ERA UMA VEZ A RKO
A partir de terça-feira, 27 de outubro,
a Sala P. F. Gastal da
Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta a mostra
Era uma Vez a RKO, com clássicos e raridades da
lendária produtora e distribuidora de filmes norte-americana, incluindo obras de cineastas como
Howard Hawks, Allan Dwan, John Ford, Jacques Tourneur,
Nicholas Ray, Ida Lupino, Leo McCarey, George Cukor,
Otto Preminger, Orson Welles e Fritz Lang, entre outros. Com exibição digital, a mostra tem apoio da distribuidora
MPLC, da locadora E o Vídeo Levou e da
Versátil Home Vídeo.
Um dos destaques da mostra é a
Maratona Val Lewton, no dia
1º de novembro, o domingo entre o dia das bruxas e a data dos
mortos, com cinco filmes do ciclo de horror produzido por Lewton para a
RKO:
Sangue de Pantera,
O Homem-Leopardo e A Morta-Viva, de Jacques Tourneur, A Sétima Vítima, de
Mark Robson, e A Maldição do Sangue da Pantera, de Gunther von Fritsch e Robert Wise.
ERA UMA VEZ A RKO
A RKO Radio
Pictures surgiu no final da década de 1920 da fusão entre a Radio
Corporation of America e a rede de salas de cinema
Keith-Albee-Orpheum. Em 1931, dois grandes eventos marcaram a história
da produtora: a compra da Pathé norte-americana e a contratação de
David O.
Selznick como responsável da produção do estúdio. O primeiro marco
cinematográfico da produtora aconteceu no ano, com o faroeste
Cimarron, de Wesley Ruggles, vencedor do Oscar de Melhor Filme. As ideias grandiosas de Selznick, no entanto, levam
a RKO a enormes
prejuízos em seu período inicial. É nesse momento que Merian C. Cooper
toma conta da produção, privilegiando produções baratas e
inventivas. O resultado é um dos marcos do cinema hollywoodiano: King Kong, de 1933, dirigido por Ernest B. Schoedsack e pelo próprio Cooper.
Já década de 1930, não havia em Hollywood uma produtora
com uma variedade tão grande de gêneros quanto a RKO. Entre musicais,
fantasias, faroestes, policiais, comédia, a produtora ficava marcada
como um espaço em que os cineastas tinham mais liberdade
para criar suas histórias. Dos primeiros anos da produtora, a mostra apresenta enormes sucessos, como os musicais
O Picolino, de Mark Sandrich, e Cativa e Cativante, de George Stevens, e fracassos maravilhosos, como
Vivendo em Dúvida, de George Cukor, sexualmente transgressor para a época, e
Levada da Breca, de Howard Hawks, um marco da “screwball comedy”, ambos com a explosiva dupla Katharine Hepburn e Cary Grant.
No
início dos anos 1940, a RKO deu ao mundo uma das maiores obras-primas
do cinema: Cidadão Kane, estreia de Orson Welles – outro filme que deu
prejuízo à produtora. O diretor teve
o seu segundo filme, Soberba, mutilado pelos produtores e iniciou assim sua trajetória maldita dentro do cinema norte-americano. No mesmo
ano de Kane, uma pequena joia de William Dieterle, inspirada em Fausto, que também não foi bem de público,
O Homem que Vendeu a Alma. Precisando de dinheiro, a RKO dedicou-se nos anos seguintes aos filmes de baixíssimo orçamento. É dessa época o
revolucionário ciclo de filmes de horror e suspense produzidos por Val Lewton, incluindo
Sangue de Pantera,
A Morta-Viva e
O Homem-Leopardo, de Jacques Tourneur,
A Sétima Vítima, de Mark Robson, e
A Maldição do Sangue da Pantera, de Gunther von Fritsch e Robert Wise, que ganhava ali sua primeira chance na direção.
No
final dos anos 1940, quando a RKO investia bastante na distribuição –
lançou clássicos de outros estúdios como A Felicidade Não se Compra e Os
Melhores Anos de Nossas Vidas, um
período turbulento inicia quando o milionário Howard Hughes compra
parte majoritária da produtora. A caça às bruxas macarthista toma conta
do país e da produtora. Um dos mais polêmicos filmes noir,
Rancor
foi o último realizado nos Estados Unidos por Edward Dmytryk até a
década de 1960, incluído na lista negra pelo Comitê de Atividades
Antiamericanas. Outros filmes produzidos pela RKO que dialogam
diretamente com o período de paranoia anticomunista são a
ficção-científica
O Monstro do Ártico, de
Christian Nyby e Howard Hawks, e o faroeste
Homens Indomáveis, do lendário Allan Dwan. Nos anos 1950, a produção
da RKO diminuía consideravelmente enquanto as dívidas aumentavam. Mesmo
assim, grandes obras foram realizadas em diversos gêneros, como
Caravana de Bravos, de John Ford, O Diabo Feito Mulher, de Fritz Lang,
O Mundo Odeia-Me, de Ida Lupino e Estradas do Inferno, de Josef Von Sterneberg, lançado em 1957, o ano em que a RKO interrompeu a produção de filmes.
FILMES
Cimarron, de Wesley Ruggles
(1931, 131 minutos)
Quarenta
anos da história norte-americana, em um período compreendido entre 1889
e 1929, são vistos através dos olhos de Yancey Cravat, um editor de
jornal e o homem da lei de Oklahoma. Ele deixa suas terras em Wichita,
chegando em Osage com sua família, mas logo sente-se ocioso novamente,
com a rotina, e decide ir para Cherokee Strip, deixando sua família para
trás. Sua mulher, Sabra, precisa então aprender
a viver por conta própria. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, foi o
primeiro do gênero faroeste a conseguir tal proeza (fato que só se
repetiu mais duas vezes, com Dança com Lobos e Os Imperdoáveis, bem mais
recentes). Faturou ainda as estatuetas de Melhor
Direção de Arte e Melhor Roteiro Adaptado. Exibição em DVD.
King Kong, de Ernest B. Schoedsack e Merian C. Cooper
(1933, 100 minutos)
Um
cinegrafista fracassado, em sua tentativa desesperada de fazer um
best-seller, contrata uma atriz desempregada chamada Ann Darrow, e
embarca em um
navio fretado para a Ilha da Caveira. Lá, eles encontram uma tribo de
nativos que veneram um gorila gigante, de nome Kong. Exibição em
blu-ray.
O Picolino, de Mark Sandrich
(Top Hat, 1935, 100 minutos)
Em Londres,
Jerry Travers (Fred Astaire), um dançarino americano, está ensaiando um
número de sapateado em seu quarto de hotel, pois foi contratado por
Horace Hardwick (Edward Everett Horton), um empresário,
para fazer um show. Entretanto, ele acaba incomodando a bela Dale
Tremont (Ginger Rogers), a vizinha do quarto embaixo, que aparece para
reclamar. Exibição em DVD.
Vivendo em Dúvida, de George Cukor
(Sylvia Scarlett, 1935, 95 minutos)
Um pai é
obrigado a fugir da França, após ter cometido um crime, e força sua
filha (Hepburn) a disfarçar-se de rapaz para enganar as autoridades. Em
Londres, cruzam com um malandro interpretado por
Cary Grant. Scarlett envolve-se com Michael Fane, e vê-se obrigada a
recuperar sua feminilidade para não perder Grant, que anda envolvido com
uma jovem russa. Exibição em DVD.
Cativa e Cativante, de George Stevens
(A Damsel in Distress, 1937, 100 minutos)
Lady
Alyce (Joan Fontaine) deve se casar em breve, e os funcionários do
Tottney Castel fazem apostas sobre quem ela vai escolher. Ela vai a
Londres para
escolher seu pretendente e acaba conhecendo um dançarino americano
(Fred Astaire) em férias. Exibição em DVD.
Levada da Breca, de Howard Hawks
(Bringing Up Baby, 1938, 100 minutos)
David
Huxley (Cary Grant), um paleontólogo com casamento marcado, vai jogar
golfe com o objetivo de agradar seu oponente e facilitar a doação de 1
milhão
de dólares para o museu onde trabalha. Até que conhece Susan Vance
(Katharine Hepburn), uma rica herdeira acostumada a ter tudo o que quer,
mas completamente inconsequente. Exibição em blu-ray.
Sr. & Sra. Smith - Um Casal do Barulho, de Alfred Hitchcock
(Sr. & Sra. Smith, 1941, 95 minutos)
Casal
descobre que não está legalmente casado. Ann pensa que David irá
pedi-la em casamento novamente, mas, quando isso não acontece, ela o
expulsa de
casa. David diz querer se casar com Ann, entretanto, ela já não o quer.
David começa a tentar reconquistá-la de qualquer forma. Exibição em
DVD.
O Homem que Vendeu a Alma, de William Dieterle
(The Devil And Daniel Webster, 1941, 106 minutos)
Baseado
no conto "Fausto" de Goethe, conta a história do pobre fazendeiro Jabez
Stone (James Craig), que após diversos infortúnios vende a alma ao
Diabo
(Walter Huston) em troca de sete anos de boa sorte e dinheiro. Exibição
em DVD com legendas em espanhol.
Soberba, de Orson Welles
(The Magnificent Ambersons, 1942, 80 minutos)
Indianápolis, final do século XIX. A família Amberson se revela relutante em acompanhar as transformações que a rodeiam.
Exibição em blu-ray.
Os Sinos de
Santa Maria, de Leo McCarey
(The Bells of St. Mary's, 1945, 126 minutos)
Bing Crosby recria o papel do Padre O'Malley, de O Bom Pastor, que é enviado para recuperar
a falida escola
paroquial. O bem-humorado padre logo se desentende com Irmã Benedict
(Ingrid Bergman) sobre a educação das crianças, o que gera entre eles
enormes e engraçadas discussões.
Além disso há o ganancioso empresário Horace P. Bogardus (Henry
Travers), que quer demolir
o Santa Maria. Exibição em DVD.
Rancor, de Edward Dmytryk
(Crossfire, 1947, 85 minutos)
O
detetive Finlay encontra evidências de que um ou mais soldados de um
grupo de 4 amigos podem estar envolvidos no assassinato do judeu Joseph
Samuels.
Flashbacks revelam os acontecimentos da noite fatídica através de
diferentes pontos de vista. O Sargento Keeley investiga por conta
própria e tenta livrar
o amigo
Mitchell, que tem as evidências apontadas para si. Porém, ambos os
detetives começam a perceber o verdadeiro e horroroso motivo para o
crime. Exibição em DVD.
Caravana de Bravos, de John Ford
(Wagon Master, 1950, 86 minutos)
Um
grupo de mórmons vai fundar uma nova colônia no Rio San Juan Rio e
contrata os astutos Travis e Sandy como guias. Logo se junta
a eles a trupe de Doc Hall e os Clegg Boys, bandidos em fuga que consideram uma caravana mórmon o disfarce ideal. Exibição em DVD.
Cinzas que Queimam, de Ida Lupino e Nicholas Ray
(On Dangerous Ground, 1951, 82 minutos)
Amargurado
pelos anos de contato direto com a escória da sociedade, um detetive de
polícia durão é designado para investigar a morte de uma jovem fora
da cidade. Logo conhece o pai da vítima e fica tomado pelo desejo de
vingança. Mas a irmã do assassino lhe pede uma chance para que ele se
regenere. Terá de tomar uma difícil decisão sobre o caso. Exibição em
DVD.
O Monstro do Ártico, de Christian Nyby e Howard Hawks
(The Thing from Another World, 1951, 87 minutos)
Clássico
da “Era McCarthy”, foi dirigido por Christian Nyby e Howard Hawks, a
partir de um texto clássico do renomado editor e escritor de ficção
científica
John W. Campbell Jr, chamado “Who Goes There!”. O monstro é uma
criatura alienígena cuja nave se chocou no círculo polar ártico e é
descoberta por exploradores americanos. Exibição em DVD.
Alma em Pânico, de Otto Preminger
(Angel Face, 1952, 91 minutos)
Quando
a Sra. Tremayne é misteriosamente envenenada por gás, o motorista de
ambulância Frank Jessup acaba conhecendo sua enteada, Diane. Apesar de
seduzido
pelo seu charme, Frank ainda desconfia de seu envolvimento no acidente.
Exibição em DVD.
O Diabo Feito Mulher, de Fritz Lang
(Rancho Notorious, 1953, 89 minutos)
Altar
Keane (Marlene Dietrich) parou de trabalhar em um saloon e agora
administra um esconderijo de foras-da-lei. É então que lá chega Vern
Haskell (Arthur
Kennedy), um homem determinado, que quer vingar a morte de sua esposa.
Exibição em DVD.
O Mundo Odeia-Me, de Ida Lupino
(The Hitch-Hiker, 1953, 70 minutos)
Roy
Collins (Edmond O'Brien) e Gilbert Bowen (Frank Lovejoy) saem para
pescar nas montanhas da Califórnia, mas acabam mudando de planos e
decidem ir
ao México. No caminho, oferecem carona para um estranho, sem imaginar
tratar-se de Emmett Myers (William Talman), um perigoso facínora
procurado nos EUA e conhecido como "o caronista assassino". Exibição em
blu-ray.
Homens Indomáveis, de Allan Dwan
(Silver Lode, 1954, 80 minutos)
Quatro
de julho. Dan Ballard (John Payne), um respeitado morador de Silver
Lode, é surpreendido em seu casamento pela chegada de quatro estranhos. O
líder do grupo, Ned McCarty (Dan Duryea), acusa o noivo de assassinato e
roubo. Enquanto tenta provar sua inocência, o antes insuspeito Ballard
passa a ser visto com desconfiança pelos moradores da cidade, que logo
desejam também vê-lo atrás das grades. Exibição
em DVD.
Estradas do Inferno, de Josef von Sternberg
(Jet Pilot, 1957, 112 minutos)
Jim
Shannon (John Wayne) é um coronel da aeronáutica que está sediado em
uma base no Alasca localizada muito perto da União Soviética (apenas
40 milhas).
A base entra em alvoroço quando, repentinamente, um jato soviético pede
permissão para pousar. A surpresa cresce ainda mais ao descobrirem que
quem pilotava o jato era uma
mulher, Anna Marladovna (Janet Leigh), que diz querer desertar, mas não
entregar segredos militares, pois não é uma traidora. Exibição em DVD.
MARATONA VAL LEWTON
Sangue de Pantera, de Jacques Tourneur
(Cat People, 1942, 73 minutos)
Irena
Dubrovna (Simone Simon) é uma bela e misteriosa jovem sérvia que vai
trabalhar em Nova York como designer de modas. Lá, casa-se com Oliver
Reed
(Ken Smith). Irene vive obcecada pela ideia de ser vítima de uma
maldição: descenderia de uma raça de mulheres-felinas que,
emocionalmente excitadas, se transformam em panteras assassinas.
Exibição em DVD.
O Homem-Leopardo, de Jacques Tourneur
(The Leopard-Man, 1943, 66 minutos)
Performer
de um nightclub no Novo México, Kiki Taylor inclui na sua atuação um
leopardo como estratégia publicitária. Mas o animal foge devido ao
barulho
e às luzes do clube. Depois de alguns dias, surgem cadáveres mutilados
na vila. Tudo indica que se trata de ataques do leopardo, mas Kiki não
se convence disso. Exibição em DVD.
A Sétima Vítima, de Mark Robson
(The Seventh Victim, 1943, 70 minutos)
Quando
sua irmã mais velha desaparece, Mary Gibson é forçada a deixar a escola
particular e viajar para Nova York para encontrá-la. O que a jovem não
percebe é que sua irmã pode ter se envolvido com adoradores do diabo.
Exibição em DVD com legendas em espanhol.
A Morta-Viva, de Jacques Tourneur
(I Walked with a Zombie, 1943, 69 minutos)
Uma
enfermeira contratada para cuidar da esposa de um grande fazendeiro nas
Índias Ocidentais. Lá se envolve com os dramas da família e passa a
suspeitar
que sua paciente possa ser um zumbi, uma “morta-viva”. Exibição em DVD.
A Maldição do Sangue de Pantera, de Gunther von Fritsch e Robert Wise (The Curse of Cat People, 1944, 70
minutos)
A filha de Oliver Reed começa a exibir tendências psicopatas semelhantes às de Irena, sua falecida esposa. Exibição em DVD.
GRADE DE HORÁRIOS
PRIMEIRA SEMANA
27 de outubro a
1º
de novembro
27 de outubro (terça)
15:00 – Sessão Fechada
17:20 –
Sr. & Sra. Smith - Um Casal do Barulho, de Alfred Hitchcock
19:00 –
O Diabo Feito Mulher, de Fritz Lang
20:30 – Sessão Plataforma
28 de outubro (quarta)
15:00 –
Vivendo em Dúvida, George Cukor
17:00 –
Cativa e Cativante, de George Stevens
19:00 –
Os Sinos de Santa Maria, de Leo McCarey
29 de outubro (quinta)
15:00 –
Caravana de Bravos, de John Ford
17:00 –
Estradas do Inferno, de Josef von Sternberg
19:00 –
O Picolino, de Mark Sandrich
30 de outubro (sexta)
15:00 –
Rancor, de Edward Dmytryk
17:00 –
Homens Indomáveis, de Allan Dwan
19:00 –
O Monstro do Ártico, de Christian Nyby e Howard Hawks
31 de outubro (sábado)
15:00 –
O Mundo Odeia-Me, de Ida Lupino
17:00 –
Soberba, de Orson Welles
19:00 – Sessão Plataforma
01 de novembro (domingo)
MARATONA VAL LEWTON
15:00 – Sangue de Pantera, de Jacques Tourneur
16:20 – O Homem-Leopardo, de Jacques Tourneur
17:30 – A Sétima Vítima, de Mark Robson
18:45 – A Maldição do Sangue de Pantera, de Gunther von Fritsch e Robert Wise (1944)
20:00 –A Morta-Viva, de Jacques Tourneur
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
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