Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Cine Especial: Oscar 2021: 'O Presente'

Sinopse: Pai e filha saem de casa para comprar um presente para a esposa, mas terão adversidades ao longo da jornada.  

Pelo fato de estarmos enfrentando uma grande pandemia, infelizmente, alguns governos se mostraram ineficazes no combate contra a doença e principalmente ao não conseguir disfarçar que há sim uma divisão de classes e credo entre as pessoas. Porém, essa divisão já existe a muito tempo, independente de qual região do globo, mas que basta um pequeno gesto para se fazer a diferença ao longo do percurso. "O Presente" (2021) mostra que a inocência ainda é principal força contra a insanidade da intolerância.

Dirigido por Farah Nabulsi, o filme conta a história do palestino Yusef e sua filha Yasmine enquanto eles tentam comprar um presente de aniversário de casamento para a esposa Noor. O curta explora de maneira sútil o efeito que a intervenção militar israelense tem na população da Palestina. Por um pequeno gesto, porém, se faz a diferença.

O filme já começa retratando a divisão que a Palestina e Israel criou para a sociedade, onde vemos diversas pessoas divididas entre muros e filas e fazendo da vida de lá muito mais complexa. Em meio a isso, ao vermos a pequena família de Yusef, constatamos que não importa qual caminho que um governo decide contra ou a favor do povo, pois a própria pode ainda viver em harmonia mesmo que o mundo possa vir a cair aos pedaços. Porém, um simples passeio para se fazer uma compra desencadeia um processo onde sintetiza a intolerância e desigualdade vinda do próprio ser humano.

Na divisa entre Palestina e Israel, a diretora Farah Nabulsi cria um cenário de pura tensão, já que Yusef tenta se controlar para não prejudicar a filha, mas não esconde a sua raiva perante soldados incapazes de praticar o que é certo e errado e culminando em momento que poderia facilmente ser evitado. Por outro lado, o filme mostra que ainda há esperança naquele cenário, seja pelo gesto do vendedor da geladeira, ou até mesmo da pequena Yasmine que se torna o coração do curta.

Nos minutos cruciais da trama, uma simples decisão poderia custar a vida dos protagonistas. Porém, um gesto simples desencadeia um outro cenário e culminando em um final surpreendente. Indicado ao prêmio de melhor Curta Metragem no Oscar 2021, "O Presente" fala em pequenas façanhas perante a intolerância que existe hoje em dia.  

Onde Assistir: Netflix 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: