Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2019

Cine Dica: ELEIÇÕES, novo documentário de Alice Riff, estreia no CineBancários dia 14 de março na sessão das 17h.


Em ‘Eleições’, secundaristas se organizam para a corrida eleitoral que irá eleger o comando do grêmio da escola. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita.
“Em um ano de eleições no Brasil, Eleições acompanha uma eleição cujos protagonistas são justamente quem está subrepresentado nas instâncias de decisões políticas, a classe trabalhadora: mulheres, jovens, negros, negras, comunidade LGBT. Além da baixa representatividade desses grupos no congresso nacional, vivemos também um momento em que o jovem apresenta desconexão com o nosso sistema democrático. Entramos em uma escola pública no centro de São Paulo e acompanhamos um processo eleitoral com eles e elas. Para além do filme, essa aproximação vem porque acredito que a construção democrática, o ato de questionar e argumentar, de dizer não, e de coletivamente construir a identidade de cada um, é importante. O desejo do filme foi o de fortalecer o espaço de construção política do jovem dentro da escola, da escola ser cada vez mais este espaço de reflexão crítica” diz a diretora.
As filmagens aconteceram na Escola Estadual Doutor Alarico Silveira, no bairro da Barra Funda em São Paulo. O trabalho da direção do filme com os alunos foi muito intenso. A equipe visitou a escola todos os dias durante três meses, e ficaram totalmente absorvidos pelo ritmo da escola, sua dinâmica de funcionamento e não apenas as questões que todo o processo de eleição do novo grêmio trazia, mas também os conflitos individuais que os adolescentes vivem. “Foi um trabalho de muita troca e conversa, um processo de escuta e de respeitar o caminho que os jovens estavam levando o filme.” explica Alice.
“Acredito na escola pública, seu potencial, e na experiência da escola pública para a formação de um cidadão com reflexão crítica da sociedade. O filme propõe que a escola pública deve ser olhada com carinho. Ela tem inúmeros problemas mas o que ninguém tira dela são as pessoas, alunos e funcionários, que recriam os espaços. A escola é um microcosmos que reflete o macro, e potencializar a experiência da escola é fundamental para construir o país que queremos”, ela complementa.


SOBRE A DIRETORA
Alice Riff é realizadora audiovisual. Formada em Cinema (FAAP) e Ciências Sociais (USP). Eleições é o segundo longa metragem de Alice Riff. Meu corpo é político, seu primeiro longa, esteve em festivais como Visions du Réel, BAFICI, Festival de Havana e ganhou os prêmios de melhor filme brasileiro no Olhar de Cinema

Horários de 14 a 20 de março:
Dia 14 de março:
15h: O último trago
17h: Eleições
19h: Pastor Claudio

Dia 15 de março:
15h: O último trago
17h: Eleições
19h: Pastor Claudio

Dia 16 de março:
15h: O último trago
17h: Eleições
19h: Pastor Claudio

Dia 17 de março:
15h: O último trago
17h: Eleições
19h: Pastor Claudio

Dia 19 de março:
15h: O último trago
17h: Eleições
19h: Pastor Claudio

 Dia 20 de março:
15h: O último trago
17h: Eleições
19h: Pastor Claudio

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

C i n e B a n c á r i o s 
Rua General Câmara, 424, Centro 
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 
Fone: (51) 34331205

Nenhum comentário: