Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Cine Especial: Oscar 2021: 'The Letter Room'

Sinopse: Um sensível guarda prisional (Oscar Isaac) é transferido para sala onde ficam guardadas as cartas escritas para os presidiários. 

Filmes em que a trama se passa em prisões é um subgênero forte dentro do cinema, seja pelo fato dos protagonistas tentarem escapar, como no caso de a trama explorar os seus dramas em situações irreversíveis. Porém, há casos que a simplicidade se torna fator pulsante para a qualidade da trama e que faz com que o cinéfilo se veja preso nela. O curta "The Letter Room" (2021) une a simplicidade com sensibilidade para moldar uma história comum, porém, contagiante.  

Dirigido pela cineasta Elvira Lind, o filme conta a história de um guarda prisional (Oscar Isaac), que é transferido para sala onde ficam guardadas as cartas escritas para os presidiários. Lá ele acaba tendo acesso as cartas enviadas para um preso esperando a sentença de morte e desenvolve um laço de empatia pela história do homem. Não demora muito para que o seu lado profissional fique de lado e despertando o seu lado mais humano.  

Com um bom ritmo, o filme gira tudo em torno do personagem Isaac, onde testemunhamos a sua mudança de comportamento na medida em que ele tem acesso as cartas que as pessoas de fora vão enviando para os seus parentes que estão presos no presídio. Se em um primeiro momento o protagonista tenta se esquivar, do outro, logo ele percebe que o lado profissional somente funciona até certo ponto e que é preciso o lado mais humano aflorar em situações ruim que podem sim serem evitados.  

Embora sendo somente um curta metragem, Oscar Isaac nos brinda com uma ótima atuação, cuja a sua mudança física para interpretar esse personagem acaba sendo um verdadeiro contraste se formos compará-lo ao personagem heróico que ele atuou na nova trilogia de "Star Wars". Isaac nos passa através do olhar do seu personagem uma doçura do qual representa a sua preocupação por pessoas que ele mal conhece, mas que acaba se tornando facilmente ligados a eles. Um grande desempenho para um pequeno projeto.  

Indicado ao prêmio de melhor Curta Metragem no próximo Oscar, "The Letter Room" é um sensível curta metragem que merece ser descoberto e analisado mais de perto. 

NOTA: Ainda inédito nos cinemas ou no Streaming.

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: