Sinopse: Thomas, um
jovem dramaturgo que se desespera para encontrar uma atriz principal para sua
nova peça. Uma jovem atriz chamada Vanda atende o chamado no último momento e
logo os dois se envolvem em uma relação de dominação e submissão.
A Pele de Vênus é uma
adaptação da peça escrita por David Ives (co roteirista com Polanski), que por
sua vez é inspirada no livro de Leopold Von Sacher-Masoch. Começa com uma
câmera em primeira pessoa adentrando um velho teatro de Paris, ou seja,
colocando o espectador literalmente dentro daquele ambiente. Em seguida vemos
Vanda (a ótima Emmanuelle Seigner, esposa de Polanski) chegar atrasada para uma
audição de uma peça homônima ao título do filme e encontrar Thomas (Mathieu
Amalric), o diretor estreante da mesma. Ele já está de saída e num primeiro
momento recusa-se a assistir ao teste da moça, porém após muita insistência ela
acaba conseguindo sua atenção, e com isso os dois acabam entrando em um tipo de
jogo masoquista, onde realidade e interpretação confundem-se.
É basicamente isso,
sendo somente dois personagens e uma locação ao longo de 96 incríveis minutos, algo
que é muito bem parecido visto em O Deus da Carnificina que também pertence ao diretor.
Polanski é habilidoso mostrando todo seu domínio sobre a mise-en-scène,
definição que engloba o posicionamento do que se encontra em cena, coisa
fundamental em qualquer filme, mais ainda quando ele se passa em um teatro.
Repleto de humor negro, o roteiro deixa um final aberto a inúmeras interpretações,
o que torna a experiência das mais imprevisíveis. Ao extrair as interpretações
e dirigir os atores, o diretor contradiz a idade que tem e algo sublime e
original. Obviamente os atores têm os seus méritos, mas a mão de Polanski é diz
tudo e cria sua própria magia cinematográfica. Ele os guia de maneira perfeita,
mostrando sempre como devem se portar e indicando quais sentimentos os
personagens trazem consigo em determinados momentos.
A Pele de Vênus não é um
filme para qualquer um, mas é de uma maestria enorme em sua realização. Um
diretor que transcende sua idade na temática do filme, que sabe como lidar com
situações adversas, fazendo tudo isso com extrema elegância, merece ser chamado
de um dos gênios do cinema.
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