Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Cine Dica: Em Cartaz: 'Sedução da Carne' - Somos todos carne para o abate

Sinopse: Uma escritora tenaz e delicada, viúva há três anos, se envolve em conversas frequentes com um papagaio. Entretanto, ela é observada por uma grande porção de carne crua. 

A transição de documentário para ficção é algo que se tornou comum para o cinema experimental, pois busca oferecer para um público que exige algo de novo para ser visto tela do cinema. O cinema brasileiro, por exemplo, mesmo com todas as suas dificuldades, consegue obter certo êxito ao fazer uma espécie de teste com a perspectiva do cinéfilo que for assistir a um filme fora do convencional. "Sedução da Carne" procura testar o lado sensorial da pessoa que for assisti-lo, mas correndo o sério risco de fazer com que o mesmo se sinta dividido por dentro.
Vencedor do Grande Prêmio do Júri na 12ª edição do Festival de Cinema de Lisboa e Sintra, o filme é uma espécie de drama teatral com apenas uma atriz em cena fazendo monólogos, Mariana Lima. O longa foi baseado em um pesadelo do quase sempre polêmico diretor Júlio Bressane (que também co-escreveu e assinou a trilha sonora), no qual pedaços de carnes controlavam o mundo. A abertura, por exemplo, é bastante curiosa, pois se você vai assistir a obra sem muita informação sobre ela você já começa a ser surpreendido por diversas cenas que servem de prelúdio para o que vem a seguir.
Repleto de referências à obra de Nietzsche, o longa acompanha as reflexões de uma obstinada escritora, Siloé, que conversa com seu papagaio e vai lendo livros. No Brasil, para se chegar aos rebanhos bovinos se destroem florestas, pratica-se a monocultura da soja e se interrompem mesmo os ciclos das águas, disse Bressane sobre o aspecto literal da carne. Até fatias de carne podem fazer sexo! É bom ver que pedaços de carne podem fornicar sugadores de sangue.
"Sedução da Carne" é Um filme que poderia ser considerado um documentário que serve também como uma denúncia e crítica à sociedade consumista da carne não somente no Brasil como também pelo mundo. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: