Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Cine Dica: SEXTA-FEIRA 13 NA MADRUGADA SLASHER TIM BURTON NA SESSÃO VAGALUME BOCA DO LIXO EM DESTAQUE

FRANKENWEENIE

A segunda semana de programação da mostra A Vingança dos Filmes B apresenta uma seleção de filmes para celebrar os 40 anos do clássico slasher Sexta-Feira 13. Na sexta-feira, 14 de fevereiro, às 20h, há a exibição do primeiro filme realizado por Sean S. Cunningham em 1980, comentada pelos pesquisadores Cristian Verardi e Luciana Tubello. No sábado, às 23h59, a Madrugada Slasher apresenta os três filmes seguintes da série até o amanhecer de domingo.
100 ingressos antecipados serão vendidos para a Madrugada Slasher a partir das 14h de quinta-feira, 13 de fevereiro, na bilheteria da Cinemateca. O restante (64) será vendido no dia da sessão, a partir das 23h. O valor do ingresso para a Madrugada Slasher é R$ 20,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
No domingo, 16 de fevereiro, às 20h, a sessão de encerramento da mostra apresenta o documentário O Coringa do Cinema, de Sergio Kieling, sobre Virgílio Roveda, que dedicou sua vida ao cinema, transformando-se na história viva da indústria cinematográfica paulista e de produções marcantes da Boca do Lixo.

FRANKENWEENIE NA SESSÃO VAGALUME
A próxima atração da Sessão Vagalume, nos dias 15 e 16 de fevereiro, sempre às 16h, é a animação Frankenweenie, de Tim Burton. A Sessão Vagalume é uma programação produzida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual para crianças de todas as idades. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

FILMES

Sexta-Feira 13
(Friday the 13th)
EUA, 1980, 95’, HD
Direção: Sean S. Cunningham
Com Betsy Palmer, Kevin Bacon, Adrienne King
Após uma criança morrer afogada e dois monitores serem assassinados, o acampamento de verão Crystal Lake fica fechado por décadas. Mas quando o acampamento está prestes a ser reaberto, os novos monitores começam a ser perseguidos e mortos brutalmente por um assassino misterioso. Sexta-Feira 13, uma das séries de horror mais longevas da história do cinema completa 40 anos em 2020. Após o seu lançamento em dezembro de 1980, esta produção de baixo orçamento tornou-se um sucesso inesperado, dando vida a um dos mais populares psicopatas do cinema, Jason Vorhees. O êxito da produção popularizou o gênero slasher, gerando dezenas de imitações, nove sequências, um remake, um crossover, e jogos de videogame, tornando Jason Vorhees um ícone do cinema de horror e da cultura pop.

MADRUGADA SLASHER
23h59 – Sexta-Feira 13 Parte 2
(Friday the 13th: Part II)
EUA, 1981, 87′, HD
Direção: Steve Miner
Com Amy Steel, Richard Brooker, John Furey
O acampamento de verão Crystal Lake é fechado mais uma vez após ser o cenário de um novo massacre, porém, num acampamento próximo um maníaco volta a atacar. Primeira aparição de Jason Vorhees como o brutal assassino da série.
02h – Sexta-Feira 13- Parte 3
(Friday the 13th: Part III)
EUA, 1982, 95′, HD
Direção: Steve Miner
Com: Dana Kimmell, Tracie Savage, Richard Brooker
O maníaco homicida Jason Voorhees se refugia em uma cabana perto de Crystal Lake. Quando um grupo de estudantes chega para suas férias, Jason continua sua matança. Primeiro filme da série onde Jason utiliza a famigerada máscara de hóquei que se tornaria marca registrada do personagem.
04h – Sexta-Feira 13- Parte 4: O Capítulo Final
(Friday the 13th: The Final Chapter)
EUA, 1984, 91′, HD
Direção: Joseph Zito
Com Corey Feldman, Judie Aronson, Peter Barston, Ted White
Depois de ser considerado morto e levado para o necrotério, o assassino Jason Voorhees revive e retoma sua onda de assassinatos enquanto volta para sua casa em Crystal Lake. Inicialmente realizado para dar um fim à saga do maníaco com a máscara de hóquei, mas o sucesso popular da produção fez com que os produtores continuassem a explorar a série. Os efeitos sangrentos a cargo do lendário maquiador Tom Savini tornam este um dos mais divertidos filmes da franquia.

Frankenweenie
EUA, 2012, 87', HD dublado em português
Direção: Tim Burton
Frankenweenie conta a história de Victor Frankenstein, um garoto que perde seu cão Sparky num acidente de carro. Após seu professor de ciências, o Sr. Rzykruski, ensinar sobre bioelectricidade, Victor tenta trazer Sparky de volta à vida. Releitura do conto clássico Frankenstein, Frankenweenie é uma aventura infantil assustadora e uma bela história de amizade entre um menino e seu cão.

O Coringa do Cinema
Brasil, 2019, 78’, digital
Direção: Sergio Kieling
Com Virgilio Roveda, Debora Muniz, Davi Cardoso
Virgílio Roveda, mais conhecido como Gaúcho, dedicou sua vida ao cinema, transformando-se na história viva da indústria cinematográfica paulista. Comédias, dramas, filmes de faroeste, filmes de terror, filmes de cangaço, thrillers, pornochanchadas, é difícil encontrar um gênero que Virgílio não tenha se aventurado em mais de 50 anos de carreira. Foi diretor de fotografia, operador de câmera, assistente, gerente de produção e até produtor executivo. De fato, um verdadeiro Coringa do cinema. Inspirado no livro homônimo de Mateus Trunk, o filme conta a história desse profissional e a da indústria cinematográfica de São Paulo nas últimas cinco décadas. Uma crônica de personagens que permanecem nas sombras da cultura cinematográfica brasileira: os técnicos. Profissionais anônimos que fizeram contribuições significativas para a indústria do cinema brasileiro.

13 de fevereiro (quinta)
14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato
16h – Retrato de uma Jovem em Chamas
18h – Especial George Hilton: Todas as Cores da Escuridão
20h – Sessão Cripta dos Clássicos: Na Solidão da Noite

14 de fevereiro (sexta)
14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato
16h – Retrato de uma Jovem em Chamas
18h – Especial George Hilton: A Cauda do
20h – Sessão 40 Anos de Sexta-Feira 13

15 de fevereiro (sábado)
14h – Sessão Distopia: Idiocracia
16h – Sessão Vagalume: Frankenweenie
18h – Malditos Curtas II – A Maior Locadora do Mundo (3′) + Stardust (7’20”) + 1996 (14’25) + Plano Controle (15′) + Programação Normal +  O Sorriso de Felicia (20’) + Malandro de Ouro (28′). (Entrada franca)

21h – Sessão Post Mortem: Os Mortos Vivos
23h59 – Sessão Madrugada Slasher com Jason Vorhees:
23h59 – Sexta-Feira 13- Parte 2
02h – Sexta-Feira 13- Parte 3
04h – Sexta-Feira 13, Parte 4 – O Capítulo Final

16 de fevereiro (domingo)
14h – Sessão Cripta dos Clássicos: O Incrível Homem que Encolheu
16h – Sessão Vagalume: Frankenweenie
18h – Sessão S.O.V. – 25 Anos de Monstro Legume: 290 Venenos + O Monstro Legume do Espaço (Entrada Franca)
20h – Sessão Memórias da Boca do Lixo: O Coringa do Cinema

18 de fevereiro (terça)
14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato
16h – Ainda Temos a Imensidão da Noite
18h – Calypso
20h – Sedução da Carne

19 de fevereiro (quarta)
14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato
16h – Ainda Temos a Imensidão da Noite
18h – Sedução da Carne
20h – Calypso

Nenhum comentário: