No âmbito do ciclo Ibero-americano do ano passado, o documentário de Patricio Guzmán "O Botão de Pérola", entre outros temas, abordava a sanguinária história da colonização do extremo sul do Chile, a Terra do Fogo. Este tema retorna este ano na obra de ficção, violenta e crua como a história que representa, do diretor chileno Felipe Gálvez Haberle, aqui no seu primeiro longa-metragem.
Segundo, um chileno mestiço experto atirador, cavalga para o sul em uma expedição liderada por um ex-capitão inglês e um mercenário norte-americano, para "defender" as terras concedidas a um rico proprietário espanhol, José Menéndez, um território ancestral dos indígenas de etnia selk'nam. O diretor a partir disso desconstrói o gênero Western tradicional, que desde a sua gênese se caracterizou pelo colonialismo e racismo, para justificar a história da corrida e da posse violenta de áreas pertencentes a povos tradicionais do continente americano.
Filme ambientado em espaços magnífico e dilatados do sul do Chile, "Os Colonos' contrapõe brutalidade do genocídio indígena com a beleza das paisagens silenciosas da Terra do Fogo" (Rolling Stone). O filme recebeu o prêmio "Un Certain Regard FIPRESCI" no Festival de Cannes e foi indicado pelo Chile para melhor filme internacional nos Óscar 2024, não chegando à seleção final.
A sessão, com entrada franca, integra o 10° Ciclo de filmes de expressão ibero americana, realizado na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.
Serviço:
O que: Exibição do filme "Os Colonos" de Felipe Gálvez Haberle (Chile) - 1h40m
Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres
Quando: Segunda-feira, 10/2, às 20:00
Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva
Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus
Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística - Cadastur
CNPJ 15.324.175/0001-21
Registro ANCINE n. 33764
Produtor Cultural Estadual n. 4917
Nenhum comentário:
Postar um comentário