Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Cine Dica: FANTASIA TCHECA EM EXIBIÇÃO NA CINEMATECA CAPITÓLIO

A Pequena Ninfa do Mar

A partir desta sexta-feira, 23 de junho, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra “Era uma vez na Tchéquia: animações, fantasias e mistérios”, um grande panorama do cinema fantástico produzido em Praga, no período em que o país fazia parte da Tchecoslováquia, com filmes realizados entre 1937 e 1989 por nomes consagrados como Otakar Vávra, Karel Zeman, Věra Chytilová e Jan Švankmajer.

A sessão de abertura apresenta, às 19h30, um programa duplo com o curta animado Romance Noturno, da pioneira Hermína Týrlová, e o longa-metragem A Pequena Ninfa do Mar, inventiva adaptação de Karel Kachyňa, nome essencial do cinema moderno tchecoslovaco, para o conto de fadas A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen.

Nos dias 24 e 25 de junho, as exibições de Krakatit e Doença Branca, filmes inspirados na obra do escritor Karel Čapek, serão apresentadas por Matouš Hartman, professor de tcheco que atua no Rio Grande do Sul no âmbito do programa governamental "Apoio à Herança Cultural Tcheca no Estrangeiro."

No domingo, 25 de junho, Victoria Sanguiné, integrante do Cineclube Academia das Musas, coletivo dedicado ao estudo de filmes dirigidos por mulheres, apresenta o programa de curtas A Pioneira Hermína Týrlová, com filmes realizados pela “mãe da animação tcheca” entre os anos 1940 e 1960.

Com entrada franca, a mostra é uma realização da Cinemateca Capitólio e do Consulado da República Tcheca em São Paulo, e tem o apoio do Museu Karel Zeman, do Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca (NFA), e da Associação Cultural Tcheco-Brasileira em Porto Alegre.


GRADE DE HORÁRIOS

23 a 28 de junho de 2023


23 de junho (sexta-feira)

15h - Compasso de Espera

17h - Uma Noiva em Cada Porto

19h30 – Romance Noturno + A Pequena Ninfa do Mar


24 de junho (sábado)

15h – Viagem à Pré-História

17h – Krakatit

19h30 – Viagem ao Fim do Universo


25 de junho (domingo)

15h – Doença Branca

17h – A Bela e a Fera

19h – A pioneira Hermína Týrlová


27 de junho (terça-feira)

15h – Krakatit

17h – Uma Invenção Destrutiva

19h – Velhas Lendas Tchecas


28 de junho (quarta-feira)

15h – A Pomba Branca

16h15 – A Bela e a Fera

17h45 – Doença Branca

19h30 – Quem Quer Matar Jessie?

Nenhum comentário: