nunca. "Luz Melodia - No Coração do Brasil" (2024) é o retrato de um artista do seu tempo, mas cuja suas letras continuam eternas como um todo.
Dirigido por Patrícia Palumbo e Alessandra Dorgan, o documentário é o registro sobre a vida e obra do cantor e compositor brasileiro Luiz Melodia. A produção conta a história do artista que, ao abraçar sua liberdade musical e originalidade, desafiou muitas normas do mercado fonográfico e cultural brasileiro. Com materiais raros e inéditos de arquivo, também reflete a importância cultural de seu legado e da cena musical à qual ele contribuiu desde os anos 70.
Com pouco mais de uma hora, o filme toma para si a tarefa difícil de dimensionar quem foi Melodia como artista, do seu surgimento ao seu legado, e para isso foi escolhido o melhor narrador possível: ele mesmo. É a partir dos fragmentos de entrevistas e apresentações do compositor carioca que o filme ilustra a caminhada dele rumo ao reconhecimento nacional e internacional.
Nascido no Morro de São Carlos, na divisa com bairro do Estácio, no centro do Rio de Janeiro, Luiz Melodia conheceu a música ainda criança por influência do pai, Oswaldo Melodia – de quem também pegou o nome artístico -, e do lugar onde nasceu. Como um artista periférico, sobretudo vindo do Estácio, lugar emblemático para o samba, Melodia foi um alvo frequente da mídia e do mercado para que criasse sua imagem como um sambista, no entanto, o artista sempre quis mostrar-se mais que isso, viajar por outros gêneros ao mesmo tempo em que mantinha suas raízes, algo que fugia à compreensão da indústria musical da época; uma questão explorada com perfeição pelo documentário.
O documentário leva os espectadores a refletirem sobre a importância da música como forma de resistência social e cultural. Através das canções e da história de vida de Melodia, o filme reafirma o papel dos artistas na preservação da memória coletiva e na construção de um país mais plural e democrático. Para educadores e profissionais da área da educação, o documentário se apresenta como uma rica fonte de debate sobre liberdade de expressão, a valorização da diversidade cultural e a transformação social. A obra ilustra, ainda, o poder da arte em tempos de crise e a importância de defender a originalidade frente às pressões externas.
Como os ótimos documentários biográficos brasileiros recentes "Belchior: Apenas um Coração Selvagem" (2022), "Othelo, O Grande" (2023) e "Fernanda Young: Foge-me ao Controle" (2024), "Luiz Melodia - No Coração do Brasil" investe na eloquência do depoimento do próprio “Poeta do Estácio”, um criador que desafiou os padrões da indústria fonográfica nacional dos anos 1970 e conquistou o público e a crítica com composições originalíssimas em termos de letra e música.
Faça parte:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
Nenhum comentário:
Postar um comentário