Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Cine Dica: Nova Programação na Sala Redenção

Minimostra Infâncias que Olham o Mundo celebra o mês da criança no cinema da UFRGS

De 1 a 9 de outubro, a Sala Redenção, em parceria com a Aliança Francesa Porto Alegre e o Goethe-Institut de Porto Alegre, apresenta a Minimostra Infâncias que Olham o Mundo. Em celebração ao mês das crianças, a programação destaca o poder do imaginário infantil ao descobrir o mundo.

A mostra reúne três filmes que abordam a perspectiva infantil em diferentes culturas e épocas da história, oferecendo um olhar poético sobre a construção de sentido das experiências cotidianas quando vividas de maneira inédita e lúdica pelas crianças. “Zazie no Metrô” retrata uma jovem aventureira que explora Paris em meio ao caos de uma greve. “A bola de ouro” acompanha a jornada de um menino guineano em busca de seu sonho de ser jogador de futebol. “Sua beleza não vale nada” explora as dificuldades de um jovem imigrante em Viena, lidando com conflitos familiares e a barreira linguística enquanto descobre o primeiro amor.

A programação tem entrada franca e é aberta à comunidade em geral, e os filmes são legendados. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial clicando aqui. 

“Sobreviventes do Pampa” ganha sessão comentada no cinema da UFRGS

Em outubro, é celebrado o Dia da Natureza, levantando questões como a importância da preservação ambiental. Pensando nisso, a Sala Redenção e o BiMa-Lab (Laboratório de Evolução, Sistemática e Ecologia de Aves e Mamíferos) apresentam uma sessão especial do documentário “Sobreviventes do Pampa”, no dia 03 de outubro, quinta-feira, às 16h.

Produzido pela Atama Filmes em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, “Sobreviventes do Pampa” apresenta a rica biodiversidade do bioma pampa, ao mesmo tempo que expõe e condena a sua acelerada degradação. O longa-metragem percorre 13 municípios gaúchos, acompanhando diferentes comunidades que têm o pampa como lar. Entre perspectivas de pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária, comunidades remanescentes de quilombolas e povos indígenas, a obra constrói um rico mosaico de identidades sociais, mostrando como suas experiências estão intimamente ligadas à urgência da conservação ambiental. Em sua estreia no 51º Festival de Cinema de Gramado, a produção levou o Kikito de Melhor Longa-metragem Gaúcho pelo Júri Popular.

A exibição de “Sobreviventes do Pampa” na Sala Redenção é seguida de uma conversa com pesquisadores do Instituto de Biociências. Ana Porto, Felícia Fischer e Mateus Camana trazem um breve panorama de seus estudos sobre o pampa, e promovem um diálogo voltado a problematizar a situação crítica do bioma.

A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa da sala clicando aqui. 

Sala Redenção exibe documentário “Toda Noite Estarei Lá”

No dia 03 de outubro, às 19h, a Sala Redenção, em parceria com a Descoloniza Filmes, apresenta o documentário “Toda Noite Estarei Lá”, em uma sessão seguida de conversa (participantes a confirmar). O filme acompanha a história de Mel, uma cabeleireira transexual impedida de frequentar o culto de sua preferência, que luta para exercer seu direito constitucional à liberdade religiosa.

Ao longo de anos marcados pela ascensão de um governo ultraconservador e pelas dificuldades da pandemia, Mel persiste em levar cartazes à porta da igreja, na esperança de um dia poder voltar a entrar. O documentário lança luz sobre questões de identidade, resistência e direitos fundamentais em um cenário de opressão política e social.

A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. 

Confira a programação completa clicando aqui. 

Nenhum comentário: