Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Cine Dica: 'Novo Cinema Iraniano'

 Apresentação

O Curso online Novo Cinema Iraniano, ministrado por Pedro Garcia, propõe uma revisão geral do cinema contemporâneo do Irã, além de um resgate histórico dos principais momentos da produção cinematográfica daquele país. Os principais filmes dos cineastas mais destacados serão analisados e discutidos à luz do contexto político local e do contexto mais amplo de valorização da estética realista e de questionamentos sobre os limites da arte na atualidade.

Na década de 2010 o Irã foi o único país a conquistar dois Oscar de filme internacional, em 2012 e 2017, o que é um forte indicativo do prestígio alcançado pela produção cinematográfica daquela nação. Participações bem-sucedidas nos principais festivais do planeta desde a década de 90 reforçam ainda mais a visibilidade e a qualidade de uma das mais destacadas cinematografias nacionais da atualidade.

O cinema iraniano encontra suas origens ainda na virada do século 19 para o século 20, mas se desenvolve principalmente a partir dos anos 60, período que assinala o marco inaugural do chamado Novo Cinema Iraniano. Fortemente afetada pelas convulsões políticas ocorridas no país, sobretudo quando a Revolução Islâmica de 1979, a produção cinematográfica ganha um impulso definitivo a partir da segunda metade da década de 80, que se consolida mundialmente com a Palma de Ouro de Cannes em 1997 para O Gosto de Cereja, de Abbas Kiarostami. Além dele, que se tornou um nome fundamental da sétima arte, inúmeros outros autores se destacaram nos últimos anos.

Dentre os autores que serão estudados estão:

Dariush Mehrjui, Abbas Kiarostami, Mohsen Makhmalbaf, Jafar Panahi, Ebrahim Forouzesh, Majid Majidi, Samira Makhmalbaf e Asghar Farhadi.

Curso online

NOVO CINEMA IRANIANO

de Pedro Garcia

Datas

27 e 28 de Fevereiro (sábado e domingo) - 14h às 16h

Material

Certificado de Participação

Investimento

R$ 95,00

Forma de pagamento

- Cartão de Crédito (em até 12x)

Informações

cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Inscrições

http://cinemacineum.blogspot.com/2021/02/novo-cinema-iraniano.html

Nenhum comentário: