SESSÃO DE SÁBADO
Pacto de Sangue (Double Indemnity)
EUA, 1944, 107min, 14 anos
Local: Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico)
Data: 21/09/2024, sábado, às 10:15 da manhã
Direção: Billy Wilder
Elenco: Fred MacMurray, Barbara Stanwyck, Edward G. Robinson
Sobre o Filme:
O cinema Expressionista Alemão foi sem sombra de dúvida um dos movimentos cinematográficos mais importantes para o cinema no início do século vinte. Porém, com ascensão nazista no início dos anos trinta na Alemanha muitos cineastas de lá, assim como roteiristas e muitos da área técnica, decidiram desembarcar para os EUA e fazendo enfim carreira em Hollywood. Do que eles colocaram em prática na Alemanha através do expressionismo eles criaram em solo americano o que hoje chamamos de "Cinema Noir", onde a trama era na maioria das vezes do gênero policial e cujo os ingredientes como crimes, traições e damas fatais se tornaram fórmulas corriqueiras dentro desse subgênero.
Além disso, a fotografia em preto e branco era outro fator determinante para esse tipo de produção, onde as sombras se tornaram peças centrais na construção de determinadas cenas e que simbolizavam até mesmo o destino dos seus respectivos personagens. Porém, no início, essas produções eram sempre rotuladas como Filmes B e sendo elas muito censuradas nos tempos de Código Rays. Porém, "Pacto de Sangue" (1944) de Billy Wilder mudou a perspectiva com relação a esse tipo de filme, pois não há melhor representante para o subgênero do que esse grande clássico.
Na trama, Walter Neff (Fred MacMurray), um vendedor de seguros, é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck), uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro (no caso, 100 mil dólares). Porém, o chefe de Walter, interpretado pelo ator Edward G. Robinson, começa a desconfiar de tudo o que está acontecendo.
Para muitos cinéfilos, um dos melhores filmes da história do cinema. Criado brilhantemente por Billy Wilder, que com certeza foi decisivo para o resultado final dessa obra e que se tornasse um filme indispensável se comparado com os outros filmes noir daquele tempo. O filme faz um verdadeiro giro em inúmeros gêneros dentro da história: da comédia ao drama, do romance ao noir.
Tudo numa forma bem perfeccionista e muito bem dirigida. Mas o grande trunfo está no roteiro, adaptado do romance homônimo de James Cain, e escrito a quatro mãos pelo próprio Wilder e por Raymond Chandler. O curioso, é que é de se espantar o roteiro ter ficado tão bom, já que, por motivos pessoais, Wilder e Chandler, simplesmente se odiavam.
Para a época, a história de adultério e assassinato, levou anos para sair do papel devido ao código Hays, que ainda era vigente em 1944. Por isso a trama teve que ser moldada de várias maneiras para passar pela censura. O resultado final, foi um roteiro mais sugestivo em determinadas situações, como no caso dos encontros do casal central, cujo ato sexual é mais sugestivo, nunca visto explicitamente, assim como a cena do principal assassinato dentro da trama que é desde já espetacular.
Atuação de Barbara Stanwyck, vivendo a fria Phyllis , que usou o tempo todo Walter para conseguir o que queria é magistral. Fred MacMurray, interpreta com desenvoltura Walter Neff. Mas o destaque do elenco é Edward Robinson, que interpreta o analista Barton Keyes e dá o tom irônico dos filmes de Wilder.
Curiosamente, se nota uma curiosa relação entre os personagens Barton e Walter, sendo que o primeiro sempre desconfia de tudo com relação aos seus clientes quando ingressam nos planos de seguro. Há ali uma amizade genuína, fazendo com que a gente simpatize com essa relação, mas ao mesmo tempo despertando em nós que mais cedo ou mais tarde Barton irá descobrir tudo e ficamos nos perguntando como será a sua ação sobre isso. Portanto, a cena final entre ambos se fecha perfeitamente, onde a intimidade de ascender um cigarro tem muito mais a dizer do que se possa imaginar.
Mas no que eu mais amo neste filme é realmente a sua fotografia em preto e branco, sendo que o fotografo John F. Seitz elaborou com que até mesmo a poeira se tornasse algo que nos chamasse atenção em determinadas cenas e fazendo da obra algo para ser sempre revisitado, pois sempre haverá outro detalhe para ser encontrado. Porém, o ápice desse lado técnico se encontra quando a luz e a sombra se casam com perfeição, sendo que as cenas em que os personagens centrais se misturam com a sombra das persianas da janela simbolizam, não somente a suas possíveis prisões, como também estarem presos pelos seus próprios crimes que haviam cometido. Não é à toa, portanto, que essas cenas serviram de inspiração para as mais diversas produções nos anos que seguiram e é só pegar a cena final da série "Better Call Saul" para termos uma base sobre isso.
Voltando sobre Billy Wilder, é notório que muito o que ele havia criado para a produção foi através do improviso e do qual acabou se tornando até mesmo melhor do que na ideia inicial. Pegamos, por exemplo, a cena em que o casal central, logo após terem cometido o crime, tentam ligar o carro que está emperrado e fazendo com que o público da época ficasse ainda mais ansioso e achando que já seria ali que seriam pegos. São esses e outros pequenos detalhes que fazem desse filme se tornar único como um todo.
Sucesso de público e crítica na época, "Pacto de Sangue" foi indicado a diversos Oscar, mas perdendo praticamente todos para o filme "O Bom Pastor" (1944), de Leo McCarey, e se tornando um dos primeiros grandes erros históricos da academia. Reza a lenda que Billy Wilder ficou tão desapontado com o resultado que fez com que Leo McCarey tropeçasse antes de subir ao palco para receber o prêmio. Felizmente, as premiações para Wilder viriam em "Farrapo Humano" (1945) e "Se Meu Apartamento Falasse" (1960).
Revisto hoje, nota-se que o clássico possui todos os ingredientes para se fazer uma curiosa análise sobre como se faz um filme noir. A partir da obra de Wilder os estúdios, enfim, começaram a enxergar esse subgênero com outros olhos e lançando obras primas como "O Terceiro Homem" (1949) estrelado por Orson Wells. Wilder, por sua vez, retornaria ao subgênero no filme que é para mim a sua maior obra prima "Crepúsculos dos Deuses" (1950).
"Pacto de Sangue" é cinema puramente noir, onde Billy Wilder nos brinda com uma verdadeira aula sobre como se faz uma bela História sobre crime, morte e traição.
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