Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de junho de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Monumental! O Restauro de um Símbolo'

Sinopse: Com narração do próprio Laçador, o filme mostra a construção da obra, a trajetória do escultor Antônio Caringi e a contextualização histórica dos fatos que envolvem o monumento. 

Sinceramente eu sempre enxerguei a estátua do Laçador como uma representação do lado prepotente da cultura gaúcha. A nossa cultura vai muito além do que determinadas tradições, mas eu posso estar sendo severo demais e nunca é demais ouvir o outro lado da história. Felizmente o cinema existe para isso e "Monumental! O Restauro de um Símbolo" (2023) é um bem-humorado e curioso documentário sobre a história e a restauração dessa estatua.

Dirigido por Jaime Lerner, o filme, além do processo de restauração do Laçador, conta a história da obra, do seu criador, Antônio Caringi, e a contextualização histórica de cada fato ocorrido desde então. Participaram do longa historiadores, pessoas envolvidas na restauração da obra, acadêmicos e familiares do escultor Caringi. O filme traz grandes revelações e imagens inéditas sobre a história de um dos principais símbolos gaúchos.

Porto Alegre possui vários pontos históricos e sendo que cada local tem diversas histórias para contar. Portanto, é de se admirar que o diretor Jaime Lerner tenha obtido realizar um filme até mesmo simpático com relação a origem e a restauração de uma estátua, mas isso é obtido graças a sua genialidade. Para começar, foi um grande acerto dar vida e voz ao laçador, sendo que as palavras são vindas do próprio cineasta e fazendo com que a figura inanimada ganhe vida própria ao contar a sua própria história.

Neste último caso é interessante ao ouvirmos a sua origem, da qual se estende até mesmo com relação aos eventos da Alemanha durante a Segunda Guerra e indo direto ao território gaúcho onde começou as suas verdadeiras raízes. É então que a voz de Jaime Lerner faz com que o documentário tenha alma própria, ponto que através de suas palavras obtemos uma dimensão do simbolismo deste monumento perante a capital gaúcha e fazendo, portanto, a gente compreender a sua importância. Não deixa de até mesmo ser divertido vermos a estátua contracenar com as demais de cidade e fazendo da sessão ainda mais interessante.

Ao mesmo tempo, o documentário é uma crítica acida sobre o desleixo que alguns monumentos da cidade são deixados de lado e somente ganhando atenção uma vez que os mesmos se encontram em estado lamentável. Com a estátua do Gaúcho não foi diferente, ao ponto que a sua restauração levou um bom tempo para ser concluída e fazendo disso uma verdadeira saga. Não deixa de ser curioso, por exemplo, as idas e vindas da estátua do seu local original para posteriormente ser colocado em um outro ponto da cidade e para só assim obter o seu restauro final após uma árdua luta vinda das mãos dos restauradores.

"Monumental! O Restauro de um Símbolo" é um curioso e bem-humorado documentário sobre uma simples estatua, mas que é simbólica para diversas pessoas. 

Faça parte:

 


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: