Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Cine Dica: Streaming: 'Festa de Formatura'

Sinopse: Um grupo de estrelas decadentes da Broadway agita a vida de uma cidadezinha do interior ao ajudar uma garota proibida de levar a namorada à festa de formatura.

Quando "La La Land" (2016) foi lançado eu adorei a obra como um todo, mas não queria que ele levasse o Oscar de melhor filme. Quando "Moonlight" (2016) recebeu o prêmio principal da noite eu fiquei aliviado, pois é um filme que se discutia sobre a discriminação e que era preciso um filme como esse ganhar os holofotes. Hoje vivemos em  situações bem piores, desde ao fascismo em ascensão no mundo como também de sofrermos todos os dias com a sombra do coronavirus. 

Quando os filmes musicais do cinema norte americano fazia sucesso era uma forma do público escapar da dura realidade, mesmo quando a própria não saia de suas mentes. Em meio ao cansaço que esta pandemia tem nos causado atualmente, talvez nunca seja demais apreciarmos uma obra escapista, desde que ela, ao menos, nos faça pensar sobre o que acabamos de testemunhar. "Festa de Formatura" traz o frescor dos velhos tempos dos filmes musicais, mas não se esquecendo do nosso mundo real e nos pondo a frente de questões a não serem escondidas, mas sim debatidas.  

Dirigido por Ryan Murphy, veterano em dirigir séries de tv como, por exemplo, "Feud" (2017) e o recente "Hollywood", "A Festa de Formatura" é uma adaptação do musical The Prom, que conta a história de Emma (Jo Ellen Pellman), uma menina adolescente de Indiana que está no último ano do ensino médio. Quando ela decide levar sua namorada como par para o baile de formatura e a escola cancela a festa, ela chama atenção nas redes sociais de um grupo de atores da Broadway em busca de uma causa para melhorar sua carreira. As quatro estrelas em declínio vão então para o meio-oeste tentar ajudar Emma a conseguir mudar a mente dos pais conservadores que barraram seu baile.  

Como todo bom musical, há diversos momentos em que os atores cantam e a realidade muda em volta, como se a própria precisasse de uma remodelada e para que assim a ideia do personagem ganhe certa relevância. É como nos velhos tempos do cinema, porém, assim como foi "La La Land" tudo orquestrado com recursos de ponta e fazendo do espetáculo se tornar ainda mais brilhante diante dos nossos olhos. Com um figurino colorido, os personagens se misturam com as luzes e cores e fazendo com que a gente se esqueça, mesmo que por alguns momentos, qual é o verdadeiro assunto da história. 

Mas o filme não nos faz esquecer do seu principal assunto, que é a questão do preconceito contra aos LGBTS e cujo debate jamais deve ser silêncio, mesmo quando há detratores querendo isso. Mesmo com um assunto tão delicado o filme jamais deixa de ser divertido, mas isso graças aos seu elenco de peso e do qual esbanja charme e talento a todo momento. Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre Meryl Streep com relação a cantar, mesmo com o sucesso de "Mamma Mia!" (2008), aqui qualquer dúvida é jogada por terra e nos brindando novamente com uma grande performance que não pode ser esquecida. 

Todos dos elenco, seja eles jovens ou veteranos, estão ótimos em seus respectivos papeis. Só lamento por Nicole Kidman que, por alguma razão, sua personagem meio que desaparece em diversas situações e fazendo eu quase me perguntar sobre qual o objetivo de sua personagem estar ali. Felizmente em uma única cena, ao lado da jovem protagonista Emma, ela consegue obter certo brilho e nos fazendo lembrar que a sua personagem estava ali desde o princípio. 

A reta final traz todos os ingredientes e fórmulas manjadas para adivinharmos como se encerrará o filme como um todo. Pode parecer que as dificuldades vistas na trama possam ter sido facilmente por demais solucionadas, mas em tempos em que a nossa realidade dura nos dá um tapa na cara todos os dias, nunca é demais termos um pouco de esperança e sonharmos por uma realidade mais harmoniosa e tranquila. "Festa de Formatura" é uma declaração de amor ao velho cinema musical, mas não se esquecendo de dialogar com o nosso mundo atual. 

Onde Assistir: Netflix. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: