Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Cine Especial: Cine Debate: 'Umbrella'

NOTA: O curta será debatido no próximo Cine Debate dia 09/02/21. Para participar basta entrar em contato com Maria Emília Bottini clicando aqui.

Sinopse:  Inspirado em eventos reais, enquanto uma menina visitava um lar de crianças ela conhece Joseph, um menino que sonha em ter um guarda-chuva amarelo. Esse encontro inesperado desperta as memórias do passado dele.  

O cinema brasileiro de animação tem uma história farta de bons títulos, mas que não são muito reconhecidos pelo grande público nosso. Porém, bastou ser lançado o ótimo "O Menino e o Mundo" (2016) para que o público brasileiro se dar conta que a palavra criatividade é o que dá ordem na casa nesta forma de contar boas história. Embora com meros oito minutos, "Umbrella" nos emociona pela sua singela história criativa e cuja própria não está muito distante da realidade de muitas pessoas.

Dirigido por Helena Hilario e Mario Pece, o curta "Umbrella" conta a história de um pequeno órfão que, sem motivo aparente algum, encanta-se por um guarda-chuva amarelo, pertencente a uma mulher que visita o orfanato em que ele vive. Embora comum, o garoto descobre que o objeto pode fazer muito mais do que apenas protegê-lo da chuva. A partir daí, a história transita entre, o passado, presente e o futuro.

Embora não tenha a mesma qualidade de um estúdio Pixar, os realizadores se empenharam em criar um visual rico de detalhes, onde a trama se passa em uma cidade não especifica, porém, extremamente familiar. A computação gráfica chama atenção pelas suas qualidades, porém, é preciso dar destaque nos momentos em que a mesma dá lugar, tanto ao desenho tradicional, como também ao velho stop motion mesmo em um curto espaço de tempo. Uma forma bem vinda para nos dizer que as velhas fórmulas de contar boas histórias em animação nunca ficaram esgotadas.

Curiosamente, o filme toca até mesmo em assuntos delicados do mundo atual, que vai desde a imigração como também saber enxergar a dor do próximo. O jovem protagonista não diz nenhuma palavra, mas os seus desenhos escondidos em um armário falam por si e revelando uma jornada dolorosa em seus primeiros anos de vida. O final nos parte o coração, mas deixando um ar esperançoso e de que sempre haverá um novo recomeço.

"Umbrella" é uma pequena joia do nosso cinema brasileiro e se tornando uma grata surpresa para os nossos olhos. 

Onde Assistir: Gratuitamente pelo Youtube. 




Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: