Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema 10/09: "Lixo Extraordinário" na Sala Redenção (UFRGS)

Na próxima terça-feira, 10 de setembro, às 19h, o Clube de Cinema de Porto Alegre, em parceria com a Sala Redenção, tem o prazer de exibir "Lixo Extraordinário", em uma sessão comentada que faz parte do nosso Ciclo de Documentários. Ao longo deste ano, exploramos diversos documentários brasileiros que abordam temas como política, presídios, e recentemente prestamos uma homenagem a Eduardo Coutinho com a exibição de "As Canções". Agora, voltamos nossa atenção para a intersecção entre arte e questões ambientais, tão relevantes no contexto atual.


📣 A entrada é franca, traga seus amigos também! 


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Redenção - Campus central da UFRGS - Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Data: 10/09/2024, terça-feira, às 19h.

"Lixo Extraordinário"

Documentário brasileiro, 2011, 99 min

Direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley

Sinopse: "Lixo Extraordinário" documenta o trabalho do renomado artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina, localizado no Rio de Janeiro. O filme, que foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011, não só retrata a transformação de materiais descartados em obras de arte, mas também lança luz sobre a vida das pessoas que dependem desse espaço. É uma obra que nos convida a refletir sobre o impacto da arte na conscientização social e ambiental.


Contamos com a sua presença, até lá!


Sobre o Filme: 

Vik Muniz fez o que para muitos parecia impossível que é era criar a arte em meio a enormes montanhas de lixo, melhor dizendo, no maior aterro da América do sul que fica no Jardim Gramacho. Com a ideia fixa na cabeça, o brasileiro erradicado nos Estados Unidos decide, não só vim para cá para fazer isso, como também mudar a vida de algumas pessoas de lá que iriam participar na construção das imagens através de lixo, tanto seco, como orgânico e dentre outras coisas que são jogadas fora pelo resto da sociedade. O que difere de outros documentários com o mesmo assunto é que Muniz decidiu focar o dia a dia dessas pessoas neste tipo de trabalho, o que vai contra as expectativas de muitos, pois quando achamos que iremos ver pessoas tristes e desiludidas com a vida por trabalharem naquele lugar, vemos as mesmas alegres e determinadas a seguirem em frente, mesmo com o pouco que lhe restam. Mal sabendo é claro, que ao longo do documentário, gradualmente suas vidas vão mudando unicamente por terem servido de modelos para o artista plástico. 

Perfeito do início ao fim, "Lixo Extraordinário" conquista o espectador de uma maneira rápida, positiva e faz a gente querer saber mais daquele mundo que para muitos é o fundo do poço, mas é um exemplo de pessoas que possuem perseverança e persistência acima de tudo. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no FacebookBsky Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece muito interessante esse filme. Fiquei curiosa pra ver!