Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre 'Contatos Imediatos do Terceiro Grau'

Nota: O filme será exibido para os associados amanhã (28/05/22) na Cinemateca Capitólio.   

Sinopse: Um grupo de pessoas tenta entrar em contato com uma inteligência alienígena. Roy Neary não apenas viu um objeto voador não identificado: ele tem uma marca de queimadura para provar. Roy se recusa a aceitar uma explicação para o que viu e está disposto a dar a sua vida para descobrir a verdade sobre OVNIs. 

Steven Spielberg cresceu assistindo em sua casa e no cinema filmes de ficção cientifica e aventura dos anos cinquenta, sendo que no primeiro caso havia muitos títulos sobre invasão alienígena contra a terra. Revisto hoje, notasse que se trata de uma metáfora sobre a paranoia norte americana de possíveis invasões comunistas dentro do país e fazendo dos ETs os verdadeiros vilões de boa parte desses filmes. "Guerra dos Mundos" (1953), por exemplo, talvez tenha sido o ponta pé inicial dessa mania e fazendo com que os estúdios criassem mais obras como essa para alimentar a massa.

Dentre tantos títulos que somente serviram para entreter o público e persuadi-lo, porém, houve em 1951 o filme "O Dia Em Que a Terra Parou", onde mostrava um alienígena tentando enviar uma mensagem de alerta e paz para os terráqueos, para que eles parem de lutar um contra os outros, ou então acabarão sendo destruídos. O filme pode ser considerado até mesmo a frente do seu tempo, já que a Guerra Fria a recém estava se iniciando, mas pelo visto os realizadores da obra já estavam prevendo que boa coisa desse conflito não sairia em hipótese alguma. Foi a partir dos anos sessenta em que houve um apelo ainda maior para a paz entre as nações e fazendo com que isso criasse uma nova perspectiva com relação a uma possível chegada de alienígenas na terra.

Em "2001 - Uma Odisseia No Espaço" (1968), do mestre Stanley Kubrick, vemos que a ligação entre a raça humana e possíveis vidas fora do nosso planeta podem estar muito mais ligadas do que se imagina. Embora seja fã dos filmes dos anos cinquenta, Steven Spielberg nunca escondeu certo desconforto da maneira de como as mensagens subliminares e paranoicas daqueles tempos eram colocadas dentro das tramas. Tendo uma visão mais próxima ao de Stanley Kubrick, o diretor lançou em então 1978 "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", onde mostrava a chegada de discos voadores não de forma ameaçadora, mas sim encantadora.

A trama se passa em uma pequena cidade americana onde vive Roy Neary (Richard Dreyfuss), um chefe de família que, ao pressentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Ele fica obcecado pela ideia e começa a investigar a situação, buscando o local de contato dos ETs. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave. O resultado é um contato moldado de uma forma jamais vista.

Chegando um ano após ao estrondoso sucesso de "Star Wars" (1977), Spielberg foi de contra mão se formos compara-lo ao seu amigo George Lucas, já que aqui não há uma trama sobre mocinho contra um imperador e tão pouco naves disparando raios. Ao invés disso, o realizador opta por algo mais verossímil, sobre como seria o primeiro contato dos seres humanos com alienígenas e fazendo tudo um verdadeiro espetáculo, mas como se aquilo fosse realmente possível. Um filme com uma proposta até mesmo a frente do seu tempo, mas cuja a sua mensagem prevalece até mesmo nos dias de hoje.

Vale destacar o protagonismo de Richard Dreyfuss, que aqui interpreta um personagem que fica tão obcecado pela sua visão do cenário da chegada dos alienígenas que acaba deixando para trás a sua própria família. Anos depois Spielberg revelou que jamais faria algo parecido novamente, já que posteriormente ele construiu uma família e aquela visão pertencia somente a um jovem cineasta ousado e que queria se arriscar ao máximo em tudo. Vale lembrar que o cineasta sofreu com a separação dos pais e se isso é sentido nas entrelinhas desse filme o mesmo pode ser notado em "ET" (1982) e sintetizando o fato de que suas obras nada mais são do que os seus próprios sentimentos sendo levados para tela.

Vale destacar a presença da personagem Gilliam, interpretada pela atriz Melinda Dillon, e do seu pequeno filho que rouba cena no momento de pura tensão, onde o mesmo acaba sendo levado pelos discos voadores. Falando neles, Spielberg surpreende na técnica de efeitos visuais em um tempo que não havia ainda o CGI que nós conhecemos hoje em dia e ver os discos voadores com todas as suas luzes e cores surpreende ainda hoje. Mas é no ato final que se encontra toda alma do filme, principalmente pelo fato de não ser somente bem dirigido por Steven Spielberg, como também tendo a participação magistral de John Williams.

Responsável pela trilha sonora da obra, Williams foi responsável pela criação da famosa cinco notas em que os cientistas e militares da trama tentam se comunicar com os discos voadores. Assim como foi feito em 'Tubarão" (1975), a trilha e as notas do maestro se tornam peças fundamentais dentro da trama e quando nós a ouvimos parece que já tínhamos nascido com elas em nossos pensamentos. Vale destacar a participação mais do que especial do diretor francês François Truffaut, que aqui interpreta um cientista apaixonado pelo grande mistério dos discos voadores e protagonizando um dos mais belos finais da história do cinema.

"Contatos Imediatos do Terceiro Grau" é um dos mais belos e humanos filmes sobre a chegada de alienígenas na terra e que somente Steven Spielberg poderia elaborar essa grande façanha.  

 Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  

Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: