Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de março de 2019

Cine Dica: Raiva, Wajib, Um Elefante Sentado Quieto, Rasga Coração e Curtas Gaúchos (6 a 13 de março)

CINEMA DE PORTUGAL, CHINA E PALESTINA EM CARTAZ CURTAS-METRAGENS GAÚCHOS EM EXIBIÇÃO JORGE FURTADO DEBATE RASGA CORAÇÃO
Rasga Coração

 A partir de 7 de março, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta três novos filmes na programação: o chinês Um Elefante Sentado Quieto, de Hu Bo; o palestino Wajib – Um Convite de Casamento, de Annemarie Jacir e o português Raiva, de Sérgio Tréfaut. O diretor português participa de um debate no dia 12 de março, às 20h.
De 7 a 13 de março, uma edição especial do projeto Curta na Cinemateca apresenta os três melhores curtas gaúchos de 2018, escolhidos pela ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Os filmes Princesa Morta do Jacuí, de Marcela Bordin, Um Corpo Feminino, de Thaís Fernandes e Catadora de Gente, de Mirela Kruel, serão exibidos diariamente antes do longa palestino Wajib – Um Convite de Casamento.
Na segunda-feira, 11 de março, às 19h30, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a reprise da sessão comentada de Rasga Coração, novo filme de Jorge Furtado. O diretor e integrantes da equipe participam de uma conversa com o público após a sessão.
O valor do ingresso é R$ 16, com meia entrada para estudantes e idosos.

FILMES
 UM ELEFANTE SENTADO QUIETO
(Da xiang xi di er zuo)
230 min., 2018, China, DCP
Direção: Hu Bo
Distribuição: Zeta Filmes
Sob o sombrio céu de uma pequena cidade no norte da China, as vidas de diferentes protagonistas estão interligadas. Para proteger um amigo, o jovem Wei Bu empurra o valentão da escola escada abaixo e foge do local após o garoto ser hospitalizado com risco de vida. Wang Jin, um vizinho de 60 anos, vive em conflito com seu filho e nora que querem colocá-lo em um asilo fétido e decide se juntar a Wei. Além disso, Huang Ling, a melhor amiga e colega de classe de Wei Bu, está atormentada por manter um caso com o vice-diretor da escola. Desesperados, os três decidem fugir juntos, enquanto, do outro lado da cidade, o irmão mafioso do valentão ferido, as autoridades da escola e os pais promovem uma caçada implacável a Wei. Baseado na história favorita de Hu Bo, a qual faz parte de seu próprio romance intitulado Huge Crack.

RAIVA
84 min., 2018/Portugal/Brasil/França, DCP
Direção: Sergio Tréfaut
Distribuição: Pandora Filmes
Portugal, 1950. Nos campos desolados do Baixo Alentejo, maltratados pelo vento, pela miséria e a fome, a violência explode: dois assassinatos numa noite. Qual a origem desses crimes? Baseado no romance Seara de Vento de Manuel da Fonseca, Raiva conta a história de uma família de camponeses, que luta pelo trabalho e pela dignidade durante a ditadura portuguesa.

 WAJIB – UM CONVITE DE CASAMENTO
96 min., 2017/ Palestina, DCP
Direção: Annemarie Jacir
Depois de anos vivendo na Itália, Shadi retorna à Nazaré com uma missão: entregar convites para o casamento de sua irmã individualmente para cada convidado, de acordo com o costume palestino local. Para isso, terá que realizar a atividade ao lado de seu pai, Abu Shadi.

 CATADORA DE GENTE
2018, 18’, DCP
Direção: Mirela Kruel
Um retrato de Maria Tugira Cardoso, que há 30 anos dedica sua vida à catação de lixo, em Uruguaiana, no interior do Rio Grande do Sul. Com sua fala lúcida a respeito da vida e de suas complexidades, Tugira narra sua história e propõe ao espectador uma reflexão profunda sobre as desigualdades sociais do Brasil.

UM CORPO FEMININO
2018, 20’, DCP
Direção: Thais Fernandes
Quando nomeamos uma coisa, ela perde ou ganha sentido? Um corpo feminino propõe um jogo aparentemente simples – pergunta para mulheres de diversas gerações a definição de algo que em teoria as unifica. Parte de um projeto transmídia, o filme é a porta de entrada para uma narrativa que possui muitos pontos de vista e nenhuma resposta certa.

PRINCESA MORTA DO JACUÍ
2018, 17’, DCP
Direção: Marcela Bordin
O arqueólogo Margot Moreira retorna ao lugar onde nasceu, a zona de exclusão chamada Depressão Central. Lá, o sol nunca para de brilhar.

GRADE DE HORÁRIOS
6 a 13 de março de 2019

6 de março (quarta)
14h – Conto de Verão
16h– Homem Livre

18h – A Lei do Desejo
20h – Faça a Coisa Certa

7 de março (quinta)
14h - Um Elefante Sentado Quieto
18h - Raiva
20h – Um Corpo Feminino + Wajib - Um Convite de Casamento

8 de março (sexta)
14h - Um Elefante Sentado Quieto
18h - Raiva
20h – Princesa Morta do Jacuí + Wajib - Um Convite de Casamento

9 de março (sábado)
14h - Um Elefante Sentado Quieto
18h - Raiva
20h – Catadora de Gente + Wajib - Um Convite de Casamento

10 de março (domingo)
14h - Um Elefante Sentado Quieto
18h - Raiva
20h – Um Corpo Feminino + Wajib - Um Convite de Casamento

12 de março (terça)
14h - Um Elefante Sentado Quieto
18h – Princesa Morta do Jacuí + Wajib - Um Convite de Casamento
20h - Raiva + debate

13 de março (quarta)
14h - Um Elefante Sentado Quieto
18h - Raiva
20h - Catadora de Gente + Wajib - Um Convite de Casamento

Nenhum comentário: